Medicina: Ubi ou Madeira

Catarina303

Membro
Matrícula
15 Julho 2017
Olá!
Vou me candidatar a medicina e como terceira e quarta opção estava a pensar colocar a ubi e o ciclo basico de medicina na madeira, embora ainda nao saiba em que ordem as coloco.
Em alguma destas consigo obter equivalências no primeiro ano, caso depois pro ano queira tentar medicina em lisboa?

• Like
Reactions: Marilyy

Marilyy

Membro
Matrícula
12 Julho 2018
No ciclo básico da Madeira adquires praticamente todas as equivalências para a FMUL, senão todas, porque o curso na Madeira faz parte da FMUL (muitos professores são os mesmos, exames, aulas em simultâneo...)! :) Na UBI provavelmente obténs algumas, mas não todas certamente. Tens de pensar se não conseguires para o ano Lisboa, se não te importas de passar mais um ano na Madeira e depois ir para Lisboa, ou então se preferes passar os 6 anos na UBI ;)
Ps: Acho que o regime de 2 anos na Madeira vai passar para 3, só não sei quando exatamente :)

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Engenharia Informática e de Computadores
Instituição
IST
O ciclo básico na Madeira é dado em conjunto com a FMUL pelo que tens exatamente as mesmas cadeiras, os mesmos testes e as mesmas avaliações. O único downside é que algumas das tuas teóricas vão ser por videoconferência. De qualquer forma, se para o próximo ano não conseguires entrar na FMUL, sabes que se ficares na Madeira a fazer o ciclo básico de medicina, eventualmente vais para Lisboa (3º ano).

Se não és da Madeira, acho que é uma experiência gira viveres um ano ou dois numa ilha e é algo que nem toda a gente pode dizer que fez.

Última edição:

Rafaela Assunção

Membro Caloiro
Matrícula
17 Novembro 2016
Curso
Medicina
Instituição
UMa / FMUL
Olá!
Vou me candidatar a medicina e como terceira e quarta opção estava a pensar colocar a ubi e o ciclo basico de medicina na madeira, embora ainda nao saiba em que ordem as coloco.
Em alguma destas consigo obter equivalências no primeiro ano, caso depois pro ano queira tentar medicina em lisboa?
Olá! Acabei agora o primeiro ano na Madeira e tal como tu tinha imensas dúvidas em que ordem devia colocar a ubi ou a Madeira. No meu caso porque preferi ficar 2 anos fora em vez dos 6, além disso caso queiras mudar (que duvido que aconteça) depois as equivalências devem ser diretas porque temos exatamente as mesmas avaliações, é um protocolo.
O que te posso dizer da minha experiência é que o ensino acaba por ser igual a Lisboa com a vantagem de serem menos de 40 pessoas, por isso acabamos por ter muita facilidade em assistir a cirurgias por exemplo. Estudei super bem porque estás tão longe que não há distracções de família/amigos/namorado (sad but true) mas no fim de tudo percebes que adoras aquilo e que é uma experiência única!
Quanto às teóricas são por videochamada só que não vale de muito considerar isso porque mesmo em Lisboa acabas por não ir. As práticas são com médicos tal como em Lisboa.
Espero ter ajudado :)