Claro que também são médicos, mas não, o curso não é medicina concretamente. Tiras 3 anos de ciências biomédicas (se ficares no algarve) e depois tiras um mestrado em medicina. Querem-me dizer que um curso que é 5 anos focado em medicina apenas é igual a um curso que tem 3 anos focados em ciências biomédicas (onde se trata matemática e estatística, entre outros) e depois o resto em medicina concretamente é exatamente a mesma coisa? Estranho porque há pessoas com médias excelentes a viver no Algarve que preferem ir pra Lisboa, Coimbra e Porto, pergunto-me porque será? Como é óbvio alguém aqui do Algarve está informado dessa alternativa.
Significado de concreto: determinado, particular... Não é particular, nem determinado para uma formação em medicina. Podem falar que é a mesma coisa, mas tenho a certeza que a maioria das pessoas preferiam ficar um ano a repetir exames do que ingressar nesta alternativa, portanto obviamente não é a mesma coisa. Claro que não estou a dizer que profissionais "vindos" daqui sejam piores, até porque isso também depende muito do estudante e não só da faculdade.
Mas vejam como quiserem, contudo gostava de saber se não te importarias de trocar se tal fosse possível. Coimbra ficava com este curso e o Algarve com o de Coimbra, será que ainda te tinhas formado em Coimbra?
Acho que é ridículo estarem a presumir que é igual e que é exatamente a mesma coisa, quase que a menosprezar o problema de a única faculdade de medicina a Sul de Lisboa ser claramente diferente das restantes e o mesmo acontece com outros cursos, como história por exemplo. A verdade é simples, o Sul devia ter uma faculdade de medicina com as mesmas condições que as restantes e devia haver um investimento para esse fim. O Norte não é especial para ter todas as faculdades e o Sul ter nenhuma. Sim, há mais gente aí em cima, mas também há pessoas aqui.
E sim, "não é só por fixar alunos que se fixam médicos, têm que ser os próprios hospitais/distritos a "cativar" os médicos", mas do meu ponto de vista é uma ajuda. Por exemplo, formando-me em Lisboa há chances muito maiores de ficar a exercer em Lisboa do que ir para o Porto... Todavia, concordo, também é preciso outros incentivos.
Agora, como o tópico não é sobre isto e estava apenas a fazer um pequena observação que não está incorreta: Muito boa sorte a todos e fico feliz que as médias tenham baixado.