FMVUL Medicina Veterinária - FMVUL

Ana Carvalho

Membro Caloiro
Matrícula
7 Abril 2015
Boa tarde,
Este ano pretendo candidatar-me ao curso de veterinária. No entanto, gostaria de saber mais sobre a faculdade de veterinária da universidade de Lisboa. Se a qualidade do ensino é boa, como é que são as avaliações, como é que é o ambiente da faculdade, como é que são os professores e quais são as expetativas para saidas do curso.
Obrigada

raquelc

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2015
Boa tarde,
Este ano pretendo candidatar-me ao curso de veterinária. No entanto, gostaria de saber mais sobre a faculdade de veterinária da universidade de Lisboa. Se a qualidade do ensino é boa, como é que são as avaliações, como é que é o ambiente da faculdade, como é que são os professores e quais são as expetativas para saidas do curso.
Obrigada

Olaa!! Eu também me vou candidatar a medicina veterinária este ano!

Qualidade
Penso que a qualidade de ensino e bastante boa e penso que é uma das melhores e mais concorridas em veterinária.

Avaliação
http://www.fmv.ulisboa.pt/_posgrad/index.php?option=com_content&task=view&id=12&Itemid=26 - Se fores aqui vês todas as disciplinas do curso e ao clicares nelas ves também a forma como são avaliadas
http://www.fmv.ulisboa.pt/_secretaria/images/stories/Academica/normal2s1415.pdf - esta foi a epoca de exames do 2º semestre deste ano

Ambiente
Não sei como é o ambiente, fui lá no verão passado e todas as pessoas pareceram muito simpáticas e existem alguns videos no youtube (como por exemplo:
) que podem tambem ajudar a perceber um pouco como é o curso e a opinião dos estudantes.

Saídas
Como deves saber veterinária dá tanto para tratar de animais domésticos, animais de grande porte, selvagens e exóticos como trabalhar na área da alimentação e investigação.
Quanto a expectativas não sei...

Apesar de já ser altura de candidatura espero ter ajudado

rita_st

Membro Caloiro
Matrícula
7 Agosto 2015
Boa tarde,
Gostaria de saber qual a chance de entrar na fmv (lisboa) por mudança de curso? Alguém tem os colocados dos anos anteriores? É que o preço da mudança de curso é muito alto e gostaria de saber se vale a pena candidatar.
Obrigada

SofMar

Membro Caloiro
Matrícula
12 Agosto 2015
Olá, futuros mini-vets (se tudo correr bem)!! ;)
Passei agora para o 2o ano lá na Fac e posso-vos esclarecer algumas coisas: o ambiente é ótimo! Somos todos uma grande família e as praxes são muito leves, ajudamo-nos todos muito uns aos outros. Algumas pessoas que querem mudar de curso até quase que são arrastados, porque sabem que sentem imensas saudades de toda a gente lá.
Quanto ao ensino: preparem-se, porque é MUITO puxado!! Temos mais cadeiras que os outros cursos (no 1o semestre são 8) e a avaliação não é contínua, apenas temos exames no final de semestre, cerca de 10... Há exames teóricos e práticos. Na época de exames, ficamos com 1000 anos em cima e toda a gente pensa em desistir, mas tudo se faz :) conselho: NÃO DEIXEM PARA ÚLTIMA HORA O ESTUDO!
Os professores... Há de tudo, mas no geral são simpáticos... :)
Quanto a saídas profissionais: bem, podes ir para investigação, laboratório ou mesmo exercer em clínica :) podes tratar de animais de grande porte, pequenos animais... :)
Mais alguma dúvida? Boa sorte, gente ;)

raquelc

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2015
Olá, futuros mini-vets (se tudo correr bem)!! ;)
Passei agora para o 2o ano lá na Fac e posso-vos esclarecer algumas coisas: o ambiente é ótimo! Somos todos uma grande família e as praxes são muito leves, ajudamo-nos todos muito uns aos outros. Algumas pessoas que querem mudar de curso até quase que são arrastados, porque sabem que sentem imensas saudades de toda a gente lá.
Quanto ao ensino: preparem-se, porque é MUITO puxado!! Temos mais cadeiras que os outros cursos (no 1o semestre são 8) e a avaliação não é contínua, apenas temos exames no final de semestre, cerca de 10... Há exames teóricos e práticos. Na época de exames, ficamos com 1000 anos em cima e toda a gente pensa em desistir, mas tudo se faz :) conselho: NÃO DEIXEM PARA ÚLTIMA HORA O ESTUDO!
Os professores... Há de tudo, mas no geral são simpáticos... :)
Quanto a saídas profissionais: bem, podes ir para investigação, laboratório ou mesmo exercer em clínica :) podes tratar de animais de grande porte, pequenos animais... :)
Mais alguma dúvida? Boa sorte, gente ;)

Olá SofMar e muito obrigada por esclareceres as nossas dúvidas!!! :)
Tenho algumas dúvidas:
Consigo preencher tudo na matrícula sendo menor de idade?
As praxes começam logo no dia da matrícula? Quanto tempo duram? E quando costumam começar as aulas para o 1° ano?
Os livros são recomendados pelos professores? Convém comprar todos ou só alguns?
Costumam almoçar no refeitório da Universidade de Lisboa?
Já agora gostava de perguntar a tua opinião sobre o 1º ano. Difícil? Os exames orais são muito complicados? Tem-se tempo para praticar desporto? Fizeste algum estágio ou voluntariado?
Mais uma vez obrigada e desculpa por serem tantas perguntas! :)

SofMar

Membro Caloiro
Matrícula
12 Agosto 2015
Olá SofMar e muito obrigada por esclareceres as nossas dúvidas!!! :)
Tenho algumas dúvidas:
Consigo preencher tudo na matrícula sendo menor de idade?
As praxes começam logo no dia da matrícula? Quanto tempo duram? E quando costumam começar as aulas para o 1° ano?
Os livros são recomendados pelos professores? Convém comprar todos ou só alguns?
Costumam almoçar no refeitório da Universidade de Lisboa?
Já agora gostava de perguntar a tua opinião sobre o 1º ano. Difícil? Os exames orais são muito complicados? Tem-se tempo para praticar desporto? Fizeste algum estágio ou voluntariado?
Mais uma vez obrigada e desculpa por serem tantas perguntas! :)

Sim, sim, consegues preencher, penso eu :) não deve haver dificuldades :)
No dia da matrícula, apenas vos damos um "lamiré" do que é a praxe, falamos convosco e num bom ambiente, brincamos convosco... Aquilo que costuma haver é pintar a cara e isso :) na primeira semana, há todos os dias um tema para vocês se mascararem, por assim dizer e há todos os dias praxe; ao longo do ano, há poucas, talvez umas 4-5 Sextas feiras académicas... As aulas do primeiro ano começam uma semana depois das dos outros anos, ou seja, este ano será dia 14!
Os professores recomendam livros, mas o único que é necessário é de Histologia, não é muito caro...
Algumas pessoas costumam almoçar no refeitório, mas muitas almoçam nos bares da fac... Há dois bares, que são muito fixes e têm ótimo ambiente! Há la comida para comprar, mas também muitas pessoas levam comida e aquecem lá nos microondas :)
Sim, o primeiro ano é difícil, no sentido de ficares exausta! Sim, são complicaditos, mas não penses nisso agora. Pensa que tudo se faz :) tem-se tempo para fazer um pouco de tudo, mas o horário é complicado, mas muitas pessoas fazem desporto, não te preocupes! Não, não tive tempo para isso :/
Não te preocupes, mais alguma pergunta dispara :)

raquelc

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2015
Sim, sim, consegues preencher, penso eu :) não deve haver dificuldades :)
No dia da matrícula, apenas vos damos um "lamiré" do que é a praxe, falamos convosco e num bom ambiente, brincamos convosco... Aquilo que costuma haver é pintar a cara e isso :) na primeira semana, há todos os dias um tema para vocês se mascararem, por assim dizer e há todos os dias praxe; ao longo do ano, há poucas, talvez umas 4-5 Sextas feiras académicas... As aulas do primeiro ano começam uma semana depois das dos outros anos, ou seja, este ano será dia 14!
Os professores recomendam livros, mas o único que é necessário é de Histologia, não é muito caro...
Algumas pessoas costumam almoçar no refeitório, mas muitas almoçam nos bares da fac... Há dois bares, que são muito fixes e têm ótimo ambiente! Há la comida para comprar, mas também muitas pessoas levam comida e aquecem lá nos microondas :)
Sim, o primeiro ano é difícil, no sentido de ficares exausta! Sim, são complicaditos, mas não penses nisso agora. Pensa que tudo se faz :) tem-se tempo para fazer um pouco de tudo, mas o horário é complicado, mas muitas pessoas fazem desporto, não te preocupes! Não, não tive tempo para isso :/
Não te preocupes, mais alguma pergunta dispara :)

Obrigada!!! Espero que nos encontremos em Setembro! :)

