Medicina vs Engenharia

Goncalocoelho03

Membro Caloiro
Matrícula
28 Junho 2020
Olá! Eu tenho um dilema sobre o curso que devo seguir no futuro, pois estou indeciso entre o curso de medicina e a área das engenharias. Por um lado, eu gostaria de ir para medicina, pois é nesse curso que eu encontro uma enorme componente humana e, acima de tudo, é onde eu consigo estar em contacto com as pessoas e consigo ajudá-las da forma mais direta possível, o que me faz apaixonar por tudo aquilo que a prática deste curso representa. Todavia, antes de exercer medicina, tenho que passar por anos e anos de estudo sobre áreas do saber que, sinceramente, não me cativam. Além disso, eu não gosto nem sou bom a memorizar, componente essa muito necessária para o curso em questão. Por outro lado, adoro tudo o que passa pela matemática e pela física, o que me faz gostar muito da área das engenharias (não sei nenhuma em específico, pois todas me atraem). Todavia, nesses cursos, eu não encontro a componente humana que achamos em medicina.
Por favor, ajudem-me. Estou farto de pesquisar e não sei o que fazer.

Alchofras

Membro Veterano
Matrícula
8 Dezembro 2016
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
FEUP
Se gostas verdadeiramente de física e de matemática, e já percebes que há certas coisas que não gostas em medicina, então parece-me que devias ir para as engenharias.

Sim, é verdade que em medicina existe bastante a componente humana, e que muitas vezes isso distingue um bom de um mau ou menos bom médico, mas nós muitas vezes esquecemo-nos que são pessoas que passaram muitos anos a estudar, que é um curso que não é para qualquer pessoa porque é longo, envolve memorização e muita dedicação, logo acho que quem vai para medicina tem de estar mesmo esclarecido e comprometido.

E um aparte, nós não vivemos uma vida para passá-la a trabalhar: se te dá gratificação ajudar outras pessoas, se gostas desse lado mais humanitário, tens imensas oportunidades, associações, voluntariados onde podes efetivamente fazer a diferença.

• Like
Reactions: Goncalocoelho03

Goncalocoelho03

Membro Caloiro
Matrícula
28 Junho 2020
Posso perguntar que áreas são essas? :)
São áreas como anatomia ou farmacologia, que exigem muita memorização, e que são mais exaustivas.
Mas, lá está, apesar de não gostar da teoria, sei que iria adorar a prática!
Mensagem fundida automaticamente:

Simplesmente sinto-me inspirado ao imaginar o que posso fazer para melhorar o mundo, apesar de saber que nem tudo é um mar de rosas!

Última edição:
  • Like
Reactions: Blasty

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
São áreas como anatomia ou farmacologia, que exigem muita memorização, e que são mais exaustivas.
Mas, lá está, apesar de não gostar da teoria, sei que iria adorar a prática!
Mensagem fundida automaticamente:

Simplesmente sinto-me inspirado ao imaginar o que posso fazer para melhorar o mundo, apesar de saber que nem tudo é um mar de rosas!
Não te vou dizer se deves ir para curso x ou y, porque essa é uma opção que só tu podes tomar obviamente, nem quero convencer-te a escolher medicina só porque é o meu curso. Mas queria só dizer que o facto de não gostares das cadeiras iniciais do curso não quer dizer que não gostes do mesmo e da profissão futura ou que isso seja um impedimento para vires para medicina. Posso dizer-te que também odeio anatomia (e outras coisas 😂), mas isso é apenas uma pequena parte do curso e nunca vais adorar todas as cadeiras independentemente do curso que escolheres.

• Like
Reactions: a fish

Goncalocoelho03

Membro Caloiro
Matrícula
28 Junho 2020
Não te vou dizer se deves ir para curso x ou y, porque essa é uma opção que só tu podes tomar obviamente, nem quero convencer-te a escolher medicina só porque é o meu curso. Mas queria só dizer que o facto de não gostares das cadeiras iniciais do curso não quer dizer que não gostes do mesmo e da profissão futura ou que isso seja um impedimento para vires para medicina. Posso dizer-te que também odeio anatomia (e outras coisas 😂), mas isso é apenas uma pequena parte do curso e nunca vais adorar todas as cadeiras independentemente do curso que escolheres.
Pois, isso é uma grande verdade. Além disso, mais do que gostar do curso, preciso, sobretudo de gostar da profissão!
Obrigado pela ajuda, foi muito importante!!

