Medicina - que universidade escolher?

inesvcvaraujo19

Membro Caloiro
Matrícula
30 Maio 2019
Estou no 12.º ano e quero entrar em medicina, mas estou muito indecisa sobre qual a universidade escolher.
Visitei a U. Minho e gostei muito, mas dizem que as notas internas no curso não são boas e que depois prejudica nos 20% da média no final para escolher a especialidade.
Também gosto de Coimbra mas não sei se o método de ensino é mais complicado por causa da pressão dos exames todos ao mesmo tempo.
Se tiverem alguma experiência numa destas gostava que ajudassem!
Obrigada!

Blasty

Moderadora
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Estou no 12.º ano e quero entrar em medicina, mas estou muito indecisa sobre qual a universidade escolher.
Visitei a U. Minho e gostei muito, mas dizem que as notas internas no curso não são boas e que depois prejudica nos 20% da média no final para escolher a especialidade.
Também gosto de Coimbra mas não sei se o método de ensino é mais complicado por causa da pressão dos exames todos ao mesmo tempo.
Obrigada!
As notas que tens ao longo do curso depois são ajustadas para efeitos de acesso à especialidade, consoante as notas que há na tua faculdade.
Por exemplo, um 14 na UMinho poderia ser o equivalente a um 16 em Coimbra e não ficavas prejudicada por isso (isto são valores aleatórios, claro 😂).

Quanto ao resto não te posso ajudar. :(

• Like
Reactions: inesvcvaraujo19

amarga

Membro Veterano
Matrícula
30 Junho 2018
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Obrigada!
Não sei se é mais complicado ou não, mas pelo menos a época de exames do 1º semestre do 1º ano até está... bem organizada (?) 😅 isto é, os exames das cadeiras mais complicadas são em semanas diferentes (pelo menos para mim que estou logo no início do alfabeto — devido à oral, que faz com que haja +/- 1 semana de intervalo entre a primeira pessoa que faz e a última). Provavelmente não será assim durante todo o curso (estive a ver a do 2° semestre e já não me parece tão boazinha :/), mas dizem que tudo se faz :p

• Like
Reactions: inesvcvaraujo19

Azami

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
6 Outubro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Obrigada!
Hello,
Só te posso dar o feedback de Coimbra.
Não creio que seja um método complicado... acho que em todas as facs a época de exames é isso mesmo, mais avaliações num período de tempo mais curto.
A organização da época de exames também varia de ano para ano. Este ano foi muito mais espaçada, nunca tinha tido tanto tempo para exames.
Ainda assim, tens também avaliações durante o semestre que te fazem ter logo a obrigação de saber grande parte da matéria.
Basicamente acabas por ter 2 ou no máx 3 exames por semana mas não quer dizer que os tenhas que fazer todos.
No 1º ano deves fazer até porque tens poucas cadeiras, mas no 2 ou 3 é mais complicado e deves selecionar consoante as hipóteses que tens. Não deves ter o impulso de ir a tudo, há que raciocinar e saber gerir as coisas. Até porque vais ter orais nos 2 primeiros anos "a furar os teus planos" mas independentemente de seres a 1a ou a última tudo se gere. Claro que já tive oral no mesmo dia de outro exame ou tive oral marcada para uma 4a e tive que a fazer 2a porque entretanto toda a gente decidiu faltar, mas não foi por isso que correu mal, antes pelo contrário 😅
São, de facto semanas mais intensas, mas que se superam de uma forma ou de outra 😉 E de certeza que terás sempre alguém a ajudar-te!
Na minha opinião, não deves ter de todo a ideia que na fmuc o método é muito mais complicado ou que desesperamos nos exames porque não será assim tão verdade.

Azami

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
6 Outubro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Então um aluno de outra faculdade que tenha melhor nota de curso que eu não tem vantagem se tirarmos a mesma nota no exame?
Obrigada!
O que a @Blasty quis dizer foi que no fim a tua média interna é normalizada de forma a "abater" as possíveis diferenças entre as diferentes faculdades. Se efetivamente tiverem nota superior têm vantagem. Para ti a média interna conta 20% para a nota final para além de ser importante a nível do internato. Logo, se houver alguém com nota superior a ti mas com a mesma na PNS, o resultado desta ponderação importa.