Medicina Veterinária

Inês Pina

Membro Caloiro
Matrícula
11 Julho 2019
Mensagens
1
Boa noite. Vou candidatar-me a medicina veterinária e estou indecisa entre a UTAD e Lisboa. Será que alguém me podia dizer os prós e contras de uma e de outra?
 
  • Like
Reactions: Sofiav

Sofiav

Membro
Matrícula
4 Agosto 2016
Mensagens
43
Curso
Medicina Veterinária
Instituição
UTAD
Boa noite. Vou candidatar-me a medicina veterinária e estou indecisa entre a UTAD e Lisboa. Será que alguém me podia dizer os prós e contras de uma e de outra?
Boa noite.
Eu estou a tirar o curso na UTAD.
Prós de estudar lá: tens tudo bastante acessível! O pólo onde decorrem a maioria das aulas, a vacaria e o hospital veterinário (sim, a UTAD tem um hospital veterinário dentro da própria universidade) estão a menos de 5 minutos de distância. Logo no primeiro ano tens aulas de dissecação e aulas com animais, e tens tudo ali à beira! A UTAD tem um programa de voluntariado todos os semestres, onde podes escolher entre cães, equinos e hipoterapia. A maioria dos professores são bons professores, é claro que há sempre exceções, mas é a universidade, é perfeitamente normal. Outra coisa muito boa é que os custos são baixos! Como deves imaginar, em Lisboa, os preços por um quarto ou um apartamento são muito elevados! Não sei de onde és, mas se não fores de Lisboa, garanto-te que poupas imenso. Em Vila Real encontras quartos a pouco mais de 100€, encontras apartamentos a muito bom preço e com boa localização, se a procurar já e tiveres certa de que consegues entrar. Na UTAD também decorrem muitos eventos, como arraiais. Temos uma Associação de Estudantes de Medicina Veterinária, que todos os anos organiza eventos que abordam diversos temas, e organiza também as Jornadas Internacionais de Medicina Veterinária! Eu já fui a algumas palestras e, embora às vezes se fale de temas que só damos mais para a frente, já aprendemos alguma coisa que nos será muito útil no futuro.
Contras de estudar na UTAD: sinceramente, não sei. Posso falar-te dos cadeirões, como anatomia, bioquímica, histologia... posso dizer-te também que é curso difícil, que exige tempo e dedicação (e paciência!). Tens que ter vontade de aprender, vontade de estudar, vontade de lidar com um calendário um pouco pesado (mas que vai ser diferente neste ano que vem, para melhor).

No geral, só ganhas em vir estudar para a UTAD. Eu vou para o 3º ano e o ambiente é muito bom! Aliás, medicina veterinária é dos melhores cursos desta universidade!
Se tiveres alguma questão, não hesites em perguntar, seja aqui seja nas mensagens. Se houver mais alguma coisa que queiras saber, ou algo com mais algum pormenor, estás à vontade!

Deixo aqui o ranking das melhores universidades de medicina veterinária, para que possas ter mais algumas informações: