Medicina

Rodrigo Martins

Membro Veterano
Matrícula
6 Março 2017
Curso
CT 12º Ano
Nunca houve tanta disparidade nos resultados (até 2013, 2015 aqui). Mas sim, são constantemente os melhores (daí ter reforçado no meu post). E concordo no que dizes que no dia em que o exame mudar, terão ainda mais vantagens. A faculdade tem uma visão muito atual e sólida do que quer.
A UAlg tem um PBL interessante, embora não ache (dentro da minha ignorância) que fará mais impacto além do que já tem agora...

100% verdade, basta ver o excel que há das escolhas deste ano... E anos como este em que há 6 100% e umas boas centenas de >90%, as especialidades mais atrativas foram logo. Não fossem 21 especialidades estarem esgotadas logo no fim da primeira semana.

Não deixa de ser curioso que mesmo assim aconselhas, em 3, 2 escolas clássicas. Porquê?

Penso que é ainda importante referir que a boa parte das escolas médicas alteraram recentemente o plano de estudos e ainda não se sabe os resultados dessas alterações. Um exemplo disso é a FCM que foi tendo uma alteração gradual e só este ano haverão os primeiros resultados com o novo plano curricular. Não sei se também é o mesmo caso para a FMUP e ICBAS. A FMUC alterou há 2 anos mas mesmo assim continuam com um 6.º muito puxado (que a meu ver afeta as notas do Harrison).

Já agora, qual a tua opinião da importância da prática clínica vs bases teóricas no plano curricular? (além do rácio tutor-aluno)
Hey! Sabes se a fmuc continua com com o mesmo plano curricular que faz o 6* ano ser tão difícil?

a fish

(mandem-me ir estudar, sff)
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Hey! Sabes se a fmuc continua com com o mesmo plano curricular que faz o 6* ano ser tão difícil?
não mudou nada de significativo desde a reforma curricular que o @fraser já tinha mencionado. O nosso 6.º ano, além de estágio (supostamente 25h/semana) e trabalho final aka tese (mais pesado do que outras faculdades, creio), tem algumas aulas (em relação com o estágio) e testezinhos e até uma oral (em Cirurgia - rotação em que 50% dos alunos faz fora da FMUC, para escapar a estas coisas). Enquanto em algumas faculdades o ano letivo em geral acaba mais cedo e chega-me aos ouvidos que dá para fazer maroscas em erasmus de sobrepor estágios e acabar os estágios em janeiro (???), o nosso estágio acaba a meio de julho (se no verão de 5.º ano prescindires das férias para lá encaixares uma rotação do estágio, dá para acabar o 6.º ano a meio de maio).
acho que a resposta curta é, portanto, sim, seja lá porque razão perguntas :p
o sistema de acesso está de tal maneira distorcidamente competitivo que o melhor é um 6.º ano em que se faça o menos possível de prática para se poder ter mais tempo de ir estudar a teoria para o exame....

Rodrigo Martins

Membro Veterano
Matrícula
6 Março 2017
Curso
CT 12º Ano
não mudou nada de significativo desde a reforma curricular que o @fraser já tinha mencionado. O nosso 6.º ano, além de estágio (supostamente 25h/semana) e trabalho final aka tese (mais pesado do que outras faculdades, creio), tem algumas aulas (em relação com o estágio) e testezinhos e até uma oral (em Cirurgia - rotação em que 50% dos alunos faz fora da FMUC, para escapar a estas coisas). Enquanto em algumas faculdades o ano letivo em geral acaba mais cedo e chega-me aos ouvidos que dá para fazer maroscas em erasmus de sobrepor estágios e acabar os estágios em janeiro (???), o nosso estágio acaba a meio de julho (se no verão de 5.º ano prescindires das férias para lá encaixares uma rotação do estágio, dá para acabar o 6.º ano a meio de maio).
acho que a resposta curta é, portanto, sim, seja lá porque razão perguntas :p
o sistema de acesso está de tal maneira distorcidamente competitivo que o melhor é um 6.º ano em que se faça o menos possível de prática para se poder ter mais tempo de ir estudar a teoria para o exame....
Muito obrigado, fiquei esclarecido! :D

Laurafcosta_97

Membro Caloiro
Matrícula
18 Agosto 2018
olá!

