FMVUL Medicina Veterinária - FMVUL

LilianaSilva

Membro Caloiro
Matrícula
1 Fevereiro 2017
Ok, nesse caso tens 2 formas de aceder ao curso:
1) Concurso especial de acesso para maiores de 23 anos. Aqui fazes provas realizadas pela própria instituição para um conjunto de vagas limitadas definidas pela mesma.
Maiores de 23 anos | Uniarea
2) Concurso nacional de acesso, implicando que realizes os exames nacionais pedidos como prova de ingresso. Aqui tens a vantagem de concorrer com o contingente especial para militares em regime de contrato (se te encaixas nesta categoria). Concorrerias apenas contra outros militares por 2,5% das vagas fixadas na 1ª fase de candidaturas. Mais informação aqui:
Candidatos Militares em Regime de Contrato | Uniarea

Entre estas duas opções tenho que pensar qual será a melhor para mim, obrigada pela ajuda já agora :) Tenho é que arranjar maneira de descobrir aquela questão da matemática, se existe curso pós-laboral ou não, e as propinas que também é importante, no site da FMV não consegui encontrar nada e aqui no forúm também não. O melhor mesmo será um dia tentar ir á secretaria de lá para me informar melhor

andreferreira

Membro Caloiro
Matrícula
7 Junho 2017
Olá, futuros mini-vets (se tudo correr bem)!! ;)
Passei agora para o 2o ano lá na Fac e posso-vos esclarecer algumas coisas: o ambiente é ótimo! Somos todos uma grande família e as praxes são muito leves, ajudamo-nos todos muito uns aos outros. Algumas pessoas que querem mudar de curso até quase que são arrastados, porque sabem que sentem imensas saudades de toda a gente lá.
Quanto ao ensino: preparem-se, porque é MUITO puxado!! Temos mais cadeiras que os outros cursos (no 1o semestre são 8) e a avaliação não é contínua, apenas temos exames no final de semestre, cerca de 10... Há exames teóricos e práticos. Na época de exames, ficamos com 1000 anos em cima e toda a gente pensa em desistir, mas tudo se faz :) conselho: NÃO DEIXEM PARA ÚLTIMA HORA O ESTUDO!
Os professores... Há de tudo, mas no geral são simpáticos... :)
Quanto a saídas profissionais: bem, podes ir para investigação, laboratório ou mesmo exercer em clínica :) podes tratar de animais de grande porte, pequenos animais... :)
Mais alguma dúvida? Boa sorte, gente ;)

Muito Boa tarde,
Eu gostaria de estudar medicina veterinária,mas trabalho por turnos,será que eu consigo fazer o curso ou será possível coordenar com os professores as práticas, alguém que já esteja dentro da área consegue ajudar -me? Muito obrigado

Catas Silva

Membro Caloiro
Matrícula
3 Abril 2018
Olá, gostaria de seguir medicina veterinária, no entanto não sei que universidade escolher. Alguém me pode dar informações sobre MIMV em Lisboa?

Carolina Morgado

Membro Caloiro
Matrícula
16 Junho 2017
Curso
Mestrado Integrado em Medicina Veterinária
Instituição
FMV - ULisboa
Olá, gostaria de seguir medicina veterinária, no entanto não sei que universidade escolher. Alguém me pode dar informações sobre MIMV em Lisboa?

Hello! (Acho que já te respondi noutro post, mas eu respondo aqui tbm)

Ora eu ainda estou no 1ºano, por isso estava nessa posição de indecisão há menos de um ano e também fiz todas essas perguntas aqui! Essa pergunta é um bocadinho geral, mas eu vou dizer as coisas que acho mais importantes:

- Instalações: não é nenhum palácio, como é óbvio, mas tbm não está a cair! Está no meio termo. Até agora os materiais em aulas práticas também são sempre bons, e quanto a isso, não há muita razão de queixa :p

- Ambiente: talvez isto seja o melhor da faculdade! Nós temos um óptimo ambiente entre todos, ajudamos-nos uns aos outros, não há aquelas guerras problemáticas para ver quem são os melhores, partilhamos trabalhos/sebentas, etc! As festas também são boas, enfim, gostamos todos muito de estar ali :)

- Praxe: normalmente este é um tópico que se costuma falar aqui. Na FMV as praxes podem ser consideradas ''muito leves'' em relação com as outras faculdades, para alguns isto é mau, para outros é fantástico (é o meu caso). Ninguém está ali a envergonhar nem a maltratar ninguém! São quase sempre jogos engraçados, atividades que não aleijam nem exigem muito esforço físico (tipo fazer flexões e assim, acho que isso nunca aconteceu), mas, principalmente, são atividades que promovem a união e a amizade entre todos, estes são valores muito respeitados na FMV. Como em todo o lado, são facultativas, e ninguém é posto de lado se não for! Ps: toda a gente pode trajar, mesmo sem ir à praxe.

