UMinho Medicina - UMinho

Matrícula
7 Dezembro 2016
Curso
Medicina
Instituição
Universidade do Minho
Olá Luís 🙂

Ao entrares este ano no curso, os teus primeiros 3 anos vão ser de ciências básicas e em nada vão diferir do currículo atual. Isto é, tudo se mantém igual no início do teu curso!
Os alunos que entram em 2017, 2018 e 2019, a partir do 4ºano, vão ter os 2 anos de Ciências Clínicas e o ano de Atividade Profissionalizante do MinhoMD. No fundo, o tempo dedicado a estes anos é igual ao que seria antes do MinhoMD, mas vais ter Unidades Curriculares, estrutura, abordagem de aprendizagem e modelo de avaliação diferentes (para melhor 😉 ). No fundo, este será o seu percurso normal, não vais ter necessidade de um período de adaptação nem nada!
Não vais ter o ano inteiro de opcionais, mas atualmente esse ano também não está disponível... Em termos de dissertação de mestrado, a sua entrega e apresentação mantém-se no início do 6ºAno 🙂

Para quem entrar em 2020, vai ter o currículo do MinhoMD desde que ingressa no Ensino Superior!

Esperamos ter ajudado! Qualquer dúvida é só dizer 🙂
Mensagem fundida automaticamente:

Olá!

Não vai deixar de existir dissertação final de Mestrado 🙂
O que acontece é que atualmente temos uma Unidade Curricular dedicada à dissertação, em que temos a entrega e a apresentação da mesma.
No MinhoMD, não vai haver uma UC com a designação "Projeto de Opção - Estágio Final" como atualmente, mas esta parte da dissertação vai passar a ser englobada numa UC diferente!

Olá 🙂

A partir do 4ºAno, em termos de Unidades Curriculares, vai passar a haver UCs com duração sensivelmente trimestral. Como pudeste ver na publicação, a abordagem dos conteúdos vai ser diferente, vai ser praticado o raciocínio em termos de sintomas com que os doentes se apresentam, que é um método muito mais realista e que ajuda muito na estruturação do pensamento!
As residências Hospitalares e nos Cuidados de Saúde Primários (Centros de Saúde...) mantém-se e vais poder ter contacto com os doentes em muitas especialidades médicas!
Os métodos de avaliação vão ter semelhanças e diferenças com os atuais... No fundo, vais ter avaliação teórica com exames no computador no medQuizz e avaliação prática das tuas competências e conhecimentos! Vai haver também mais foco na avaliação formativa, que vai permitir aos alunos perceberem o seu nível de conhecimento e perceberem como devem trabalhar o seu estudo 🙂

Muito obrigada pela resposta! No entanto, apesar de não ter esse ano de opcionais, manter-se-ão os projetos de opção tal como existem no currículo atual, incluindo os que existem a partir do 4 ano?

Estudantes Medicina EM-UM

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2019
Muito obrigada pela resposta! No entanto, apesar de não ter esse ano de opcionais, manter-se-ão os projetos de opção tal como existem no currículo atual, incluindo os que existem a partir do 4 ano?
De nada 😉

O PO1 no 1ºAno mantém-se, assim como o PO2 no 2ºAno. O "PO" associado à dissertação de mestrado no fundo também se mantém. O PO3 (4ºAno) acaba por desaparecer para quem fizer os anos clínicos do novo currículo, mas este era o mais pequeno e só tinha 2 semanas de duração...

• Like
Reactions: luispeixoto922

Ritinha98

Membro Caloiro
Matrícula
11 Agosto 2019
De nada 😉

O PO1 no 1ºAno mantém-se, assim como o PO2 no 2ºAno. O "PO" associado à dissertação de mestrado no fundo também se mantém. O PO3 (4ºAno) acaba por desaparecer para quem fizer os anos clínicos do novo currículo, mas este era o mais pequeno e só tinha 2 semanas de duração...
Mas dessa forma quem entra este ano não fica em desvantagem? Sendo que fica sem o ano de opção E sem o PO do 4º ano? Ou o novo programa vai dar-nos algumas “opções” a partir do 4 ano de modo a compensar?

E outra pergunta sem relação com esta, em medicina na uminho há possibilidade de fazer intercâmbio?
E há contacto com o hospital/clínica em que anos?
Obrigada!