• Like

a fish

cansada de estar cansada
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Acho sempre piada quando, na decisão entre Medicina e Engenharias, vem o argumento "Medicina é um curso longo". Medicina é um curso programado para 6 anos, os MIs (ou lic+mest) de Engenharia para 5. Mas, não tendo dados objetivos, diria que o número médio (ou mediano...) de anos para concluir Med não é inferior a Engenharia🙄

Eu não gostei de Anatomia nem de Fármaco e sou péssima a decorar por decorar (às vezes tento e dói-me fisicamente, a sério), mas não me safei mal no curso (nem no pós-curso imediato, aka PNA). Tenho vários engenheiros na família e acho as conversas deles sobre trabalho à mesa muito mais aborrecidas do que as minhas 😅 Ser médico é uma profissão bonita, isso é. Acompanhas pessoas em momentos importantes da sua vida e a "boa ação do dia" cai-te no colo como tarefa várias vezes em cada jornada de trabalho. Medicina não garante empregabilidade (Engenharia num sítio reputado talvez?). Há histórias de engenheiros recém-graduados a ganhar muito bem e com condições invejáveis de trabalho (mas será essa a realidade representativa? Não sei); em Medicina, assumindo que consegues tirar especialidade (isso sim já uma assunção algo grande!!!!) não estás mal, mas também é improvável que subas muito e/ou muito rápido a qualidade de vida. Já em termos de flexibilidade de empregos/mudanças de cidades/gestão de horários/teletrabalho, diria que é claro que Engenharia ganha a Medicina.

Última edição:

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Olá! Eu tenho um dilema sobre o curso que devo seguir no futuro, pois estou indeciso entre o curso de medicina e a área das engenharias. Por um lado, eu gostaria de ir para medicina, pois é nesse curso que eu encontro uma enorme componente humana e, acima de tudo, é onde eu consigo estar em contacto com as pessoas e consigo ajudá-las da forma mais direta possível, o que me faz apaixonar por tudo aquilo que a prática deste curso representa. Todavia, antes de exercer medicina, tenho que passar por anos e anos de estudo sobre áreas do saber que, sinceramente, não me cativam. Além disso, eu não gosto nem sou bom a memorizar, componente essa muito necessária para o curso em questão. Por outro lado, adoro tudo o que passa pela matemática e pela física, o que me faz gostar muito da área das engenharias (não sei nenhuma em específico, pois todas me atraem). Todavia, nesses cursos, eu não encontro a componente humana que achamos em medicina.
Por favor, ajudem-me. Estou farto de pesquisar e não sei o que fazer.
Há, de facto, esta diferença muito grande na tal componente humana que mencionaste mas gostaria de introduzir uma ideia pessoal que fica a teu critério de pensares se é melhor ou não porque acaba por ser extremamente pessoal e algo que provavelmente vais conseguir perceber melhor que rumo seguir. Eu, pessoalmente, prefiro mais a componente humana trazida pela engenharia que, como disseste, não é direta (exceto alguns casos) mas é uma componente de esforço coletivo. Engenharia é usar os conhecimentos, não só nossos, mas os conhecimentos da humanidade para engenhar e desenhar soluções que melhorem a vida das pessoas. Estas soluções podem melhorar em diferentes aspetos desde algo que é meramente inconveniente a soluções que reforçam os direitos humanos e a qualidade de vida da população. Como é que podemos levar água potável a certos lugares? Como é que podemos ter um futuro mais sustentável e garantir que as futuras gerações terão condições e ferramentas para viver confortavelmente? Como é que podemos criar infraestrutura para garantir acessos a diferentes lugares (estradas, comboios, metros, bicicletas, autocarros, etc)? Como é que podemos baratear o custo da construção de uma casa para podermos alojar pessoas em zonas desfavorecidas? Como é que tornamos a comunicação entre pessoas mais fácil? Como é que garantimos a privacidade e segurança das populações na internet? Como é que resolvemos o aquecimento global?

O que eu acho fascinante em engenharia é o espírito de criação que vem associado a uma grande componente moral e ética mas que nos deve, ultimamente, dirigir para uma sociedade mais avançada em todos os aspetos.

Não vou estar a mentir, acho que isto não é o pensamento de maior parte dos engenheiros e estudantes de engenharia mas é por estas linhas que eu guio. Em engenharia és normalmente uma peça muito muito muito pequena do puzzle e estás só a tentar encontrar o teu lugar enquanto que em medicina estás a dar apoio direto às pessoas que precisam de ajuda no momento.

Isto tudo para dizer que a componente humana tem muito que se diga mas percebo que quiseste dizer o apoio direito (e semi-instantâneo) à população. Fiz só um pequeno detour na esperança de te dar esta nova perspetiva.

Engenharia também é feita de pessoas e em muitas áreas (nomeadamente médicas) o teu objetivo principal é melhorares diretamente a vida de alguém seja através da conceção de novos dispositivos médicos, desenvolvimento e desenho de próteses e outros equipamentos de biomecânica, gestão hospital, etc. Um hospital também é feito de engenheiros porque médicos ficariam extremamente incapacitados se engenheiros não desenvolvessem aparelhos médicos, redes, infraestrutura e até mesmo medicamentos (há muita engenharia e matemática por trás do desenho de medicação).

Para dar um exemplo muito específico, engenheiros tiveram e têm um papel fundamental nesta pandemia desde coisas como a análise do genoma do vírus (e do desenvolvimento de ferramentas que aceleraram imenso o processo), criação de novos ventiladores, criação de redes logísticas de produção e distribuição das vacinas e outros medicamentos, criação de plataformas de telemedicina para assegurar o cuidado de pacientes à distância (algo que ficou muito mais popular, por questões óbvias) e muitos outros exemplos. Medicina também é feita de engenharia.

Se estás interessado nestas duas áreas e em fazer uso da engenharia na área médica sugiro-te dares uma vista de olhos no curso de Engenharia Biomédica. No Técnico as especializações são:
  1. Perfil de Biomecânica e Dispositivos Biomédicos,
  2. Perfil de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa,
  3. Perfil de Imagiologia, Biossinais e Instrumentação Biomédica e
  4. Perfil de Engenharia Clínica.
Só para terminar, eu estou na área que estou (Cibersegurança) porque existem problemas fundamentais que devem ser resolvidos e infraestruturas que devem ser protegidas a todo o custo porque uma violação é potencialmente catastrófica para milhões de pessoas (por exemplo, ataques à infraestrutura energética de um país). Se o meu contributo para a humanidade for ajudar a garantir a segurança, privacidade e os direitos humanos básicos de todos, posso morrer feliz porque sei que, mesmo indiretamente, ajudei milhares ou milhões de pessoas a não passarem por situações potencialmente perigosas e traumáticas.

Alchofras

Membro Veterano
Matrícula
8 Dezembro 2016
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
FEUP
Acho sempre piada quando, na decisão entre Medicina e Engenharias, vem o argumento "Medicina é um curso longo". Medicina é um curso programado para 6 anos, os MIs (ou lic+mest) de Engenharia para 5. Mas, não tendo dados objetivos, diria que o número médio (ou mediano...) de anos para concluir Med não é inferior a Engenharia🙄

Eu não gostei de Anatomia nem de Fármaco e sou péssima a decorar por decorar (às vezes tento e dói-me fisicamente, a sério), mas não me safei mal no curso (nem no pós-curso imediato, aka PNA). Tenho vários engenheiros na família e acho as conversas deles sobre trabalho à mesa muito mais aborrecidas do que as minhas 😅 Ser médico é uma profissão bonita, isso é. Acompanhas pessoas em momentos importantes da sua vida e a "boa ação do dia" cai-te no colo como tarefa várias vezes em cada jornada de trabalho. Medicina não garante empregabilidade (Engenharia num sítio reputado talvez?). Há histórias de engenheiros recém-graduados a ganhar muito bem e com condições invejáveis de trabalho (mas será essa a realidade representativa? Não sei); em Medicina, assumindo que consegues tirar especialidade (isso sim já uma assunção algo grande!!!!) não estás mal, mas também é improvável que subas muito e/ou muito rápido a qualidade de vida. Já em termos de flexibilidade de empregos/mudanças de cidades/gestão de horários/teletrabalho, diria que é claro que Engenharia ganha a Medicina.
Eu não fiz aquele post com o intuito de o apelar a vir para uma engenharia. É-me totalmente indiferente se vem mais um ou menos um. Se não vier ele, entrará outro, como é óbvio. 😅