Vi que a faculdade do Porto tem um mestrado chamado medicina legal. alguém sabe para que lado esse mestrado é mais virado, se para o lado biologico e da ciencia ou se para o lado direito? Achei interessante mas não encontrei muita informação sobre isso

Rodrigo Martins

Membro Veterano
Matrícula
6 Março 2017
Curso
CT 12º Ano
Acham que faz diferença fazer o curso num hospital grande relativamente a um menor? Por exemplo no caso de medicina no Minho e em Coimbra. Acham que isso faz diferença relativamente aos casos que aparecem? Ou isso apenas é importante/significativo no ano comum? Acham que é um fator a não ter em conta na escolha da universidade? Desde já obrigado :)

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Acham que faz diferença fazer o curso num hospital grande relativamente a um menor? Por exemplo no caso de medicina no Minho e em Coimbra. Acham que isso faz diferença relativamente aos casos que aparecem? Ou isso apenas é importante/significativo no ano comum? Acham que é um fator a não ter em conta na escolha da universidade? Desde já obrigado :)
Eu penso que não seja um fator preponderante na tua formação. Aliás, durante o curso, e depois de o fazeres, passas por diferentes hospitais, centros de saúde, etc etc.
Anyway, nada melhor do que ouvir a opinião dos colegas mais velhos, porque eles sim já passaram pela experiência real, eu ainda não. ;)

• Like
Reactions: Rodrigo Martins

Rodrigo Martins

Membro Veterano
Matrícula
6 Março 2017
Curso
CT 12º Ano
Eu penso que não seja um fator preponderante na tua formação. Aliás, durante o curso, e depois de o fazeres, passas por diferentes hospitais, centros de saúde, etc etc.
Anyway, nada melhor do que ouvir a opinião dos colegas mais velhos, porque eles sim já passaram pela experiência real, eu ainda não. ;)
Obrigado! 😁

• Like
Reactions: Sofia C.

lckk

Membro Dux
Matrícula
19 Junho 2015
Exitem prós e contras em cada uma das opções. Generalizando!
Hospitais grandes = possivelmente algum caso mais raro, saturação de todas as oportunidades para aprenderes e realizares gestos práticos
Hospitais mais pequenos = mais oportunidades, menos saturação dos profissionais etc...

Dou-te o exemplo, os primeiros hospitais a fechar no ano de IAC são hospitais periféricos de Lisboa. Os grandes hospitais de Lisboa fecham mais no fim da lista (mesmo assim, à frente dos do interior "isolado").

Mas fazer o curso numa faculdade associada a um hospital grande não significa que faças tudo nesses hospitais (FMUL e NMS rodam muito por todos os hospitais, Coimbra faz tudo em Coimbra em princípio; o resto não sei).

Rodrigo Martins

Membro Veterano
Matrícula
6 Março 2017
Curso
CT 12º Ano
Exitem prós e contras em cada uma das opções. Generalizando!
Hospitais grandes = possivelmente algum caso mais raro, saturação de todas as oportunidades para aprenderes e realizares gestos práticos
Hospitais mais pequenos = mais oportunidades, menos saturação dos profissionais etc...

Dou-te o exemplo, os primeiros hospitais a fechar no ano de IAC são hospitais periféricos de Lisboa. Os grandes hospitais de Lisboa fecham mais no fim da lista (mesmo assim, à frente dos do interior "isolado").

Mas fazer o curso numa faculdade associada a um hospital grande não significa que faças tudo nesses hospitais (FMUL e NMS rodam muito por todos os hospitais, Coimbra faz tudo em Coimbra em princípio; o resto não sei).
Pois, também existe esse aspeto. Muito obrigado pela ajuda! :D

Dirod7

Membro Veterano
Matrícula
18 Julho 2016
Boas, alguém que me explique em poucas palavras o percurso para ser psiquiatra, nomeadamente duração e "ramos" de especialização?

