Medicina sem físico química

   

iiinessss

Membro Caloiro
Matrícula
22 Maio 2025
Mensagens
6
Olá! estou no 11.º ano em Humanidades a 1 mês de terminar este ano letivo quando percebi finalmente que o que sempre quis seguir foi medicina (obstetrícia/pediatria) mas reprimi essa ideia por ser MEDICINA e achar que nunca ia conseguir entrar ou fazer o exame de físico química. Tenho alguns dilemas e obstáculos até chegar onde quero que é medicina, começando logo pela minha média que no 10° não me preocupei em estudar e tive média de 15 e agora este ano (11.º) com muitas preocupações, estou com média de 16.6 pretendo no próximo ano (12.º) subir consideravelmente a média, para além disso estou no curso de humanidades onde não tenho nenhuma das disciplinas de exame (FQ, Biologia, Matemática), teria que faze las durante o 12.º ano através de explicações, no entanto FQ está fora de questão. Estive a pesquisar e vi que há faculdades que aceitam (16)matemática ou seja poderia fazer o exame de matemática B que é mais simples de aprender do que A, assim faria no 12.º Matemática B, Biologia, e Português, mesmo assim a média não chega então vi também que há certos cursos de equivalência e que mais tarde posso candidatar me a medicina, queria perceber se isso é mesmo possível e se da forma que estou a idealizar tudo, é algo realista? é possível? Estes cursos de equivalência funcionam mesmo para ingressar em medicina mais tarde? Há mais alguma opção?
 
Não é possível candidatares-te a medicina sem fazeres o exame nacional de FQ visto este ser uma das provas de ingresso pedidas. Para concorreres a medicina são pedidas 3 provas de ingresso: biologia e geologia, FQ e Matemática. Isto é, os candidatos têm de ter feito estes 3 exames. O Português apenas conta como exame obrigatório para terminar o secundário, não é pedido como prova de ingresso a medicina. Quer isto dizer que os candidatos a medicina têm de fazer 4 exames sendo que um deles não conta como prova de ingresso (português), apenas é considerado pela obrigatoriedade do mesmo para terminar o secundário.
Um titular do grau de licenciado pode candidatar-se ao ensino superior através deste concurso especial a qualquer Instituição de Ensino Superior (IES) que ministre o curso de Medicina, desde que a sua licenciatura seja num dos domínios constantes de elenco aprovado pelo órgão científico da unidade orgânica da instituição pretendida. Já depende de cada instituição.
 
Última edição:
Mas não estaria a candidatar me a medicina. Inicialmente candidataria me a um curso (biomedicas por exemplo entre outras) nesses cursos apenas é necessário conjuntos como Biologia e Português ou Biologia e (16) Matemática, e após esse curso, aí sim, candidataria me a medicina pelo acesso a licenciados, onde já não importava os exames ou médias do secundário.
 
Olá.
Há mais alguma opção?
Há:
alistares-te no Exército por 1 ano, sair de lá após 1 ano de serviço, e concorrer pelo contingente para militares para 2026/2027 (que não é a mesma coisa que a Academia Militar, é para estudar em universidades públicas normais) (desde que nunca tenhas frequentado o Ensino Superior, e que cumpras as notas mínimas de 14 em cada um dos exames) (...) tens as opções de tirar um novo curso do secundário pelo Ensino Recorrente para ter uma média maior (1-2 anos) ou de fazer uma licenciatura diferente e concorrer pelo concurso para licenciados (3-4 anos).
Mas por estas opções não escapas à Física e Química.
 
Mas não estaria a candidatar me a medicina. Inicialmente candidataria me a um curso (biomedicas por exemplo entre outras) nesses cursos apenas é necessário conjuntos como Biologia e Português ou Biologia e (16) Matemática, e após esse curso, aí sim, candidataria me a medicina pelo acesso a licenciados, onde já não importava os exames ou médias do secundário.
Possível é, mas é um longo caminho cujas regras podem mudar entretanto. Aconselho a que vejas os critérios para o concurso de acesso para licenciados (embora possam mudar, lá está), pois algumas faculdades exigem a que tenhas feito os 3 exames (FQ, BG e Matemática) na mesma.
Reforço que não são "cursos de equivalência" como lhes chamas. Nas Universidades do Algarve e do Minho, tens um percurso alternativo em que demoras 4 anos a fazer Medicina. Contudo, nas outras faculdades, embora possas ter equivalências a mais ou menos cadeiras, é possível que demores 5 ou na mesma os 6 anos a acabar o curso.
Não te estou a desencorajar de seguir esse caminho, se for mesmo isso que aches que é o melhor para ti, mas é sempre "perigoso" entrar num curso apenas e só com o objetivo de o usar para ir para Medicina mais tarde. Caso não entres em Medicina, podes ficar presa com um curso com o qual não te identificas.
 
São 6 anos para tirar o mestrado integrado em medicina, seguido de 1 ano de internato geral (o chamado ano comum), durante o qual fazem a PNA (geralmente em novembro) que é a prova exigida a todos os médicos para aceder a uma vaga de médico especialista em formação. A nota da PNA determina a ordem da escolha da especialidade. A duração da especialidade depende da área escolhida (entre 4 e 6 anos). Ao longo da especialidade existem diferentes provas e exames que os médicos devem realizar para obter a certificação nas suas especialidades. Isso pode incluir exames escritos, exames orais, apresentação de casos clínicos, entre outros.
Isto tudo para dizer que mesmo que entres em medicina, não há garantia nenhuma de que se consiga vaga em obstetrícia ou pediatria. Só tens a garantia de que serás médica, a especialidade que se consegue é uma incógnita. O que queremos é ser médicos, o resto (especialização) logo se vê.
Seguir medicina é ter vontade de ajudar os outros, de cuidar, aliviar e melhorar a qualidade de vida dos nossos pares.
Nunca devemos desistir dos nossos sonhos, mas devemos fazê-lo com os pés bem assentes no chão.

Boa sorte para os exames e para a candidatura 🤞🍀
 
Bom dia!!

Se estás tão interessada em obstetrícia, mas não queres mesmo fazer o exame de físico-química, porque não tiras uma licenciatura em enfermagem e um mestrado em saúde materna e obstetrícia??

Algumas escolas de enfermagem pedem o conjunto que mencionas (BG + Português).

Acho que devia ser uma possibilidade a teres em conta. Além disso, se as regras se mantiverem iguais quando acabares o mestrado, podes na mesma candidatar-te a medicina.

Espero ter ajudado!!