Medicina Tradicional Chinesa

Inês Alexandra

Membro Caloiro
Matrícula
25 Abril 2016
Boa tarde. Sou estudante da licenciatura de bioquímica. A pensar no futuro deparei-me com o curso de medicina tradicional da ESMTC queria pedir informações aos alunos antigos do que acharam do curso se vale a pena a nível profissional se é uma área em que arranjaram emprego facilmente.
Obrigada Inês Gonçalves

Inês Alexandra

Membro Caloiro
Matrícula
25 Abril 2016
É realmente interessante ver o tempo que perdeu a ser insolente comigo.
Parabéns, como futuro médico a sua capacidade de compreender e respeitar os outros é nula. Achava que na faculdade de medicina tinham a cadeira de ética para incentivar os alunos à prática justa de medicina, isto é não olhar a crenças, qualidade económica ou estatuto social....
Ninguém pede para substituir a medicina tradicional por medicinas não convencionais. São completamentares uma a outra.
Mais uma vez obrigado pelo tempo que disponibilizou para me responder

Alfa

#pdralfa 🌈
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
2 Agosto 2015
Parabéns, como futuro médico a sua capacidade de compreender e respeitar os outros é nula. Achava que na faculdade de medicina tinham a cadeira de ética para incentivar os alunos à prática justa de medicina, isto é não olhar a crenças, qualidade económica ou estatuto social....
Ninguém pede para substituir a medicina tradicional por medicinas não convencionais. São completamentares uma a outra.
Inês, bem vinda-ao fórum!

Independentemente do tom usado pelo utilizador que respondeu acima, não deixa de ser verdade que muitas práticas dentro da Medicina Tradicional Chinesa não têm comprovação científica.

Recomendo, sobre este assunto, a leitura do tópico Ciência vs Pseudociência: onde está a fronteira?

Dodge

Membro
Matrícula
7 Maio 2017
O meu tom é perfeitamente adequado vindo de alguém que já é médico, com alguns anos de experiência e que lida com situações de vida ou morte diariamente. Vejo eu, ou por proxy, casos de doentes oncológicos que recusam tratamentos curativos (médicos ou cirúrgicos) para serem "tratados" pelas tretologias, porque têm garantias dadas pelos curandeiros que conseguem resolver o problema sem recurso a "químicos" e de forma "natural". Mais tarde aparecem-nos a chorar, metastizados e profundamente arrependidos da decisão que tomaram. É trágico para o individuo, família e médicos assistentes. Para mim, é criminoso. Sabes como se chama a medicina alternativa que funciona? Medicina.

Por outro lado, o tom da tua resposta dá a entender que os médicos são corporativistas e têm receio de perder clientela ... quem me dera que assim fosse. Na realidade nós acabamos por ganhar "clientes". As terapêuticas alternativas são incapazes de resolver problemas e infelizmente criam-nos onde eles não existem: hepatites tóxicas por plantinhas medicinais, dissecções da carótida por manipulações osteopáticas, discrasias hemorrágicas por chazinhos com varfarina e casos de nefrolitiase medievais por suplementos de cálcio e VitD. E depois adivinha quem é que está aqui para os resolver? Pois.

A título anedótico posso-te dizer que tratei o irmão de um desses grandes e famosos naturopatas portugeses. Eles sabem bem o que fazem e quando a porca torce o rabo, vão todos a correr para o hospital.

A evidência e o método científico são a base de qualquer profissão na área da saúde. Uma aluna de bioquímica que não compreende um conceito tão fundamental como este faz-me temer pelo futuro do ensino superior.

Última edição:
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
J Medicina Tradicional Chinesa Saúde 1
C imt instituto de medicina tradicional Ensino Superior 0
Mari_fc Concurso especial licenciados medicina - Universidade do Minho Concursos e Regimes Especiais 0
C Medicina veterinária médias Recursos Naturais 2
DiOliveira03 Medicina - Química ou Psicologia B? (12°) Ensino Secundário 3
D Ingresso para Medicina Dentária Concurso Nacional e Locais - Público 1
B Enfermagem e Medicina Saúde 2
M Acesso a Medicina Concurso Nacional e Locais - Público 2
RitaQuelha Medicina Veterinária, onde? Recursos Naturais 2
M Quero ir para medicina, será necessário seguir físico-química no secundário? Ensino Secundário 5
I Enfermagem ou Medicina Dentária? Saúde 7
C Sonho de entrar em medicina + dicas para os exames Ensino Secundário 19
M média para medicina.... help Ensino Secundário 2
I Medicina Veterinária Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
R Quero Medicina mas a minha média não chega! O que posso fazer? Ensino Secundário 2
M Disciplinas 12 ano para seguir medicina veterinária Recursos Naturais 3
L Não vou conseguir entrar em Medicina Concurso Nacional e Locais - Público 13
B segunda candidatura ao ensino superior medicina Concurso Nacional e Locais - Público 1
sergiodanielppinto Medicina Dentária maiores 23 anos Concursos e Regimes Especiais 1
B Curso de Medicina: muitos anos a estudar? Saúde 6
C Como estudar Medicina depois dos 30 Saúde 2
M PNA Medicina Saúde 5
P Equivalências Medicina Concursos e Regimes Especiais 0
É Medicina no estrangeiro Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 4
É Tenho receio de não conseguir entrar em medicina Ensino Secundário 2
M De mestrado a Medicina Veterinária Recursos Naturais 5
M Mudança para Medicina Dentária Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
maria lisboa Maiores de 23 (Medicina Veterinária) Concursos e Regimes Especiais 2
L Equivalências medicina após fazer medicina dentária Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
N Qual a média para estudar MEDICINA no UK e nos EUA? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
J Sou formado em Medicina Dentária mas estou a pensar tirar uma nova licenciatura Ensino Superior 8
S Medicina após Enfermagem Concursos e Regimes Especiais 3
J Tenho chances de entrar em medicina? Candidatos 2020/2021 3
T Prova Ingresso Mat. B Medicina Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
R Estou em Ciências e Tecnologias sem Biologia e Geologia mas quero Medicina Ensino Secundário 6
S Entrar em Medicina Ensino Secundário 5
Q Dúvidas sobre programas para computador exigidos em Medicina Saúde 1
M Média Medicina Coimbra 2020 Candidatos 2020/2021 10
M Ainda há hipóteses de entrar em medicina? Ensino Secundário 1
Teresa_Matos Concurso de medicina/medicina dentária para licenciados ou maiores de 23 Concursos e Regimes Especiais 12
J M23 Acesso Medicina Dentária Egas Moniz Concursos e Regimes Especiais 4
pedroalex02 Sonho de medicina Ensino Secundário 15
J Impossível ir para medicina Ensino Secundário 4
R Concurso especial Medicina Veterinária UTAD Concursos e Regimes Especiais 5
esgueirinhafar2 NOVA Engenharia Química e Bioquímica na FCT e MEDICINA Universidade Nova de Lisboa 2
M Medicina sem média de 18 Ensino Secundário 6
T Ciências Biomédicas dá acesso a Medicina? Saúde 11
I Medicina vs. Veterinária Ciências 1
J Ciências Forenses - Medicina Legal Saúde 2
B Transferências de Medicina Dentária para Medicina Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3