Esclarecendo que o Mestrado Integrado em Medicina da UAlg é um curso aberto exclusivamente a pessoas já com uma licenciatura numa das áreas da saúde, logo aí os requisitos para ingresso são diferentes, a malta que acaba o 12º e quer candidatar-se não pode.
Contudo, não se pode dizer que "não é concretamente medicina" visto que todos os alunos saem de lá exatamente com as mesmas creditações que qualquer outra pessoa que tira um curso de medicina numa qualquer outra faculdade.
Para além disso pode não não ser tão falado pelo número de vagas que tem, nunca mais de 200 como todas as restantes faculdades do país (sem contar com madeira e açores).
Adicionalmente não é só por fixar alunos que se fixam médicos, têm que ser os próprios hospitais/distritos a "cativar" os médicos
Claro que também são médicos, mas não, o curso não é medicina concretamente. Tiras 3 anos de ciências biomédicas (se ficares no algarve) e depois tiras um mestrado em medicina. Querem-me dizer que um curso que é 5 anos focado em medicina apenas é igual a um curso que tem 3 anos focados em ciências biomédicas (onde se trata matemática e estatística, entre outros) e depois o resto em medicina concretamente é exatamente a mesma coisa? Estranho porque há pessoas com médias excelentes a viver no Algarve que preferem ir pra Lisboa, Coimbra e Porto, pergunto-me porque será? Como é óbvio alguém aqui do Algarve está informado dessa alternativa.
Significado de concreto: determinado, particular... Não é particular, nem determinado para uma formação em medicina. Podem falar que é a mesma coisa, mas tenho a certeza que a maioria das pessoas preferiam ficar um ano a repetir exames do que ingressar nesta alternativa, portanto obviamente não é a mesma coisa. Claro que não estou a dizer que profissionais "vindos" daqui sejam piores, até porque isso também depende muito do estudante e não só da faculdade.
Mas vejam como quiserem, contudo gostava de saber se não te importarias de trocar se tal fosse possível. Coimbra ficava com este curso e o Algarve com o de Coimbra, será que ainda te tinhas formado em Coimbra?
Acho que é ridículo estarem a presumir que é igual e que é exatamente a mesma coisa, quase que a menosprezar o problema de a única faculdade de medicina a Sul de Lisboa ser claramente diferente das restantes e o mesmo acontece com outros cursos, como história por exemplo. A verdade é simples, o Sul devia ter uma faculdade de medicina com as mesmas condições que as restantes e devia haver um investimento para esse fim. O Norte não é especial para ter todas as faculdades e o Sul ter nenhuma. Sim, há mais gente aí em cima, mas também há pessoas aqui.
E sim, "não é só por fixar alunos que se fixam médicos, têm que ser os próprios hospitais/distritos a "cativar" os médicos", mas do meu ponto de vista é uma ajuda. Por exemplo, formando-me em Lisboa há chances muito maiores de ficar a exercer em Lisboa do que ir para o Porto... Todavia, concordo, também é preciso outros incentivos.
Agora, como o tópico não é sobre isto e estava apenas a fazer um pequena observação que não está incorreta: Muito boa sorte a todos e fico feliz que as médias tenham baixado.