Só comentei sobre o que costumo ouvir falar de alunos de medicina. Não sei se é mito ou não, mas há aquela ideia de que têm de estudar mesmo bastante, que envolve muita memorização e que é preciso ter estofo. Mais que em algumas engenharias. Uma pessoa naturalmente inteligente e perspicaz, numa engenharia, faz a maior parte das cadeiras com uma perna atrás das costas. Em medicina, também é assim? (Pergunta honesta)

Goncalocoelho03

Membro Caloiro
Matrícula
28 Junho 2020
Para vos ser sincero, ao ler estas mensagens, o "confronto" entre aqueles que argumentam a favor da medicina e aqueles que argumentam a favor de engenharia é a minha cabeça neste momento. Lá dentro está um fervilhar de ideias, de prós e contras que já duram desde o meu 10.° ano (estou no 12.° ) e que simplesmente não se resolvem. Há argumentos muito fortes neste fórum que me fizeram pensar... Sinto que estou quase a decidir, mas este dilema permanece.
Acho que só depende de mim agora.
Percebi que até posso nem gostar de tudo em medicina, e até posso sofrer um bocado a estudar certas coisas, mas que, no final, quando exercer ou estagiar, tudo compensa (o que me deu um certo alívio e resolveu um pouco os meus receios). Percebi também que, gostando da área da engenharia, afinal consigo ajudar os outros, talvez tanto ou mais que um médico, e que posso associar-me a associações de voluntariado (estes foram os dois argumentos que mais me fizeram pensar).
Talvez, indo para uma área ou outra, gostarei do resultado final, não sei.
Agradeço a disponibilidade de todos. Mais uma vez, foi muito importante, pois agora tenho uma perspetiva diferente que, com certeza, facilitará a minha decisão!
Obrigado

a fish

cansada de estar cansada
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Eu não fiz aquele post com o intuito de o apelar a vir para uma engenharia. É-me totalmente indiferente se vem mais um ou menos um. Se não vier ele, entrará outro, como é óbvio. 😅

Só comentei sobre o que costumo ouvir falar de alunos de medicina. Não sei se é mito ou não, mas há aquela ideia de que têm de estudar mesmo bastante, que envolve muita memorização e que é preciso ter estofo. Mais que em algumas engenharias. Uma pessoa naturalmente inteligente e perspicaz, numa engenharia, faz a maior parte das cadeiras com uma perna atrás das costas. Em medicina, também é assim? (Pergunta honesta)
Anatomia e Bioquímicas à parte... se for só para passar, acho que na prática se faz facilmente. 😅 Pode ser triste ler isto, mas...
E mesmo amigos meus que tinham médias fantásticas obviamente que estudavam q.b. (sobretudo na época de exames, claro), mas não é uma coisa que ficas sem vida e sem tempo para mais nada...

• Like

zorro

Membro
Matrícula
12 Maio 2017
Não considero que o curso de Medicina se faça assim tão facilmente. Existe muito viés, ou seja, muitos alunos que realmente têm facilidade em assimilar as coisas e um método de estudo já bastante satisfatório, mesmo que considerem que não. Lembro-me perfeitamente de nas épocas de exame, claro que poucos são os que realmente acabam por chumbar, mas fica tudo a hibernar.

Agora, penso que depende das faculdades, mas é um curso muito muito muito teórico. Para mim, foi a principal desmotivação.

Já no mercado de trabalho, acho que tens a recompensa se escolheres uma especialidade onde possas ter esse contacto humano (há para todos os gostos). Não sei como é ser engenheiro, mas ser médico, principalmente nos primeiros anos de formação pós graduada, e mais como as coisas estão agora, tens que ter uma dose generosa de sacrifício pessoal (trabalho+internato), mas se vens por gosto fazes tudo na boa :)

• Like
Reactions: a fish