Medicina - Previsão Médias 2023/2024

Ainda falta o exame da matemática e Bio, amanhã e depois de amanhã. E também falta ter a certeza se abrem vagas para a 2º fase, na FMUL nos últimos 3 anos só abriram o ano passado. Mas, se os exames tiverem resultados semelhantes, talvez desçam e aí tens boas hipóteses de entrar, se estiveres a falar da FMUL, claro.
muito obrigada, é verdade!

• Like
Reactions: DeSousaTintas
Acham que com 18,2 dá na FMUL? Eu inicialmente até preferia a NMS (apesar de provavelmente não ter média) mas se forem mesmo trocar para Carcavelos acho melhor nem arriscar porque fica muito longe da minha casa.. 😅

Provavelmente assim como a Nova Sbe está hoje no ranking das melhores 10 do mundo também a Nova Medical caminhará para isso.
Tive hipótese de visitar a Nova Sbe em Carcavelos e posso garantir que éstá muitos anos à frente à nível de instalações e equipamento de qualquer Universidade portuguesa, suponho que o padrão não fugirá muito para a Nova Medical School...

Boas, tenho uma amiga que andou na Fmul este ano e pretende agora concorrer para a Nova.
Alguém sabe se lhe vão dar as equivalências totais às cadeiras que realizou com sucesso?
Agradeço a ajuda pois ela precisa de saber.

Não consigo decidir entre FMUL ou Nova... ajudem-meeee
Estou com o mesmo dilema. Por um lado gosto mais do plano de estudos da Nova mas prefiro a localização da fmul se a nova se mudar para Carcavelos. Já fizeste a candidatura?
Será que alguém me conseguia explicar como funcionam os módulos na fmul, se faz favor?

• Like
Reactions: bbarbosa7
Não consigo decidir entre FMUL ou Nova... ajudem-meeee
Olá! Falo te sobre a fmul visto que acabei o 1° ano em medicina nesta faculdade e posso te dizer que gostei muito. Não sei bem o que pesa mais para ti no que toca à escolha da universidade, mas o ambiente é mesmo espetacular e as pessoas incriveis! Recordo me até na época de exames, mandas uma dúvida para o grupo de ano, e há sempre malta a ajudar e a responder ahahah, não há de todo aquele clima “de competição”. Depois estás na cidade universitária, o que é ótimo em termos de acessos, tens o metro e imensos autocarros que te dão acesso. E depois apesar de na nova saber que começam os anos clinicos mais cedo (no 3°ano), ao teres mais teorica e só começares os clínicos no 4°ano penso que acabas por ter mais bases (na prática ainda n sei se isto é verdade, visto que passei para o 2° ano do curso, mas é o que penso). Além de que ao só teres 2 anos mais teóricos na nova, acabas por ter de aprender a mesma matéria em muito menos tempo. Dou te o exemplo de anatomia, que na fmul tens 4 semestres. Na nova só havia 1, agora reformularam para 2. E claro, na fmul tens muitas festas Ahahha, então no 1 semestre é basicamente todas as semanas👀 (e tens as olimps….)
Post automatically merged:

Estou com o mesmo dilema. Por um lado gosto mais do plano de estudos da Nova mas prefiro a localização da fmul se a nova se mudar para Carcavelos. Já fizeste a candidatura?
Será que alguém me conseguia explicar como funcionam os módulos na fmul, se faz favor?
Olá! Basicamente os módulos na fmul consistem em grupos com várias cadeiras, com o objetivo de haver uma maior ligação entre elas. Dou te o exemplo do módulo 2 no 1 semestre: tens anatomia, bioquímica e fisiologia. Olhas, por exemplo, para o músculo do ponto de vista anatómico, os nervos envolvidos, onde cada músculo está inserido no osso, etc, depois vês o metabolismo ao nível dos musculos, e depois olhas para a fisiologia para perceber como é que ocorre a contração muscular e os processos envolvidos..etc. Depois tens sempre o exame final, que tem as cadeiras do módulo. Neste exemplo que dei, tinhas um exame com Anat, BQ e Fisiologia. Se chumbares ao exame, chumbas as 3 cadeiras (chumbas ao módulo). Destaco também o seguinte: imagina que não dominas tão bem uma cadeira. No entanto, como o exame é das 3 cadeiras, levando ao extremo (e olhando para o exemplo q dei), podes errar tudo de fisiologia, e ao saberes bem a anatomia e bioquímica, passas no exame. O que interessa é teres + de 9,5 no exame de forma global.
Qualquer dúvida manda msg :)

Última edição:
Olá! Falo te sobre a fmul visto que acabei o 1° ano em medicina nesta faculdade e posso te dizer que gostei muito. Não sei bem o que pesa mais para ti no que toca à escolha da universidade, mas o ambiente é mesmo espetacular e as pessoas incriveis! Recordo me até na época de exames, mandas uma dúvida para o grupo de ano, e há sempre malta a ajudar e a responder ahahah, não há de todo aquele clima “de competição”. Depois estás na cidade universitária, o que é ótimo em termos de acessos, tens o metro e imensos autocarros que te dão acesso. E depois apesar de na nova saber que começam os anos clinicos mais cedo (no 3°ano), ao teres mais teorica e só começares os clínicos no 4°ano penso que acabas por ter mais bases (na prática ainda n sei se isto é verdade, visto que passei para o 2° ano do curso, mas é o que penso). Além de que ao só teres 2 anos mais teóricos na nova, acabas por ter de aprender a mesma matéria em muito menos tempo. Dou te o exemplo de anatomia, que na fmul tens 4 semestres. Na nova só havia 1, agora reformularam para 2. E claro, na fmul tens muitas festas Ahahha, então no 1 semestre é basicamente todas as semanas👀 (e tens as olimps….)
Post automatically merged:

