Eu acho que me expressei mal. Eu fiz os 3 exames e achei que todos eram fáceis, contudo não quer dizer que me tenham corrido extremamente bem... Aliás, nem estudei para o exame de biologia e geologia, devo ter um 16, que não chega perto do ideal pra quem quer candidatar-se a medicina, mas também tive o luxo de poder ter essa nota porque consegui uma boa no ano passado. Contudo, como fiz o do ano passado, 1º e 2º fase (2º fase simulei em casa este ano), além de muitos outros anterioes, eu reparei que as perguntas eram muito mais fáceis este ano - muito diretas. Por exemplo, havia uma pergunta do logo de um parque natural que tinha um morcego que pedia reações entre hidroesfera-bioesfera-geosfera... ridículo.
O de matemática também foi dado. Como sabem, os que realmente se prepararam para o exame de matemática (e não estou a ser arrogante, estou a retratar a realidade que eu e colegas meus entendemos e outros entenderam de certeza), todo o exame de matemática é fácil no geral, só há uma pergunta que realmente distingue (que como o meu professor dizia- era a pergunta diferenciadora), que é a última pergunta: "a pergunta impossível". Isto tudo para dizer que, este ano, essa "pergunta impossível" era muito acessível (em comparação com a do ano passado que era um monstro e outras até depois de 2020) - e eu não consegui fazer, mas entendi mal estava a fazer. Só porque eu digo que é fácil, Tomaspires, não significa que me tenha corrido bem, mas obrigado à mesma pela congratulação.
Por fim, o exame de fq, pelo menos para mim, que estava muito entranhado na matemática, tinha umas perguntas mais complicadas, com rasteiras, mas era muito apenas brincar com as expressões, relacionar no fim. Pode-se dizer que foi chato, mas não foi mais chato que o do ano passado, grau de dificuldade semelhante.
Todavia, não significa que o meu ponto de vista esteja correto, a realidade de 2020 é importante, mas eu acho que, em suma, com a dificuldade dos exames (e com a possibilidade inteligente que sempre temos de fazer melhoria dos exames do 11º no 12º) é bastante possível e fácil sair do secundário com uma boa média neste ano, melhor que aquela que se registou no ano passado, porque nem tudo são só alunos com os exames de 2020 à espera e a verdade, parece-me, é que a realidade de exames em conjunto destes dois anos foi mais fácil que a realidade do ano anterior.
Minha opinião claro, eu não sei de longe todos os fatores - foi por isso que acabei a participar nesta discussão.