Última edição:

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2019
Mas dessa forma quem entra este ano não fica em desvantagem? Sendo que fica sem o ano de opção E sem o PO do 4º ano? Ou o novo programa vai dar-nos algumas “opções” a partir do 4 ano de modo a compensar?

E outra pergunta sem relação com esta, em medicina na uminho há possibilidade de fazer intercâmbio?
E há contacto com o hospital/clínica em que anos?
Obrigada!
Cara Ritinha98,

Na perspetiva de uma pessoa que já realizou essa unidade curricular não me parece que haja desvantagem tendo em conta a deficiente estruturação da unidade e os constantes pedidos dos atuais alunos para reformulação da mesma. Não haverá, em principio, outras opções a partir do 4ºano para compensar essa perda.

Há possibilidades de realizar intercâmbios e existe um número considerável de colegas que os realizam todos os anos.

Existe contacto com as unidades de saúde essencialmente a partir do 4º ano curricular porém, nos primeiros anos, vais ter contactos pontuais com a clínica tal como já existe (principalmente nos Laboratórios de Aptidões Clinicas).

Viki31

Membro
Matrícula
13 Agosto 2016
Olá, eu estive a ver a calendarização provisória global das UCs do 1°ano no site da ECS-UM ( na parte dos horários), e eu tenho algumas dúvidas sobre o significado de algumas cores.
Sabem o que é que representa o amarelo, o azul escuro, o rosa, o turquesa e o roxo?

Marta162

Membro
Matrícula
18 Julho 2019
Olá, eu estive a ver a calendarização provisória global das UCs do 1°ano no site da ECS-UM ( na parte dos horários), e eu tenho algumas dúvidas sobre o significado de algumas cores.
Sabem o que é que representa o amarelo, o azul escuro, o rosa, o turquesa e o roxo?
A legenda está mais abaixo

Ritinha98

Membro Caloiro
Matrícula
11 Agosto 2019
Alguém me sabe explicar o que é a quota da associação académica (custo de 12€) e se devo ou não aderir?
Outra coisa, alguém me sabe informar sobre como funciona o parque de estacionamento na UM? Fiquei colocada lá :) obrigada!

Viki31

Membro
Matrícula
13 Agosto 2016
Nas matrículas disseram-me que havia um grupo no Facebook para os alunos de medicina, mas eu não encontrei.
Se souberem, podem mandar o link ou dizer o nome da página?
E já agora, quando é que temos acesso aos horários ?

Última edição:

hdf

Membro Veterano
Matrícula
12 Outubro 2016
Curso
Caminhando p/ Enfermagem
Instituição
ESS-IPVC
Alguém me sabe explicar o que é a quota da associação académica (custo de 12€) e se devo ou não aderir?
Outra coisa, alguém me sabe informar sobre como funciona o parque de estacionamento na UM? Fiquei colocada lá :) obrigada!
A quota da associação académica é tu fazeres-te sócia da associação académica. Podes ter descontos em algumas lojas e também adquirir a pulseira para o enterro da gata. No site da AAUM tens lá info das vantagens de seres sócia.
Se deves aderir ou não, só depende de ti. Eu não aderi porque achava que não me traria beneficios. Contudo, não és obrigada a fazer-te sócia agora. Podes sê-lo em qualquer altura do ano 😉
O parque de estacionamento tens de pedir na parte do portal académico, normalmente as inscrições abrem no fim de outubro ou ao longo do mês de novembro (já não me recordo como foi o ano letivo passado).
Mais alguma dúvida que tenhas, estou disponivel para tentar ajudar ☺

Nas matrículas disseram-me que havia uma página de Facebook para os alunos de medicina, mas eu não encontrei.
Se souberem, podem mandar o link ou dizer o nome da página?
Estive a pesquisar e só encontrei a página na comissão do ano passado.
Comissão 18-24

Pode ser que seja um grupo secreto. Se for esse o caso, não o conseguirás encontrar, a não ser que alguém te adicione lá 😉

Última edição:

Marco Esperança

Membro Dux
Matrícula
28 Maio 2017
Curso
Engenharia Informática
Instituição
UMinho
Antes de mais bem-vinda à UMinho! Também fiquei lá colocado este ano em Engenharia Informática.
Quanto à tua questão, segundo o site sou.uminho.pt, tens de fazer o seguinte: "Podes efetuar o pedido de acesso aos parques na tua área pessoal de aluno do Portal Académico, em Secretaria Eletrónica > Parques a partir do dia 12 de setembro".
Espero ter ajudado.

hdf

Membro Veterano
Matrícula
12 Outubro 2016
Curso
Caminhando p/ Enfermagem
Instituição
ESS-IPVC
Antes de mais bem-vinda à UMinho! Também fiquei lá colocado este ano em Engenharia Informática.
Quanto à tua questão, segundo o site sou.uminho.pt, tens de fazer o seguinte: "Podes efetuar o pedido de acesso aos parques na tua área pessoal de aluno do Portal Académico, em Secretaria Eletrónica > Parques a partir do dia 12 de setembro".
Espero ter ajudado.
Ai agora é assim? No meu tempo não era nada disto, ahahahahah 😆 😆 😆

• Haha
Reactions: Marco Esperança
Matrícula
13 Outubro 2016
Curso
Engenharia Informática e Computação
Instituição
FEUP
Olá. Alguém que esteja dentro do assunto pode explicar melhor como funciona o curso em 5 anos? É mesmo possível?

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2019
Olá. Alguém que esteja dentro do assunto pode explicar melhor como funciona o curso em 5 anos? É mesmo possível?
Olá Leonor :),

Sim, vai ser mesmo possível fazer o curso em 5 anos, porém está previsto que quem o quiser fazer terá que ter aprovação por uma comissão da faculdade para o fazer.

Basicamente existe essa possibilidade porque existe um ano apenas de electives, que podes fazer noutro momento sem ser o do previsto no plano de estudos, consoante inscrição prévia claro. Desta forma, se tiveres as electives todas concluídas antes do 5º ano, ano das electives, no final do 4º ano transitas para o 6º ano do curso.

Relembro que podem surgir alterações quando a reforma curricular for implantada, mas espero ter ajudado com a tua dúvida. Se tiveres mais alguma questão é so dizer. ;)

Pj.cvnf

Membro Caloiro
Matrícula
20 Outubro 2019
Ola a todos, Boa Tarde!
Estou a estudar para o exame de acesso medicina UM, e nesse sentido, estou com alguma dificuldade para organizar o estudo... sera que o algum membro do fórum tem apontamentos / questões que me possa facultar para ajudar no estudo ?
Agradeço desde já a vossa disponibilidade..
Obrigado
Pedro Ferreira

L@dyBug

Membro
Matrícula
29 Março 2020
Olá a todos!

Precisava de vossa ajuda😊 No inicio deste ano estive na UM para dar uma espreitadela nos horários (consultei duas semanas diferentes) mas fiquei sem perceber muito bem . Na secretaria disseram-me que as aulas do 3º Ano (Licenciados) é maioritariamente de tarde. Confere? No 4º e 5º é mais manhãs /dia todo? (Sei que o plano vai mudar e que com isso pode mudar alguma coisa, mas era só para ficar com uma ideia se seria viável para mim ou não).Se me pudessem por favor elucidar sobre como funciona .....

Obrigada😉

• Like
Reactions: A.Carvalho

A.Carvalho

Membro
Matrícula
8 Junho 2018
Olá a todos!

Precisava de vossa ajuda😊 No inicio deste ano estive na UM para dar uma espreitadela nos horários (consultei duas semanas diferentes) mas fiquei sem perceber muito bem . Na secretaria disseram-me que as aulas do 3º Ano (Licenciados) é maioritariamente de tarde. Confere? No 4º e 5º é mais manhãs /dia todo? (Sei que o plano vai mudar e que com isso pode mudar alguma coisa, mas era só para ficar com uma ideia se seria viável para mim ou não).Se me pudessem por favor elucidar sobre como funciona .....

Obrigada😉
Boa tarde.
Com o novo programa pensa-se que os horários vão sofrer alterações (começarão às 9 e terminarão às 17).
Mas atualmente os 3 primeiros anos são maioritariamente de tarde, a começar geralmente às 14:30 e a terminar às 19:30. A partir do 4º ano, inclusive, devido às rotações hospitalares terás um horário mais completo (de manhã e de tarde), mas sairás mais cedo.
Qualquer dúvida extra manda-me mensagem que terei todo o prazer em esclarecer-te qualquer questão relativa ao curso de Medicina na Universidade do Minho.