Loira Ninja

Membro Caloiro
Matrícula
19 Junho 2016
Bom dia! Estou no fim do meu secundário e quero candidatar-me a medicina veterinária, no entanto não tenho a certeza se entro e claro que tenho de pensar sempre num plano B!
Disseram-me que engenharia zootécnica seria o curso ideal para por como opção para depois pedir transferência para vet, o problema é que já falei com uma amiga que está em zootécnica em Vila Real e ela disse-me que só abre uma vaga para transferência e é muito difícil entrar... Queria saber se na FMVL há mais vagas e se esse processo é mais fácil

raquelc

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2015
Bom dia! Estou no fim do meu secundário e quero candidatar-me a medicina veterinária, no entanto não tenho a certeza se entro e claro que tenho de pensar sempre num plano B!
Disseram-me que engenharia zootécnica seria o curso ideal para por como opção para depois pedir transferência para vet, o problema é que já falei com uma amiga que está em zootécnica em Vila Real e ela disse-me que só abre uma vaga para transferência e é muito difícil entrar... Queria saber se na FMVL há mais vagas e se esse processo é mais fácil

Acho que este ano 2015/2016 abriram 2 vagas na FMVUL mas não sei se o processo é fácil ou não...

Isa Góis

Membro
Matrícula
29 Julho 2015
Curso
Eng. do Ambiente
Instituição
ISA - ULisboa
é sempre difícil mas é possível, eu ando no Instituto superior de Agronomia e o curso de engenharia zootecnia cá tem parceria com a FMV-UL os alunos tem ate cadeiras q são lecionadas na FMV mas o problema é que ha sempre imensa gente que quer mudar para veterinária e as vagas são poucas, ou seja tens de ser a melhor das melhores, mas se é o teu sonho vale sempre a pena tentar. mas cuidado com a eng zootecnica, se és uma amante incondicional de animais as vezes torna-se um curso complicado de lidar.

TMOP

Membro Veterano
Matrícula
6 Maio 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Como são os horários na FMV?

Loira Ninja

Membro Caloiro
Matrícula
19 Junho 2016
é sempre difícil mas é possível, eu ando no Instituto superior de Agronomia e o curso de engenharia zootecnia cá tem parceria com a FMV-UL os alunos tem ate cadeiras q são lecionadas na FMV mas o problema é que ha sempre imensa gente que quer mudar para veterinária e as vagas são poucas, ou seja tens de ser a melhor das melhores, mas se é o teu sonho vale sempre a pena tentar. mas cuidado com a eng zootecnica, se és uma amante incondicional de animais as vezes torna-se um curso complicado de lidar.
Antes de mais, obrigada pela tua resposta! Mas tenho uma questão: porque é que dizes que é um curso complicado de lidar?

Mariana_Ferreira_R

Membro Caloiro
Matrícula
3 Junho 2016
Olá a todos, este ano candidatei-me a Medicina Veterinária na Faculdade de Lisboa. Ainda não sei se consigo entrar, mas gostaria que alguém que já lá ande me dissesse como é que são lá as coisas... A carga horária, o convívio, as praxes e saber a experiência de um aluno sobre os pontos altos e baixos do curso...

Obrigada e aguardo respostas :) :)

LilianaSilva

Membro Caloiro
Matrícula
1 Fevereiro 2017
olá, boa noite a todos. Em primeiro lugar espero estar a pedir ajuda no local certo :)
Como podem ver o meu nome é Liliana, tenho 24 e neste momento estou no exército, mas como isto não dura a vida toda eu tenho que tentar optar por fazer algo que dê para a vida.
Veterinária é uma área pela qual tenho interesse e a FMVUL chamou me logo a atenção mas não percebo nada de como me posso inscrever e existem certas disciplinas das quais eu nunca fui muito boa (matemática), não sei se isso pode ser mau para mim ou não mas isso resolve-se se for o caso de ter que ter conhecimentos em matemática!!
Se estiver por ai alguém que me possa ajudar a dar os primeiros passos agradeço :)
Cumprimentos

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @LilianaSilva
Para começar, qual é o teu estado atual em termos de estudos? Secundário concluído?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Boa tarde,
Tenho 12ºano concluído sim :)
Ok, nesse caso tens 2 formas de aceder ao curso:
1) Concurso especial de acesso para maiores de 23 anos. Aqui fazes provas realizadas pela própria instituição para um conjunto de vagas limitadas definidas pela mesma.
Maiores de 23 anos | Uniarea
2) Concurso nacional de acesso, implicando que realizes os exames nacionais pedidos como prova de ingresso. Aqui tens a vantagem de concorrer com o contingente especial para militares em regime de contrato (se te encaixas nesta categoria). Concorrerias apenas contra outros militares por 2,5% das vagas fixadas na 1ª fase de candidaturas. Mais informação aqui:
Candidatos Militares em Regime de Contrato | Uniarea