Medicina

Química a mesma coisa. Eu tive Química no 12º e se bem me lembro em todo o 1º ano não falei de absolutamente nada que tenha dado no 12º ano :grin:
Isso é muito bom para quem não teve Química no 12º. :)

Pois espero q não seja muito pesado!! De qualquer forma se depois for necessário peço um livro emprestado a algum colega meu e estudo sozinho, isto se chegar a entrar como é óbvio ahah. Obrigado :D

• Like
Reactions: LFTBAS
E a parte das enzimas? Ou isso não é dado no 1º ano?

Sim, falas nisso em bioquímica e biologia celular e molecular, mas o que se aprende na Biologia 12º é só a tal base para perceberes a funcionalidade e estrutura das enzimas. O que te vai interessar mais saber é que a enzima X liga o substrato Y e os processos que se desencadeiam posteriormente, aí é que a coisa complica xD

• Like
Reactions: Diogo321 and LFTBAS
Pergunta para os alunos de medicina: é necessário, durante o curso, o conhecimento da matéria de biologia de 12º ano ou é perfeitamente dispensável? Pergunto isto pois no início do ano estava indeciso se iria candidatar-me a medicina ou não e escolhi como disciplinas Física e Química, pois estava mais virado para as áreas de engenharia. Sei q o ideal seria ter tido, mas haverá problema para quem não teve a disciplina?
Confirmo tudo o que os meus colegas disseram anteriormente. Não é absolutamente essencial ter Biologia no 12°! Eu tive e acho que me ajudou no estudo, principalmente no 1° ano, mas também conheço pessoas que não tiveram e nem por isso tiveram mais dificuldades... O que elas às vezes faziam era exatamente o que tu disseste: pediam um livro de Biologia do 12° ano a um colega e reviam um pouco da matéria antes das aulas. Os professores (a maioria) partem do princípio que nós não sabemos muita coisa e geralmente explicam até o "básico".
Pois, eu tenho um problema ligeiramente diferente: escolhi Biologia e Psicologia e temo que os conteúdos de Química sejam importantes...
Eu também não tive Química no 12° e não tive qualquer problema :)
Credo! Tanta anatomia (na NMS)... :astonished: :eek: :eek:
A sério que pensas assim? :o Para ser dada toda num semestre, não poderia ser de outra maneira... É um estudo mais "intensivo"! Além disso, são só 3 aulas teóricas de 2h (não obrigatórias) e 2 aulas práticas de 2h (obrigatórias) por semana. Tendo em conta que Anatomia e TCM são as duas cadeiras mais importantes do 1° semestre (SBV e Introdução à Medicina não contam ahah), eu até não acho muito!

A sério que pensas assim? :eek: Para ser dada toda num semestre, não poderia ser de outra maneira... É um estudo mais "intensivo"! Além disso, são só 3 aulas teóricas de 2h (não obrigatórias) e 2 aulas práticas de 2h (obrigatórias) por semana. Tendo em conta que Anatomia e TCM são as duas cadeiras mais importantes do 1° semestre (SBV e Introdução à Medicina não contam ahah), eu até não acho muito!
O que é que significa Anatomia 1,2,3...?

Não sejam totós ao ponto de se guiarem por isto... Muito menos pela média na PNS. Facto: tira melhor nota na PNS quem conseguir decorar melhor um livro e controlar a ansiedade.
O objectivo não é guiar ninguém. É mostrar um documento com algumas informações sobre as faculdades. Vale tanto como as nossas opiniões sobre a nossa faculdade ;)

"Mau ensino da fisiologia no ICBAS" não é uma informação sobre a faculdade, é algo que alguém de Lisboa ouviu alguém do ICBAS que pensava que fisiologia se estudava pelos powerpoints do professor dizer. Aproveitou e pôs, fazia a dele ficar bem na figura. Não levem isto demasiado a sério.
Tbh não sei quem efectivamente fez o documento mas tem lá o nome do representante de cada faculdade. Provavelmente, foi filtrado por ele.
Além disso, eu tive Fisiologia (Fisiologia Geral + Fisiologia Vet que partilha metade da Fisiologia I de Medicina) no ICBAS e de facto o ensino é relativamente fraco. Não sei se entretanto mudou ou não. Mas que é uma queixa frequente da malta que anda do ICBAS é verdade. Pelo menos no meu tempo era!

EDIT: mas que fique bem claro que o objectivo não é denegrir o ICBAS. Tem departamentos fantásticos como o de Anatomia por exemplo. Só estive lá dois anos e faltou-me percorrer muitos departamentos.

Não sejam totós ao ponto de se guiarem por isto... Muito menos pela média na PNS. Facto: tira melhor nota na PNS quem conseguir decorar melhor um livro e controlar a ansiedade.
Mas ter tempo no 6.º ano ajuda, diz lá que não :p
Tbh não sei quem efectivamente fez o documento mas tem lá o nome do representante de cada faculdade. Provavelmente, foi filtrado por ele.
Além disso, eu tive Fisiologia (Fisiologia Geral + Fisiologia Vet que partilha metade da Fisiologia I de Medicina) no ICBAS e de facto o ensino é relativamente fraco. Não sei se entretanto mudou ou não. Mas que é uma queixa frequente da malta que anda do ICBAS é verdade. Pelo menos no meu tempo era!