L@dyBug

Membro
Matrícula
29 Março 2020
Boa tarde.
Com o novo programa pensa-se que os horários vão sofrer alterações (começarão às 9 e terminarão às 17).
Mas atualmente os 3 primeiros anos são maioritariamente de tarde, a começar geralmente às 14:30 e a terminar às 19:30. A partir do 4º ano, inclusive, devido às rotações hospitalares terás um horário mais completo (de manhã e de tarde), mas sairás mais cedo.
Qualquer dúvida extra manda-me mensagem que terei todo o prazer em esclarecer-te qualquer questão relativa ao curso de Medicina na Universidade do Minho.
Muito Obrigada 😉

• Like
Reactions: A.Carvalho
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
L Equivalências EMUM (Medicina UMinho) para o ICBAS/FMUP Concursos e Regimes Especiais 8
trizsyko Tranferência de Uminho - MIEI para UTAD - Medicina Veterinária Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
L Não vou conseguir entrar em Medicina Concurso Nacional e Locais - Público 13
B segunda candidatura ao ensino superior medicina Concurso Nacional e Locais - Público 1
Inês Alexandra Medicina Tradicional Chinesa Saúde 4
sergiodanielppinto Medicina Dentária maiores 23 anos Concursos e Regimes Especiais 1
B Curso de Medicina: muitos anos a estudar? Saúde 4
C Como estudar Medicina depois dos 30 Saúde 2
M PNA Medicina Saúde 5
P Equivalências Medicina Concursos e Regimes Especiais 0
É Medicina no estrangeiro Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 4
É Tenho receio de não conseguir entrar em medicina Ensino Secundário 2
M De mestrado a Medicina Veterinária Recursos Naturais 0
M Mudança para Medicina Dentária Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
maria lisboa Maiores de 23 (Medicina Veterinária) Concursos e Regimes Especiais 2
L Equivalências medicina após fazer medicina dentária Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
N Qual a média para estudar MEDICINA no UK e nos EUA? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
J Sou formado em Medicina Dentária mas estou a pensar tirar uma nova licenciatura Ensino Superior 7
S Medicina após Enfermagem Concursos e Regimes Especiais 3
J Tenho chances de entrar em medicina? Candidatos 2020/2021 3
T Prova Ingresso Mat. B Medicina Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
R Estou em Ciências e Tecnologias sem Biologia e Geologia mas quero Medicina Ensino Secundário 5
S Entrar em Medicina Ensino Secundário 5
Q Dúvidas sobre programas para computador exigidos em Medicina Saúde 1
M Média Medicina Coimbra 2020 Candidatos 2020/2021 10
M Ainda há hipóteses de entrar em medicina? Ensino Secundário 1
Teresa_Matos Concurso de medicina/medicina dentária para licenciados ou maiores de 23 Concursos e Regimes Especiais 12
J M23 Acesso Medicina Dentária Egas Moniz Concursos e Regimes Especiais 4
pedroalex02 Sonho de medicina Ensino Secundário 15
J Impossível ir para medicina Ensino Secundário 4
R Concurso especial Medicina Veterinária UTAD Concursos e Regimes Especiais 5
esgueirinhafar2 NOVA Engenharia Química e Bioquímica na FCT e MEDICINA Universidade Nova de Lisboa 2
M Medicina sem média de 18 Ensino Secundário 6
T Ciências Biomédicas dá acesso a Medicina? Saúde 9
I Medicina vs. Veterinária Ciências 1
J Ciências Forenses - Medicina Legal Saúde 2
B Transferências de Medicina Dentária para Medicina Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
Mariacarvalho07 Provas modelo M23 - Medicina Dentária Concursos e Regimes Especiais 0
S [Sou nova no fórum, mas espero que não me ignorem 😅] Não tenho média para medicina e não sei o que seguir Saúde 9
inesvcvaraujo19 Medicina - que universidade escolher? Saúde 5
S Seguir medicina após estudar em humanidades Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
B FMUC Medicina – Vida de estudante na FMUC Universidade de Coimbra 5
SciencesInês Medicina Universidade do Minho ou FMUP? Saúde 1
Sofia122 Possibilidades de acesso a Medicina e equivalências com Enfermagem Saúde 1
Margot Como é a realidade do 1º ano em Medicina? Saúde 15
I Sair de Medicina Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 7
J Tenho um curso superior mas agora pretendo ingressar em medicina Concurso Nacional e Locais - Público 5
S Biomatemática em Medicina Veterinária Recursos Naturais 6
I Medicina Dentária: área a apostar ou uma perda de tempo? Saúde 1
Scorpion9 Medicina vs Engenharia: Estudar no Reino Unido Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 0