UBI Medicina - UBI

MedFCS-UBI

Membro Veterano
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Medicina - 5º ano
Instituição
FCS-UBI
Bom dia!
Eu sou estudante na FML, e não me identifico com o sistema de ensino deles. Eu tenho ansiedade social e muitas das avaliações são feitas á base de orais e apresentações, sendo muitos dos professores rudes e arrogantes o que não ajuda. Eu gostaria de saber se na UBI também é assim ou se o sistema de ensino é diferente. Estou a considerar vivamente fazer transferência. Obrigada
Na FCS não há orais. Porém continuamos a ter algumas apresentações orais, todos os anos, e a defesa da tese de mestrado é uma apresentação oral. Nas tutorias dos anos pré-clínicos é frequente pedirem aos alunos para preparar parte da matéria e falar sobre a mesma na aula. Temos algumas avaliações práticas de técnicas (ex: punção venosa, toque retal, citologia cervical) em que, para além de realizares o procedimento, tens de interagir com o avaliador como se fosse o doente (ou explicar o procedimento). No estágio, para além da interação com os doentes, podem-te fazer questões, embora não estejas a ser diretamente avaliado como numa oral. Apesar de não termos orais, um ponto que seria positivo para ti, não te podes esquecer que mesmo na FCS continua a haver bastante componente de interação oral, embora (quase) ninguém goste de fazer apresentações ou ter tutores a fazer perguntas a que não sabes responder. E como a @Sofia C. disse, em todo o lado há professores mais e menos agradáveis. Em geral os professores não são rudes, mas também já tive apresentações em que fiquei chateada com alguns comentários 😅

É super importante essa evolução e aprendizagem, que não se faz de um dia para o outro, é preciso tempo e persistência, porque o nosso futuro como médicos é baseado principalmente em "oralidade", seja com os doentes, seja com os familiares ou colegas de trabalho, independentemente de serem simpáticos ou rudes...
^This

Que eu saiba só é possível pedir transferência uma vez por ano (acho que o processo começa um pouco antes do verão), e os resultados saem no início de setembro. Vai espreitando o site dos serviços académicos da UBI, e acho que também dá para ver os concursos anteriores.

Rodrigo Martins

Membro Dux
Matrícula
6 Março 2017
Curso
Medicina
Instituição
FCS-UBI
Bom dia!
Eu sou estudante na FML, e não me identifico com o sistema de ensino deles. Eu tenho ansiedade social e muitas das avaliações são feitas á base de orais e apresentações, sendo muitos dos professores rudes e arrogantes o que não ajuda. Eu gostaria de saber se na UBI também é assim ou se o sistema de ensino é diferente. Estou a considerar vivamente fazer transferência. Obrigada
É como já disseram, nas tutorias aqui (em que és tu a expor x parte da matéria, o prof complementa, faz questões pertinentes sobre a tua parte, tira as tuas dúvidas) a oral é muito importante. Estudas sozinha em casa toda a matéria em casa e depois vais às tutorias para isso. Porém, é um ambiente super tranquilo, dinâmico e versátil. Podes estar no teu canto e até dizeres só 1 página da matéria xd mas não é isso que te interessa, porque quanto mais participares na aula mais tens a lucrar, porque é a fazer que se aprende e não a ouvir. A UBI privilegia isso. Eu vinha muito recetivo para a Covi por causa do método e se fosse agora não trocava o método pelo tradicional, adaptei-me super bem. Trust me, isto aqui é tão versátil que é dificil não adorar.
O truque está em ter SEMPRE a matéria em dia, até porque tens testes de 2 em 2 semanas (isto aqui são ciclos, a cada 2 semanas mandam-te para casa com mais 200 páginas para marrares, tens 1 semana para isso, na 2º semana tens as tutorias e é aí que fazes o que expliquei). Para além disso, tens que organizar muito bem o teu tempo, este método de ensino faz com que estejas continuamente a estudar mas ao menos não tens aquelas épocas de marrar 12 horas por dia porque os exames vêm todos ao molho. Eu vim com má ideia sobre a UBI e mal sabia eu o quão ia adorar isto...

