Medicina UAç para UC

Marianasilva.04

Membro Caloiro
Matrícula
14 Abril 2020
Olá!

Acabei agora o 12° ano com uma média interna de 192. No 11° ano fiz os exames de BG e FQ, aos quais tirei 17,7 e 18,3, respetivamente. Como sabia que conjugar FQ e Mat A não seria tarefa fácil e achando que 18,3 era uma boa nota, resolvi que no 12° iria focar-me em manter as minhas notas internas e estudar para Mat A e BG (pois algo me dizia que conseguia fazer mais). Acabei o 12° exausta ( burn out mesmo, pois ganhei o Concurso Nacional de Jovens Cientistas e o meu ano resumiu-se a preparar a viagem aos EUA na representação de Portugal). Apenas consegui começar a estudar para os exames no dia seguinte ao último dia do secundário (no último dia do secundário tive um teste de Biologia). Como sempre tive facilidade a matemática (tirei 20 nos 3 anos), decidi que ia focar-me um pouquinho mais a BG, já que não tinha tido a disciplina durante um ano inteiro. Tirei 17,7 a BG (a mesma nota que o ano passado, sim) e 16,2 a matemática. Tal deveu-se ao cansaço e não ao não saber. Já libertei a frustração através do choro e percebi que se voltasse atrás, faria tudo de novo, já que nada apaga as experiências que vivi este ano.

Quero medicina. Contudo, tendo em conta o panorâma atual das notas de corte de cada universidade, vejo que a minha média de 183,0 pode não chegar para entrar em Coimbra (1° opção) ou na Covilhã (2° opção). Excluo totalmente as universidades em Lisboa, pois não acho o ritmo da cidade apelativo e receio que tal possa de alguma forma toldar o meu bem estar e as minhas notas no curso, caso entrasse.
Penso também na possibilidade de fazer o 1° semestre em dentária em Coimbra e repetir o exame de matemática para o ano, pedindo equivalências caso conseguisse entrar no curso que pretendo. O concurso de licenciados também é uma opção, fazendo um curso de 3 anos e entrando em Medicina. Apesar de vários caminhos darem a Roma (neste caso, medicina), é frustrante saber que dei o meu máximo e mesmo assim poderá não ser o suficiente para entrar à primeira... Não sei se vale a pena colocar as universidades do Porto, tendo em conta as médias.

Lembrei-me também que um dos filhos de uma professora minha não entrou em Coimbra por 1 décima (temo que seja o meu caso, também), mas sim nos Açores. Ele acabou por pedir transferência para Coimbra e conseguiu fazer o 1° ano no continente. Não tenho o contacto de nenhum deles para pedir mais informações... Alguém sabe mais sobre esta possibilidade?

Obrigada, desde já :) e peço desculpa pelo testamento...

Última edição:
Tenta fazer o ciclo básico nos Açores ou Madeira. Ao fim de 3 anos voltas para o continente para a FMUL (caso escolhas Madeira) ou Coimbra (Açores).

Excluo totalmente as universidades em Lisboa, pois não acho o ritmo da cidade apelativo e receio que tal possa de alguma forma toldar o meu bem estar e as minhas notas no curso, caso entrasse.
Lisboa não é nada de especial e não merece um bicho de sete cabeças. Alguma confusão nos transportes e pronto, é isso. Nos hospitais vais encontrar bem pior. Não leves isto a mal, mas penso que precisas de reconsiderar um bocado as coisas. Preferias mesmo esperar 3 anos entrar pelos licenciados a entrar em Lisboa agora ?

Lembrei-me também que um dos filhos de uma professora minha não entrou em Coimbra por 1 décima (temo que seja o meu caso, também), mas sim nos Açores. Ele acabou por pedir transferência para Coimbra e conseguiu fazer o 1° ano no continente. Não tenho o contacto de nenhum deles para pedir mais informações... Alguém sabe mais sobre esta possibilidade?
Não sei há quantos anos terá sido isso, mas atualmente não é possível fazer isso. A única faculdade que aceita transferências é a FCS-UBI e só de alunos que já estão em Medicina. O que existe é o ciclo básico de Medicina, como o @Jovem_estudante_deslocado disse. São 3 anos nos Açores ou na Madeira, e no 4º ano passam para a FMUC ou FMUL, respetivamente.

Lisboa não é nada de especial e não merece um bicho de sete cabeças. Alguma confusão nos transportes e pronto, é isso. Nos hospitais vais encontrar bem pior. Não leves isto a mal, mas penso que precisas de reconsiderar um bocado as coisas. Preferias mesmo esperar 3 anos entrar pelos licenciados a entrar em Lisboa agora ?
Apesar de concordar que é importante a @Marianasilva.04 informar-se bem sobre as cidades, é válido não querer ir para uma cidade pelas razões que a pessoa tenha. Para além disso, não ir para Lisboa não quer dizer que ela tem de entrar pelo concurso para licenciados e "perder" 3 anos, porque a @Marianasilva.04 disse que a FCS é a sua 2ª opção, e a nota do último colocado será certamente inferior à da FMUL e FCM. E há ainda a opção dos Açores, como já se falou.

@MedFCS-UBI

Expressei-me mal. Estava a falar acerca dela entrar na Madeira, sabendo que acabaria o curso em Lisboa. Tens razão e as pessoas são livres de ter as suas preferências, eu também venho do campo e não é que adore propriamente a confusão da cidade. Dito isto, só estranhei, face à situação da OP, o facto de estar a excluir potenciais opções desta forma. Na mesma situação, eu só me preocuparia em entrar em medicina onde desse, descontando potenciais constrangimentos económicos (aí compreendo perfeitamente), porque nem sempre podemos ter tudo. Mas eu compreendo que haja gente que não pense assim, suponho que queria só desafiar a percepção que a OP tinha sobre cidades e talvez perceber melhor o seu ponto de vista.

• Like
Reactions: MedFCS-UBI