UMinho Medicina - UMinho

Bom dia! Desculpem estar a invadir o fórum com a questão do alojamento. O pessoal dos licenciados que foi, em principio, colocado... (incluindo eu) andamos à procura de apartamento ali nas redondezas da Escola de Medicina/Hospital. Algum aluno que saiba de algo, agradecíamos desde já a vossa disponibilidade.

olá! Este ano vou me candidatar a Medicina, sendo que a minha segunda opção será certamente Medicina na U.Minho. Queria saber se algum estudante dessa instituição poderia falar sobre a faculdade de modo a ficar a conhecer melhor a mesma. Obrigada :)

olá! Este ano vou me candidatar a Medicina, sendo que a minha segunda opção será certamente Medicina na U.Minho. Queria saber se algum estudante dessa instituição poderia falar sobre a faculdade de modo a ficar a conhecer melhor a mesma. Obrigada :)
Tens várias informações sobre o curso, sobre a Escola de Medicina e também sobre a Universidade do Minho na primeira página deste tópico. Passa por lá 😉Visita também o site da Escola de Medicina para te informares um pouco melhor sobre o novo plano de estudos do curso, que se altera neste novo ano. Boa sorte para as colocações 🙂

• Like
Reactions: Juliana.m
Olá! Vou-me candidatar ao ensino superior este ano e a Escola de Medicina está no meu top 3! Se algum aluno ou ex-aluno desta instituição me pudesse fornecer os pontos fortes e fracos desta instituição iria ficar eternamente grata!

• Like
Reactions: perceptions
Boa tarde pessoal😊😊
Olhem tenho uma dúvida em relação ao novo plano do Minho, sabem quando vai sair o plano de estudos? Ou sabem alguma coisa em relação a isso?
Obrigada🥰🥰

Boa tarde pessoal😊😊
Olhem tenho uma dúvida em relação ao novo plano do Minho, sabem quando vai sair o plano de estudos? Ou sabem alguma coisa em relação a isso?
Obrigada🥰🥰
Olá!
Aqui tens um artigo sobre o novo currículo. Talvez te responda a algumas dúvidas! O novo currículo da Escola de Medicina da Universidade do Minho: MinhoMD | Uniarea
Em traços gerais, nos dois primeiros anos vais ter uma UC introdutória (o objetivo é a adaptação à escola, contacto com a prática médica e aprendizagem de conceitos fundamentais) e depois as UCs de fundamentos da medicina (que são divididas por módulos, e em que são lecionados de forma integrada conceitos de biologia celular, genética, anatomia, fisiologia, bioquímica, histologia, embriologia, farmacologia, patologia, imunologia, microbiologia... dentro do possível, os modulos estao organizados por sistema/orgão... p.e., se tiveres um módulo sobre sistema digestivo vais dar todos os conceitos sobre a funcionamento normal e a patologia deste sistema (o ensino por sistemas e orgãos já é utilizada no curriculo antigo, o que distingue de outras faculdades, em que as UCs sao de anatomia, fisiologia, etc... em separado)). No 3º, 4º e 5º anos terás as UCs de prática clínica e opcionais, sendo que os créditos das opcionais correspondem a 1 ano inteiro, mas elas podem ser distribuidas pelos 3 anos, intercalando com as clínicas (isto é explicado melhor no link). O 6º ano é profissionalizante como em todas as Escolas Médicas.
Espero que tenham acesso ao plano de estudos em breve! Isto é o que sei e espero não ter dito nenhuma asneira 😁 Boa sorte para a candidatura!