Olá! Basicamente os módulos na fmul consistem em grupos com várias cadeiras, com o objetivo de haver uma maior ligação entre elas. Dou te o exemplo do módulo 2 no 1 semestre: tens anatomia, bioquímica e fisiologia. Olhas, por exemplo, para o músculo do ponto de vista anatómico, os nervos envolvidos, onde cada músculo está inserido no osso, etc, depois vês o metabolismo ao nível dos musculos, e depois olhas para a fisiologia para perceber como é que ocorre a contração muscular e os processos envolvidos..etc. Depois tens sempre o exame final, que tem as cadeiras do módulo. Neste exemplo que dei, tinhas um exame com Anat, BQ e Fisiologia. Se chumbares ao exame, chumbas as 3 cadeiras (chumbas ao módulo). Destaco também o seguinte: imagina que não dominas tão bem uma cadeira. No entanto, como o exame é das 3 cadeiras, levando ao extremo (e olhando para o exemplo q dei), podes errar tudo de fisiologia, e ao saberes bem a anatomia e bioquímica, passas no exame. O que interessa é teres + de 9,5 no exame de forma global.
Qualquer dúvida manda msg :)
Obrigada!!! :)

Última edição:
Muito boa tarde, estou com uma duvida relativamente á ilha da madeira, caso entre na madeira tenho que permanecer lá 3 anos e depois vou para a Fmul ou visto que estão lá a fazer o hospital tenho que lá fazer os 6 anos?

Queres desorganização?
Fmul.
A sério quem tem nota para as duas escolhe a Nova.
É menos gente, mais organizado e prático. A teoria vai se aprendendo mais aos poucos o que é positivo.
Há muita gente que escolhe a FMUL em lugar da NMS. Cada uma tem as suas vantagens, não há necessidade de competição e dizer que uma é pior e outra é melhor.

Queres desorganização?
Fmul.
A sério quem tem nota para as duas escolhe a Nova.
É menos gente, mais organizado e prático. A teoria vai se aprendendo mais aos poucos o que é positivo.
Eu no ano passado tive nota para as duas e por opção própria escolhi a fmul, não é linear como dizes (e a maior parte das pessoas que entra na fmul também está nesta situação). E é como já disseram aqui, são duas boas faculdades, com planos de estudos diferentes. Eu sei do meu 1° ano que a fmul é uma boa faculdade, gostei bastante. Tenho amigos na Nova que também me dão o feedback, e há coisas boas, e não tão boas (alguns pontos que até já falei há pouco). Nenhuma faculdade é perfeita, há sempre pontos a melhorar. Boa sorte!

Olha que não...
Tanto os alunos que acabam o curso na NMS como na FMUL e realizam a PNA (que decerto saberás o que é), têm notas semelhantes. Uns anos o melhor classificado é da NOVA, outros da clássica, o que apenas comprova que ambos os cursos são excelentes e nenhum deles se destaca como melhor ou pior, apenas diferente. Um tem umas vantagens, outros outras.
Até eu que me vou candidatar à NMS posso afirmar que a parte teórica me pareceu mais completa na FMUL... Contudo, a NMS tenha também as suas vantagens para contrabalançar, mas rotular uma como melhor é ridículo, a escolha incide somente naquela que melhor se adequa a ti, cada pessoas tens as suas preferências.

Obrigada!!! :)
Ahh e esqueci me de dizer que na fmul temos logo estágios desde o 1° ano. No 1° ano temos 2, um no centro de saúde e outro num hospital, no 2°ano temos um no centro de saúde, e no 3° ano temos novamente outro no hospital (sendo que existem mais hospitais que podemos escolher além do Santa Maria). Adorei os do 1° ano e dão-nos logo “um cheirinho” do que pode vir a ser a nossa vida futura. Acaba também ser o nosso primeiro contacto doentes e contexto hospitalar/ de centro de saúde, o que nos motiva pra continuar o curso (porque claro, passamos muito tempo a estudar e a marrar :,) )Espero que tenha ajudado :)

Tanto os alunos que acabam o curso na NMS como na FMUL e realizam a PNA (que decerto saberás o que é), têm notas semelhantes. Uns anos o melhor classificado é da NOVA, outros da clássica, o que apenas comprova que ambos os cursos são excelentes e nenhum deles se destaca como melhor ou pior, apenas diferente. Um tem umas vantagens, outros outras.
Até eu que me vou candidatar à NMS posso afirmar que a parte teórica me pareceu mais completa na FMUL... Contudo, a NMS tenha também as suas vantagens para contrabalançar, mas rotular uma como melhor é ridículo, a escolha incide somente naquela que melhor se adequa a ti, cada pessoas tens as suas preferências.
Não acho nada ridículo dizer que um é melhor que o outro se de facto é. Um Ferrari não é melhor que um Renault ? ou também é ridiculo.A Fmul não tem qualquer vantagem, só se considerares a desorganização uma delas. Tem mais teoria? O importante é a prática e é na prática que tu deves aprofundar a teoria.