Olá! :D Tenho andada desaparecida daqui do fórum um bocadinho, por isso pelo imensa desculpa pela resposta muito tardia! Obrigada,
@Alexandra S. por te lembrares de mim haha
Medicina Veterinária no ICBAS é bastante semelhante a Medicina no primeiro semestre, pelo que pude observar. O primeiro semestre é extremamente teórico. De facto, só tens duas cadeiras que podemos dizer estarem diretamente ligadas a Med Vet (Exognósia e Maneio Animal e Etologia). As aulas práticas de Exognósia e Maneio Animal são lecionadas no Centro Clínico e de Investigação Veterinária de Vairão, o que implica uma deslocação do centro da cidade até essas instalações. Estas aulas são lecionadas em turnos (tal como as outras aulas práticas), e tens aulas normalmente semana sim, semana não. As instalações são excelentes, e é promovido o contacto com os animais em tais aulas. Pelo que me pude informar, na UTAD tal contacto é maximizado, mas tal e qual como a nossa professora nos explicou, era muito difícil ter umas instalações semelhantes no meio da cidade. Terás que te deslocar até à estação de metro do Vairão, e infelizmente isso é pago do nosso bolso :/ contudo, o transporte da estação de metro até ao CIVV é assegurado, caso queiras, pela faculdade.
As outras cadeiras são, como mencionado anteriormente, muito semelhantes com as do curso de Medicina, e um pouco teóricas. Química Biológica I e Biofísica são as que achei mais desafiantes. As aulas teóricas destas cadeiras podem parecer confusas, mas as práticas ajudam muito, especialmente a Biofísica! Métodos Quantitativos era uma cadeira que me assustava, muito por ser basicamente Matemática, a disciplina que menos gosto. Contudo, é muito acessível, e tanto as aulas teóricas como as práticas ajudam.
Biologia Celular foi a minha cadeira favorita do primeiro semestre, isto porque é, de facto, algo que me fascina bastante, e que está ligado direta e intimamente ao meu objetivo. É uma cadeira cujas aulas teóricas parecem um pouco desfazadas das práticas no início, uma vez que nas práticas começas a aprender protocolo de laboratório introdutório, mas rápido começas a aplicar os conceitos que vais dando nas teóricas.
Não posso falar muito do segundo semestre, uma vez que devido a uns problemas pessoais tive que voltar para casa, e, por isso, não estou a frequentar ativamente as aulas. Contudo, pelo que tenho visto, no segundo semestre começas mesmo a te integrares mais no que é, de facto, a Medicina Veterinária. É neste semestre que começa a Anatomia Sistemática I, bem como cadeiras mais ligadas à Biologia também, como por exemplo Microbiologia, Fisiologia e Embriologia. Penso que seja a partir daqui que começa a parte mais desafiante, mas também a mais interessante :) No geral, pelo que me apercebi após falar com colegas meus que frequentam a UTAD, o ICBAS é um pouco mais teórico, mas os conhecimentos são muito bem aprofundados e consolidados, algo que gosto bastante. Para além do mais, tens sempre atividades interessantes relativas ao curso, algo que também é muito positivo e dá-te sempre um maior contacto com o curso em si.
E, claro, não podia deixar de mencionar o facto de que os nossos beagles são adoráveis e de que é obrigatória uma visita ao canil para ir depois passeá-los hahah
Espero que tudo te corra pelo melhor, desejando-te a melhor sorte no teu acesso à faculdade e, quem sabe, talvez sejamos colegas em setembro! :D
Se tiveres alguma dúvida ou se quiseres saber de algum pormenor em específico estás completamente à vontade para perguntar :)