Medicina - Previsão Médias 2023/2024

Concordo, estou a tirar medicina na univ de Faro e não planeio ficar lá a exercer.
Imensas especialidades não estão disponíveis no Sul e a zona em si não tem atratividade para uma pessoa se fixar, para não falar da falta de condições no público que ainda é mais visível.
Não basta criar univs e cursos para fixar os alunos, é preciso que o mercado de trabalho seja aliciante depois.
Sério Patrícia? Estava a pensar fazer o ano comum aí. Tem ido vários colegas de Braga ( o ano passado foram 15). Tenho de ver bem então.

Claro que também são médicos, mas não, o curso não é medicina concretamente. Tiras 3 anos de ciências biomédicas (se ficares no algarve) e depois tiras um mestrado em medicina. Querem-me dizer que um curso que é 5 anos focado em medicina apenas é igual a um curso que tem 3 anos focados em ciências biomédicas (onde se trata matemática e estatística, entre outros) e depois o resto em medicina concretamente é exatamente a mesma coisa? Estranho porque há pessoas com médias excelentes a viver no Algarve que preferem ir pra Lisboa, Coimbra e Porto, pergunto-me porque será? Como é óbvio alguém aqui do Algarve está informado dessa alternativa.
Significado de concreto: determinado, particular... Não é particular, nem determinado para uma formação em medicina. Podem falar que é a mesma coisa, mas tenho a certeza que a maioria das pessoas preferiam ficar um ano a repetir exames do que ingressar nesta alternativa, portanto obviamente não é a mesma coisa. Claro que não estou a dizer que profissionais "vindos" daqui sejam piores, até porque isso também depende muito do estudante e não só da faculdade.
Mas vejam como quiserem, contudo gostava de saber se não te importarias de trocar se tal fosse possível. Coimbra ficava com este curso e o Algarve com o de Coimbra, será que ainda te tinhas formado em Coimbra?
Acho que é ridículo estarem a presumir que é igual e que é exatamente a mesma coisa, quase que a menosprezar o problema de a única faculdade de medicina a Sul de Lisboa ser claramente diferente das restantes e o mesmo acontece com outros cursos, como história por exemplo. A verdade é simples, o Sul devia ter uma faculdade de medicina com as mesmas condições que as restantes e devia haver um investimento para esse fim. O Norte não é especial para ter todas as faculdades e o Sul ter nenhuma. Sim, há mais gente aí em cima, mas também há pessoas aqui.
E sim, "não é só por fixar alunos que se fixam médicos, têm que ser os próprios hospitais/distritos a "cativar" os médicos", mas do meu ponto de vista é uma ajuda. Por exemplo, formando-me em Lisboa há chances muito maiores de ficar a exercer em Lisboa do que ir para o Porto... Todavia, concordo, também é preciso outros incentivos.
Agora, como o tópico não é sobre isto e estava apenas a fazer um pequena observação que não está incorreta: Muito boa sorte a todos e fico feliz que as médias tenham baixado.
Calma que não é bem assim XD O curso é mesmo medicina concretamente e é mestrado integrado, não é mestrado. E não são 3 anos, nem precisas de tirar ciências biomédicas. O curso em medicina no algarve são 4 anos e não está nada relacionado com ciências biomédicas.
O curso é direcionado para qualquer licenciado em saúde (4 anos) podes ser enfermeiro e não ir para ciências biomédicas, eu era terapeuta ocupacional. Basicamente desde que tenhas formação em saúde podes candidatar-te. A tua licenciatura é analisada para se certificarem que tens créditos suficientes em ciências da saúde e em ciências tipoo bcm etc.