Still, se queres vir para aqui por causa da interação oral, tens de pensar que enquanto médica isso vai ser fundamental e tens que treinar isso, e não tenho dúvidas que serás bem sucedida. Mas esse foi o meu feedback sobre a UBI, mais concretamente sobre os primeiros meses cá.

EDIT: (Podes fazer revisão dos testes e reclamar acerca de uma pergunta com duas opções corretas, etc, e ver onde erraste... Isto tudo logo após fazeres o teste, fazes todos no computador e mal o acabas já sabes que nota vais ter. Eles até anulam perguntas se por exemplo ela tiver sido errada por 89% dos estudantes. Isso é uma coisa muito boa para mim ahahah os testes são mais um momento de aprendizagem que propriamente de avaliação, não é por isso que deixam de ser hard.
Aqui tu não despejas matéria porque vais ter que a saber para o teste final global (aka exame) e este processo todo deixa a matéria mais consolidada do que se fosse um método em que x cadeira é avaliada por 1 exame final e estudas 2 semanas de antecedência para essa cadeira e depois esqueces-te de tudo.) UBI is awesome <3

Última edição:
  • Like
Reactions: MedFCS-UBI

MedFCS-UBI

Membro Veterano
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Medicina - 5º ano
Instituição
FCS-UBI
EDIT: (Podes fazer revisão dos testes e reclamar acerca de uma pergunta com duas opções corretas, etc, e ver onde erraste... Isto tudo logo após fazeres o teste, fazes todos no computador e mal o acabas já sabes que nota vais ter. Eles até anulam perguntas se por exemplo ela tiver sido errada por 89% dos estudantes. Isso é uma coisa muito boa para mim ahahah os testes são mais um momento de aprendizagem que propriamente de avaliação, não é por isso que deixam de ser hard.
Aqui tu não despejas matéria porque vais ter que a saber para o teste final global (aka exame) e este processo todo deixa a matéria mais consolidada do que se fosse um método em que x cadeira é avaliada por 1 exame final e estudas 2 semanas de antecedência para essa cadeira e depois esqueces-te de tudo.) UBI is awesome <3
Tens uma visão muito muito positiva das revisões 😅 Infelizmente não é assim tão perfeito. Muitas vezes não somos ouvidos nas revisões, já tivemos perguntas claramente mal feitas/corrigidas e não foi feito nada. Nem sempre a revisão é logo a seguir à avaliação. A partir do ano passado tiraram a possibilidade de vermos todas as perguntas, agora só podes ver as que erraste. As que acertaste e as que não respondeste não aparecem, e portanto nunca sabes qual era a resposta daquela pergunta que não fizeste porque não sabias (e isso para mim é contra a aprendizagem). E como não aparece, também não podes pedir revisão a essas. Tal como anulam perguntas quando quase toda a gente erra, também anulam quando quase toda a gente acerta (porque em ambas as situações, as perguntas são consideradas não discriminativas). E ainda há mais uns parâmetros para anular perguntas que não conheço muito bem.
Se não é esta a situação das revisões no 1º ano, ainda bem, e por favor diz-me, porque no meu 4º não foi assim (ainda não tive avaliações este ano).
Apesar disto, continuo a achar que as revisões são um ponto positivo desta faculdade, e são o resultado de muitos anos de luta dos alunos (neste formato só existem desde o ano letivo 2016/17).
Mas fico feliz por te teres adaptado tão bem e estares a gostar da FCS 😊

Rodrigo Martins

Membro Dux
Matrícula
6 Março 2017
Curso
Medicina
Instituição
FCS-UBI
Tens uma visão muito muito positiva das revisões 😅 Infelizmente não é assim tão perfeito. Muitas vezes não somos ouvidos nas revisões, já tivemos perguntas claramente mal feitas/corrigidas e não foi feito nada. Nem sempre a revisão é logo a seguir à avaliação. A partir do ano passado tiraram a possibilidade de vermos todas as perguntas, agora só podes ver as que erraste. As que acertaste e as que não respondeste não aparecem, e portanto nunca sabes qual era a resposta daquela pergunta que não fizeste porque não sabias (e isso para mim é contra a aprendizagem). E como não aparece, também não podes pedir revisão a essas. Tal como anulam perguntas quando quase toda a gente erra, também anulam quando quase toda a gente acerta (porque em ambas as situações, as perguntas são consideradas não discriminativas). E ainda há mais uns parâmetros para anular perguntas que não conheço muito bem.
Se não é esta a situação das revisões no 1º ano, ainda bem, e por favor diz-me, porque no meu 4º não foi assim (ainda não tive avaliações este ano).
Apesar disto, continuo a achar que as revisões são um ponto positivo desta faculdade, e são o resultado de muitos anos de luta dos alunos (neste formato só existem desde o ano letivo 2016/17).
Mas fico feliz por te teres adaptado tão bem e estares a gostar da FCS 😊
Ainda só tive biocel e arte da medicina, em biocel o panorama tem sido mesmo muito positivo! Eles são muito compreensíveis, eu não costumo pedir revisão mas hoje pedi revisão a 4 perguntas porque para mim não fazia sentido e a coisa boa é que eles respondem a cada pedido de revisão o motivo pelo qual aceitam ou não o anulamento da pergunta, e isso é mais uma fase no processo de aprendizagem mesmo importante. Por essas razões, agradeço imenso e espero que o cenário se mantenha. Só podemos ver as erradas, e a revisão tem sido logo após o teste (só houve uma vez em 7 testes que já fizemos em que não foi, tivemos que ir lá noutro dia sem aulas de propósito e acabei por não usufruir sequer disso ahahah, coincidências da vida).
Btw mas é só em medicina, certo? Disseram-me que os de biomédicas e farmacêuticas não podem. Don't know why. Obrigado, estou a adorar!

• Fabulous

MedFCS-UBI

Membro Veterano
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Medicina - 5º ano
Instituição
FCS-UBI
Ainda só tive biocel e arte da medicina, em biocel o panorama tem sido mesmo muito positivo! Eles são muito compreensíveis, eu não costumo pedir revisão mas hoje pedi revisão a 4 perguntas porque para mim não fazia sentido e a coisa boa é que eles respondem a cada pedido de revisão o motivo pelo qual aceitam ou não o anulamento da pergunta, e isso é mais uma fase no processo de aprendizagem mesmo importante. Por essas razões, agradeço imenso e espero que o cenário se mantenha. Só podemos ver as erradas, e a revisão tem sido logo após o teste (só houve uma vez em 7 testes que já fizemos em que não foi, tivemos que ir lá noutro dia sem aulas de propósito e acabei por não usufruir sequer disso ahahah, coincidências da vida).
Btw mas é só em medicina, certo? Disseram-me que os de biomédicas e farmacêuticas não podem. Don't know why. Obrigado, estou a adorar!
Em biocel efetivamente as coisas estão bem organizadas (e o 1º ano em geral também, porque o Prof. Cláudio é awesome).
Eu acho que em Farmacêuticas também têm exames no MedQuizz, pelo menos alguns. Quanto a Biomédicas não sei.
Não sabia que tinham PEM hoje, como correu? (eu já quase não sei o que se passa com os anos mais novos 😅 honestamente também passo pouco tempo na FCS)

• Fabulous
Reactions: Rodrigo Martins

Rodrigo Martins

Membro Dux
Matrícula
6 Março 2017
Curso
Medicina
Instituição
FCS-UBI
Em biocel efetivamente as coisas estão bem organizadas (e o 1º ano em geral também, porque o Prof. Cláudio é awesome).
Eu acho que em Farmacêuticas também têm exames no MedQuizz, pelo menos alguns. Quanto a Biomédicas não sei.
Não sabia que tinham PEM hoje, como correu? (eu já quase não sei o que se passa com os anos mais novos 😅 honestamente também passo pouco tempo na FCS)
Os PEM's têm sido fáceis! Tenho melhores notas aqui em biocel do que tinha a biologia e geologia no secundário 😂 acho que no geral as pessoas estão a gostar muito, principalmente com o estágio, já estamos a ter aquele contacto com o ambiente hospitalar e está a ser brutal! Os médicos e enfermeiros têm sido mesmo brutais! Explicam tudo, mesmo apesar de sermos só do 1º ano!

• Fabulous