EDIT: mas que fique bem claro que o objectivo não é denegrir o ICBAS. Tem departamentos fantásticos como o de Anatomia por exemplo. Só estive lá dois anos e faltou-me percorrer muitos departamentos.
Eu assumo que tenha sido o representante local de cada faculdade da revista a dar os pontos fortes e fracos de cada uma, daí estar lá o asterico.
Também não concordo muito com os pontos de vista da minha faculdade - por exemplo, duvido muito que a "excelência" das instalações da minha faculdade seja superior à das outras. Já estive de passagem na FMUP, FML e na UBI e vi coisas boas (da minha faculdade, como é natural, conheço o bom e mau...).
E se a FML tiver "desorganização administrativa" como ponto fraco e, em comparação, isso faça com que a minha seja razoável nesse item... bem, teria muito medo pelos alunos da FML :D - acho mesmo que a desorganização é o pior defeito da FMUC!

Quanto às médias de curso - elas também vão mudando: http://www.fcm.unl.pt/main/alldoc/Candidaturas/Notas_no_Exame_e_Media_de_Curso_2011_a_2013.pdf ;)

Pergunta para os alunos de medicina: é necessário, durante o curso, o conhecimento da matéria de biologia de 12º ano ou é perfeitamente dispensável? Pergunto isto pois no início do ano estava indeciso se iria candidatar-me a medicina ou não e escolhi como disciplinas Física e Química, pois estava mais virado para as áreas de engenharia. Sei q o ideal seria ter tido, mas haverá problema para quem não teve a disciplina?

O que tiveres que dar na universidade, é na universidade que dás. É claro que as opcionais do décimo segundo dão uma ajuda/vantagem, mas nada que te proíba de ingressares em Medicina. A matéria de Biologia que podes vir a dar em Medicina está à volta de Reprodução, Desenvolvimento Embrionário, Regulação da Síntese Proteíca, Mutações e Imunologia.

Pois, eu tenho um problema ligeiramente diferente: escolhi Biologia e Psicologia e temo que os conteúdos de Química sejam importantes...

Não é problema nenhum. Tive Química e é quase dispensável para Medicina. Revê-se reações redox e ácido-base (mas nada de especial); só há uma pequena parte de Química Orgânica em que aprendes a nomear compostos orgânicos, inferir a sua geometria, etc., algo que não sei se é ou não necessário para algumas cadeiras, como Bioquímica ou Farmacologia, por exemplo...

Façam é Erasmus. Duas vezes. Depois é só 19s ou 20s caídos do céu.
Goza, mas a UM não dá para fazer erasmus e é a que, segundo esta fonte, é a que tem pior média... é investigar se é casual ou causal :p

Sim, só por isso excluiria logo a UM. Fora isso, tirando a UBI, vai dar tudo ao mesmo.

Mas se forem espertos vêm para o ICBAS porque a localização é a mais bonita. É importante o ambiente onde vão estar 6 anos e não há nada como sair das aulas e ir ao Palácio de Cristal, ao Piolho, aos jardins novos nos Clérigos ou ali à Santini comer um geladito.

:p

Excluías a escola medica da UM só com base na media de curso? Entao e a media na PNS? Dualidade de critérios, I guess.

Não. Excluía porque não dá para fazer Erasmus.

Estou a borrifar-me para a média de cada escola, e vocês também deveriam estar. O que importa é terem uma média maior que a média da vossa escola, e isso depende de vocês próprios.

Ok sorry, percebi mal. My mistake. Mas sim, sendo assim estou totalmente de acordo contigo.

Não. Excluía porque não dá para fazer Erasmus.

Estou a borrifar-me para a média de cada escola, e vocês também deveriam estar. O que importa é terem uma média maior que a média da vossa escola, e isso depende de vocês próprios.
Caso a tua informação esteja actualizada, acredito que tu ainda te tens que te preocupar com essa média.
Talvez (porque nada neste mundo é certo xD) quem esteja um ano depois de ti não tenha que o fazer, mas tu ainda apanhas a média não ponderada em que vais competir com os belos 17s e 18s dos bestiais alunos das Universidades Alfacinhas.
E sendo tu do ICBAS ainda sofres mais.

-

On another note, tenho pena de só ter descoberto este fórum hoje... Gostava bastante do Exames.Org e só passados anos surgiu uma alternativa viável :p
Esperemos que tenha tempo para vir cá com alguma assiduidade

• Like
Reactions: Nerd and a fish
Eu sei, mas era mais numa de não fazerem disso das notas que andam a tirar noutros sítios uma obsessão. É o que é. O sistema tá mal? Tá.

PS.: Que bom que não há ninguém da UBI para me saltar em cima pelo que disse. ^^
Pois, sem dúvida. Aliás, até pode é ser ainda mais complicado depois conseguir destacar-se de entre o mar de notas altas

Eu sei, mas era mais numa de não fazerem disso das notas que andam a tirar noutros sítios uma obsessão. É o que é. O sistema tá mal? Tá.

P.S.: Que bom que não há ninguém da UBI para me saltar em cima pelo que disse. ^^

Referiste-te à UBI em relação ao erasmus ou a alguma temática que te esqueceste de especificar?

By the way, se te referes a erasmus, na UBI é possível fazer.