- Aulas: Como em todo lado, há umas piores, outras melhores, well... apanhamos de tudo um pouco xD

- Animais: Ao contrário do que muita gente pensa, apesar de estarmos na cidade, nós temos muitos animais! Cavalos, um burro, cabras, ovelhas, porcos (às vezes), cães, gatos etc, é uma mini quintinha ahahah podemos ir lá quando queremos, podemos fazer voluntariado para tratar deles, podemos aprender a lidar com os animais que não estamos muito à vontade ainda, é muito giro!

- Localização: um bocado má, a faculdade é na Ajuda, ao lado do Monsanto. Estamos um bocado deslocados do centro, e ali ao lado só há mais 2 faculdades, mas depois é uma questão de hábito.

- Atividades extra: há imensas atividades a que nos podemos juntar, como a Tuna, uns ''núcleos'' da associação de estudantes com muitas finalidades (ex: núcleo de exóticos, núcleo de equídeos, e outros), também podemos ir passear cães e cavalos pela faculdade, equitação, temos muita coisa e pouco tempo, resumindo.

Neste momento não me lembro de mais nada, mais qualquer coisa que queiras saber, pergunta!!

Beijinhos

Última edição:

Inês___Oliveira

Membro Caloiro
Matrícula
15 Fevereiro 2019
Hello! (Acho que já te respondi noutro post, mas eu respondo aqui tbm)

Ora eu ainda estou no 1ºano, por isso estava nessa posição de indecisão há menos de um ano e também fiz todas essas perguntas aqui! Essa pergunta é um bocadinho geral, mas eu vou dizer as coisas que acho mais importantes:

- Instalações: não é nenhum palácio, como é óbvio, mas tbm não está a cair! Está no meio termo. Até agora os materiais em aulas práticas também são sempre bons, e quanto a isso, não há muita razão de queixa :p

- Ambiente: talvez isto seja o melhor da faculdade! Nós temos um óptimo ambiente entre todos, ajudamos-nos uns aos outros, não há aquelas guerras problemáticas para ver quem são os melhores, partilhamos trabalhos/sebentas, etc! As festas também são boas, enfim, gostamos todos muito de estar ali :)

- Praxe: normalmente este é um tópico que se costuma falar aqui. Na FMV as praxes podem ser consideradas ''muito leves'' em relação com as outras faculdades, para alguns isto é mau, para outros é fantástico (é o meu caso). Ninguém está ali a envergonhar nem a maltratar ninguém! São quase sempre jogos engraçados, atividades que não aleijam nem exigem muito esforço físico (tipo fazer flexões e assim, acho que isso nunca aconteceu), mas, principalmente, são atividades que promovem a união e a amizade entre todos, estes são valores muito respeitados na FMV. Como em todo o lado, são facultativas, e ninguém é posto de lado se não for! Ps: toda a gente pode trajar, mesmo sem ir à praxe.

- Aulas: Como em todo lado, há umas piores, outras melhores, well... apanhamos de tudo um pouco xD

- Animais: Ao contrário do que muita gente pensa, apesar de estarmos na cidade, nós temos muitos animais! Cavalos, um burro, cabras, ovelhas, porcos (às vezes), cães, gatos etc, é uma mini quintinha ahahah podemos ir lá quando queremos, podemos fazer voluntariado para tratar deles, podemos aprender a lidar com os animais que não estamos muito à vontade ainda, é muito giro!

- Localização: um bocado má, a faculdade é na Ajuda, ao lado do Monsanto. Estamos um bocado deslocados do centro, e ali ao lado só há mais 2 faculdades, mas depois é uma questão de hábito.

- Atividades extra: há imensas atividades a que nos podemos juntar, como a Tuna, uns ''núcleos'' da associação de estudantes com muitas finalidades (ex: núcleo de exóticos, núcleo de equídeos, e outros), também podemos ir passear cães e cavalos pela faculdade, equitação, temos muita coisa e pouco tempo, resumindo.

Neste momento não me lembro de mais nada, mais qualquer coisa que queiras saber, pergunta!!

Beijinhos
Olá! Eu estou com muitas dúvidas que curso devo seguir: medicina humana ou medicina veterinária. Eu estava bastante inclinada para medicina humana, mais por adorar tudo o que esteja relacionado com o corpo humano, mas sinceramente não sei se me vejo a ser médica de pessoas. E por isso mesmo é que eu também estou inclinada para medicina veterinária, porém tenho algumas dúvidas:
  1. Quais as opções em que eu me posso especializar em mestrado (animais de porte grande e porte pequeno ou animais exóticos, ect)
  2. Qual o momento em que tenho de escolher uma das opções anteriores?
  3. Uma médica veterinária pode atuar em planos de preservação de espécies?

Obrigada pela ajuda,
Espero que te corra tudo bem

Daoao

Membro Caloiro
Matrícula
7 Abril 2019
Olá eu estou no 12º ano e quero seguir medicina veterinária pelo que pretendo candidatar-me à FMV.
Se alguém me pudesse dar algumas informações sobre como funcionam as inscrições, como são as praxes e os primeiros anos de faculdade ficaria muitooo agradecida☺