Olá!
Aqui tens um artigo sobre o novo currículo. Talvez te responda a algumas dúvidas! O novo currículo da Escola de Medicina da Universidade do Minho: MinhoMD | Uniarea
Em traços gerais, nos dois primeiros anos vais ter uma UC introdutória (o objetivo é a adaptação à escola, contacto com a prática médica e aprendizagem de conceitos fundamentais) e depois as UCs de fundamentos da medicina (que são divididas por módulos, e em que são lecionados de forma integrada conceitos de biologia celular, genética, anatomia, fisiologia, bioquímica, histologia, embriologia, farmacologia, patologia, imunologia, microbiologia... dentro do possível, os modulos estao organizados por sistema/orgão... p.e., se tiveres um módulo sobre sistema digestivo vais dar todos os conceitos sobre a funcionamento normal e a patologia deste sistema (o ensino por sistemas e orgãos já é utilizada no curriculo antigo, o que distingue de outras faculdades, em que as UCs sao de anatomia, fisiologia, etc... em separado)). No 3º, 4º e 5º anos terás as UCs de prática clínica e opcionais, sendo que os créditos das opcionais correspondem a 1 ano inteiro, mas elas podem ser distribuidas pelos 3 anos, intercalando com as clínicas (isto é explicado melhor no link). O 6º ano é profissionalizante como em todas as Escolas Médicas.
Espero que tenham acesso ao plano de estudos em breve! Isto é o que sei e espero não ter dito nenhuma asneira 😁 Boa sorte para a candidatura!
Olá, obrigada por me responderes e me esclareceres algumas dúvidas!
Também espero que tenhamos acesso em breve ao plano de estudos!
Mais uma vez obrigada😊

Boa tarde,

sabem se existe a possibilidade de para quem é do Porto, realizar os estágios e frequentar os hospitais/centro de saúda do Porto? Ou tem mesmo de ser de Braga?
Obrigada

Boa tarde.
Penso que estágios podes realizar (Projetos de Opção, por exemplo), mas as rotações hospitalares têm de ser em Viana, Guimarães e Braga. Quanto aos centros de saúde penso que também só podem ser na região do Minho, não podendo ser realizados em centros de saúde da área do Porto.

Boa tarde.
Com o novo programa pensa-se que os horários vão sofrer alterações (começarão às 9 e terminarão às 17).
Mas atualmente os 3 primeiros anos são maioritariamente de tarde, a começar geralmente às 14:30 e a terminar às 19:30. A partir do 4º ano, inclusive, devido às rotações hospitalares terás um horário mais completo (de manhã e de tarde), mas sairás mais cedo.
Qualquer dúvida extra manda-me mensagem que terei todo o prazer em esclarecer-te qualquer questão relativa ao curso de Medicina na Universidade do Minho.

Olá.
Alguém a confirmar a situação corrente?

Olá.
Alguém a confirmar a situação corrente?
Sim, para quem entrar este ano, o horário é das 9h às 17h, mas durante a semana podem ter dias livres, ou tardes e manhãs livres, dependendo da semana em questão, porque ao contrário de outras faculdades, aqui os horários são diferentes todas as semanas, mas é sempre à volta do que falei.

• Like
Reactions: PedroBertazzi
Boa tarde,

alguém tem aulas, diapositivos, de fundamentos de Bioquímica, Biologia Celular e Biologia Molecular?
Obrigada

Olá! Alguém que já esteja na UM em medicina pode explicar melhor o ensino por módulos?
Caso não passemos a um exame, temos de repetir todas as fases do módulo?

Olá! Alguém que já esteja na UM em medicina pode explicar melhor o ensino por módulos?
Caso não passemos a um exame, temos de repetir todas as fases do módulo?

Olá, não podes repetir os módulos.Consoante as notas dos módulos é que podes ou não ser aprovado para o exame no final da cadeira, que é o exame que basicamente te vai dar a nota à cadeira. Se chumbares (ou por não obteres aprovação para o exame por causa dos módulos ou por teres negativa neste exame), na EMUM não existe o típico recurso, mas sim uma oral.
Se quiseres saber mais sobre o sistema de classificação (que é algo diferente do típico) podes mandar mensagem, ou mesmo se estiveres qualquer outra dúvida estás à vontade.

• Like
Reactions: Redfoxx_
Olá!! Alguém me poderia explicitar o novo plano de estudos do curso de Medicina da UMinho?