Medicina veterinária: equivalências

Inexpresso

Membro Caloiro
Matrícula
4 Março 2016
Boa tarde!
Tenho 12 anos de experiência profissional em enfermagem e gostaria agora de me licenciar em medicina veterinária de animais de grande porte com especialização em equinos, se possível. Estou completamente desatualizada quanto às candidaturas ao ensino superior e de quais as possibilidades de equivalência na minha situação. Alguém me sabe informar qual a melhor forma de proceder, onde me dirigir e qual a equivalência que posso ter, no meu caso de já profissional de saúde? Obrigada

a fish

(mandem-me ir estudar, sff)
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Boa tarde!
Tenho 12 anos de experiência profissional em enfermagem e gostaria agora de me licenciar em medicina veterinária de animais de grande porte com especialização em equinos, se possível. Estou completamente desatualizada quanto às candidaturas ao ensino superior e de quais as possibilidades de equivalência na minha situação. Alguém me sabe informar qual a melhor forma de proceder, onde me dirigir e qual a equivalência que posso ter, no meu caso de já profissional de saúde? Obrigada
Olá :)
As equivalências são um processo que só tratarás depois de entrar em Medicina Veterinária. Só essa tua futura nova faculdade te poderá dizer exatamente que equivalências terás, mas infelizmente acho que te devo dizer que não serão muitas - os cursos acabam por ser bastante distintos pelo que só poderás, e eventualmente, ter equivalências a cadeiras iniciais e mais generalistas como Estatística, Biologia Celular (mesmo tendo o mesmo nome podem considerar que os conteúdos ou a sua profundidade não são equivalentes) e, além disso, já teres feito essas cadeiras há uns quantos anos não deve pesar a teu favor... Mas é uma questão de depois de entrares veres :)

Podes entrar pelo concurso nacional de acesso repetindo exames nacionais, através de concursos especiais para licenciados, pelo regime de maiores de 23 anos (mas neste caso não podes repetir exames, porque uma condição do M23 é não poderes concorrer pelo concurso nacional de acesso). Tens alguma ideia da faculdade onde queres ir? Pode ser privada, pública...?

M

MafzGomes

Guest
Olá, eu tenho algumas dúvidas dentro deste tópico e não sei se me conseguem responder por aqui ou se tenho de criar outro...
Conclui o 12º ano com média de 13, mas não passei nos exames nacionais para candidatar-me para medicina veterinária.
Tentei fazer os exames para maiores de 23 no ICBAS e só passei a Biologia, "morrendo assim na praia". infelizmente não houve segunda fase e portanto fiquei o ano passado parada.
Este ano estou a optar em fazer os exames nacionais pelo ensino secundário e gostava de saber se existem equivalências para medicina veterinária. Por exemplo se eu entrar em Ciências do meio aquático no ICBAS consigo fazer depois a mudança de curso para medicina veterinária no ano seguinte? há equivalência?
Pensei também em enfermagem veterinária numa outra faculdade mas não sei se há equivalência e se depois no ano seguinte tenho facilidade em mudar de curso no ICBAS ou por exemplo para a UTAD.
Se me poderem dizer outros cursos com equivalência para medicina veterinária agradecia profundamente, pois é o curso ao qual sempre sonhei.

Ines Carvalho Branco

Membro Veterano
Matrícula
29 Setembro 2015
Ola Pessoal =) Se alguém precisar de explicaçoes para o exame de Biologia para maiores de 23 para o curso de veterinaria diga =)

Loira Ninja

Membro Caloiro
Matrícula
19 Junho 2016
Bom dia! Estou no fim do meu secundário e quero candidatar-me a medicina veterinária, no entanto não tenho a certeza se entro e claro que tenho de pensar sempre num plano B!
Disseram-me que engenharia zootécnica seria o curso ideal para por como opção para depois pedir transferência para vet, o problema é que já falei com uma amiga que está em zootécnica em Vila Real e ela disse-me que só abre uma vaga para transferência e é muito difícil entrar... Queria saber se na FMVL há mais vagas e se esse processo é mais fácil, e já agora se acham que há outro curso que não zootécnica que seja mais parecido com veterinária!
Obrigada

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Olá :)
As equivalências são um processo que só tratarás depois de entrar em Medicina Veterinária. Só essa tua futura nova faculdade te poderá dizer exatamente que equivalências terás, mas infelizmente acho que te devo dizer que não serão muitas - os cursos acabam por ser bastante distintos pelo que só poderás, e eventualmente, ter equivalências a cadeiras iniciais e mais generalistas como Estatística, Biologia Celular (mesmo tendo o mesmo nome podem considerar que os conteúdos ou a sua profundidade não são equivalentes) e, além disso, já teres feito essas cadeiras há uns quantos anos não deve pesar a teu favor... Mas é uma questão de depois de entrares veres :)