Posso confirmar-te que apesar de ser mais curto, dás toda a matéria igual a medicina desde o início do curso de medicina, o tempo a menos é refletido no facto de teres aulas ao sábado, as vezes domingo e tens muito menos meses de férias (terminei o ultimo exame obrigatório a 31 de julho e vou iniciar o ano letivo a 1 de setembro). Tens histologia, bcm, fisiologia, patologia tudo igual a partir do momento que entras no curso de medicina que é mesmo medicina em concreto. É particular para uma formação em medicina.
As pessoas preferem ir para as outras faculdades porque para entrar em medicina no algarve tens de ser LICENCIADO ou seja tens de fazer no mínimo 3 anos (ciencias biomédicas é a unica licenciatura de 3 anos aceite, daí a tua confusão), mas normalmente são 4 anos para qualquer curso de saúde antes de poderes sequer candidatar-te.
Claro que é muito mais vantajoso passar 1 ano a estudar para os exames e fazer o curso em 6 anos do que passar 4 anos a tirar uma licenciatura e depois ter de ir tirar medicina e fazer mais 4. Para além de que eles pedem experiência profissional por isso podes contar com uns 9 anos até seres médico.
Post automatically merged:

Sério Patrícia? Estava a pensar fazer o ano comum aí. Tem ido vários colegas de Braga ( o ano passado foram 15). Tenho de ver bem então.
Dizem que o ano comum em Faro é muito fixe, ligeirinho, com praia. Em termos de vagas de especialidades é que acho um bocado despido e eu preferia fazer o ano comum num hospital onde pudesse fazer a especialidade. Mas depende do que quiseres, gastro lá é muito bom por exemplo.

Calma que não é bem assim XD O curso é mesmo medicina concretamente e é mestrado integrado, não é mestrado. E não são 3 anos, nem precisas de tirar ciências biomédicas. O curso em medicina no algarve são 4 anos e não está nada relacionado com ciências biomédicas.
O curso é direcionado para qualquer licenciado em saúde (4 anos) podes ser enfermeiro e não ir para ciências biomédicas, eu era terapeuta ocupacional. Basicamente desde que tenhas formação em saúde podes candidatar-te. A tua licenciatura é analisada para se certificarem que tens créditos suficientes em ciências da saúde e em ciências tipoo bcm etc.

Posso confirmar-te que apesar de ser mais curto, dás toda a matéria igual a medicina desde o início do curso de medicina, o tempo a menos é refletido no facto de teres aulas ao sábado, as vezes domingo e tens muito menos meses de férias (terminei o ultimo exame obrigatório a 31 de julho e vou iniciar o ano letivo a 1 de setembro). Tens histologia, bcm, fisiologia, patologia tudo igual a partir do momento que entras no curso de medicina que é mesmo medicina em concreto. É particular para uma formação em medicina.
As pessoas preferem ir para as outras faculdades porque para entrar em medicina no algarve tens de ser LICENCIADO ou seja tens de fazer no mínimo 3 anos (ciencias biomédicas é a unica licenciatura de 3 anos aceite, daí a tua confusão), mas normalmente são 4 anos para qualquer curso de saúde antes de poderes sequer candidatar-te.
Claro que é muito mais vantajoso passar 1 ano a estudar para os exames e fazer o curso em 6 anos do que passar 4 anos a tirar uma licenciatura e depois ter de ir tirar medicina e fazer mais 4. Para além de que eles pedem experiência profissional por isso podes contar com uns 9 anos até seres médico.
Obrigado pelo esclarecimento (eu sei que é qualquer curso na área da saúde, mas a opção mais direta seria a que eu disse). Mas a sério, o meu ponto não era esse. É só: não tem as mesma condições no Algarve, no Sul. Querem dizer que tem é?

Recomendo dar refresh na página com frequência ahahaha
onde é que estaria no site da candidatura?

Obrigado pelo esclarecimento (eu sei que é qualquer curso na área da saúde, mas a opção mais direta seria a que eu disse). Mas a sério, o meu ponto não era esse. É só: não tem as mesma condições no Algarve, no Sul. Querem dizer que tem é?

Em Documentos, embaixo do recibo da candidatura. Normalmente aparece antes de receberem o e-mail

• Like
Reactions: DeSousaTintas

Não é a mesma coisa, mas o efeito seria o mesmo. No fim do curso continuas sem condições para te fixar e com poucas especialidades por onde escolher..
Anyway agora não interessa, boa sorte para as colocações!

• Like
Reactions: DeSousaTintas