Podes entrar pelo concurso nacional de acesso repetindo exames nacionais, através de concursos especiais para licenciados, pelo regime de maiores de 23 anos (mas neste caso não podes repetir exames, porque uma condição do M23 é não poderes concorrer pelo concurso nacional de acesso). Tens alguma ideia da faculdade onde queres ir? Pode ser privada, pública...?
Como é que pessoas com mais de 23 anos então concorrem ao ensino superior? não sabia que haviam exceções ao concurso nacional de acesso. Agredeço o esclarecimento :kissingheart::kissingheart:

a fish

(mandem-me ir estudar, sff)
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Como é que pessoas com mais de 23 anos então concorrem ao ensino superior? não sabia que haviam exceções ao concurso nacional de acesso. Agredeço o esclarecimento :kissingheart::kissingheart:
Há um concurso especial para maiores de 23 que não têm condições de concorrer ao concurso geral de acesso. DGES - Maiores de 23 Não se aplica a Medicina.
Para Medicina - porque sei que é uma das tuas preferências - há o concurso especial para licenciados, com 15% de vagas extras "reservadas" a quem já tem uma licenciatura. Literatura sobre o assunto aqui: Acesso a Medicina para Licenciados :kissingheart: :kissingheart:

InesGomes97

Membro Caloiro
Matrícula
14 Julho 2016
Ola! Eu acabei o secundário com média de 14. Quero entrar para veterinária na universidade de lisboa, mas ainda não consegui. Fiquei este ano parada só a repetir as provas de ingresso. Subi bastante mas tenho quase a certeza que nao deve chegar. Existem cursos que eu possa fazer o primeiro ano e depois pedir transferencia para veterinaria? Quais são as condiçoes e como funciona? Muito obrigada! Ja estou mesmo desesperada porque é mesmo o que eu quero e está dificil

luanamillecamps

Membro Caloiro
Matrícula
22 Maio 2017
Olá, o meu nome é Luana e vou acabar o secundário este ano provavelmente com média de 15,5 mais ou menos e não sei se entro no curso de medicina veterinária na universidade de Lisboa e por isso tenho sempre que pensar num plano B... Sei que existe uma maneira que é fazer o primeiro ano num outro curso e dps pedir transferência e portanto gostaria de saber como é que funciona isso das transferências de curso, quais são os cursos com equivalências para veterinária, as vagas, etc
Obrigada

anarita_cs

Membro Caloiro
Matrícula
23 Junho 2017
Olá pessoal, acham que consigo ter mais equivalências para medicina veterinária em enfermagem veterinária ou em engenharia zootécnica?
Obrigada :relaxed:

Sónia Tavares

Membro Caloiro
Matrícula
8 Fevereiro 2018
Boa tarde,
para a semana irei realizar a minha candidatura mas ainda tenho duvidas que me estão a deixar indecisa.
A minha 1ª opção é medicina veterinária no ICBAS, sempre foi. É o curso que pretendo tirar, sem dúvida.
Porém, eu não quero sair da minha região - do Porto -, sendo que só esta universidade tem medicina veterinária no Porto.
Para isso, estou a pensar em concorrer a outros cursos que tenham equivalências com medicina veterinária e pensei em: Bioquimica Faculdade de Ciencias do Porto; Biotecnologia Medicinal ESS; Ciencias Biomedicas Laboratoriais ESS; univerdidade trás dos montes medicina veterinária utad; Biologia Faculdade de Ciências; Farmácia Faculdade do Porto ou Ciências do Meio Aquático no ICBAS.
A minha questão agora é, qual será destes o curso que dá mais equivalências e em 2º lugar, é preferível em ir para um curso da mesma universidade mesmo com poucas equivalências ou ir para outra instituição com mais equivalências? Esta minha questão surge uma vez que não sei se dentro da mesma instituição há uma maior possibilidade de pedir transferência e conseguir.. O que me compensará?

maria_matos

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2018
Bom dia,
Este ano devo candidatar-me ao ensino superior, sendo que a minha primeira opção é medicina veterinária. Como existe sempre o receio de não entrar, preciso de outras alternativas. Assim, gostava de saber quais os melhores cursos a seguir de modo a ter mais equivalências e em que instituição?

Maria MM

Membro Caloiro
Matrícula
22 Fevereiro 2019
olá,
eu sou aluna do 12ºano e queria muito entrar em medicina veterinária mas não vou ter média suficiente para entrar.
Queria saber que cursos de faculdade têm equivalência para eu depois conseguir entrar em medicina veterinária e se eu decidir ir para enfermagem veterenária, depois posso entrar em med. vet. com as notas de enfermagem?
Obrigada :)

aflf

Membro Caloiro
Matrícula
26 Junho 2019
Bom dia, vou candidatar-me pela primeira vez este ano e vou colocar como a minha primeira opção Medicina Veterinária no Porto (ICBAS) mas caso não entre este ano neste curso, pretendo escolher nas restantes opções cursos na Universidade do Porto que me sejam mais fáceis depois pedir a mudança de curso e ter algumas equivalências. Eu fui na semana passado ao ICBAS para saber quais os melhores cursos para este fim e não me ajudaram lá muito, aliás até me deixaram um pouco mais confusa. Alguém sabe quais os melhores cursos para ingressar na Universidade do Porto para mais tarde pedir mudança de curso para Medicina Veterinária?