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Boas, alguém que me explique em poucas palavras o percurso para ser psiquiatra, nomeadamente duração e "ramos" de especialização?
1º: concluir o Mestrado Integrado em Medicina (6 anos).
Depois da sua conclusão e fazeres o exame para a especialidade, tens o ano comum/formação geral.
No ano seguinte, inicias a especialidade.
Psiquiatria tem a duração de 5 anos. No total, são 12 anos até seres psiquiatra (6 anos de curso + ano comum + 5 anos de psiquiatria).
Com ramos de "especialização" queres dizer aqueles médicos que só investigam/estudam e tratam doentes com um determinado tipo de patologia, certo? Aí não sei como funciona especificamente, mas deve ser resultante do trabalho desenvolvido por eles ao longo da carreira, que lhes permite afunilar só para uma determinada área específica da especialidade.

Dirod7

Membro Veterano
Matrícula
18 Julho 2016
1º: concluir o Mestrado Integrado em Medicina (6 anos).
Depois da sua conclusão e fazeres o exame para a especialidade, tens o ano comum/formação geral.
No ano seguinte, inicias a especialidade.
Psiquiatria tem a duração de 5 anos. No total, são 12 anos até seres psiquiatra (6 anos de curso + ano comum + 5 anos de psiquiatria).
Com ramos de "especialização" queres dizer aqueles médicos que só investigam/estudam e tratam doentes com um determinado tipo de patologia, certo? Aí não sei como funciona especificamente, mas deve ser resultante do trabalho desenvolvido por eles ao longo da carreira, que lhes permite afunilar só para uma determinada área específica da especialidade.
Exatamente. Ramos de especialização, como por exemplo em transtornos de ansiedade (pânico, ansiedade generalizada, toc, fobia social), depressão, psicoses, obsessões. Obrigado pela breve explicação ;)

Afns91

Membro Caloiro
Matrícula
10 Fevereiro 2019
Instituição
FDUP
Olá pessoal!
Alguém me pode esclarecer uma dúvida?
Reparei que na UM existe o percurso alternativo para quem ingressa em medicina pelo concurso especial para licenciado, ou seja, inicia o curso no 3 ano. A dúvida que me ficou foi sendo medicina um curso com 360 ects, a que é que correspondem os 120 ects relativos ao 1 e 2 ano do curso, isto é, como é que se processa em termos de cálculo da média final do curso?

Inêsfc

Membro Caloiro
Matrícula
10 Fevereiro 2018
Curso
Ciências e Tecnologias -12° ano
Olá! Sou aluna do 12o ano de Ciencias e Tecnologias e sempre quis ir para Medicina, no entanto nao tenho a certeza se consigo entrar este ano. Disseram-me que valia a pena concorrer a Medicina Dentária e no fim do primeiro ano concorrer de novo a Medicina, uma vez que os curso têm bastantes cadeiras em comum no primeiro ano. Alguém me pode explicar melhor no que consiste este processo? Se entrar em Medicina no ano seguinte posso não fazer algumas cadeiras por já as ter feito em Medicina dentária? E como é que concorro de novo? Uso os mesmos exames?
Obrigada pela atenção!

Rodrigo Martins

Membro Veterano
Matrícula
6 Março 2017
Curso
CT 12º Ano
Olá! Sou aluna do 12o ano de Ciencias e Tecnologias e sempre quis ir para Medicina, no entanto nao tenho a certeza se consigo entrar este ano. Disseram-me que valia a pena concorrer a Medicina Dentária e no fim do primeiro ano concorrer de novo a Medicina, uma vez que os curso têm bastantes cadeiras em comum no primeiro ano. Alguém me pode explicar melhor no que consiste este processo? Se entrar em Medicina no ano seguinte posso não fazer algumas cadeiras por já as ter feito em Medicina dentária? E como é que concorro de novo? Uso os mesmos exames?
Obrigada pela atenção!
Cuidado que para entrares no próximo ano tens que ter média para isso, lembra-te de melhorar os exames nacionais. :)

amarga

Membro Veterano
Matrícula
30 Junho 2018
Obrigada pela atenção!
Primeiro: calma, este ano vais fazer exame de matemática e também podes melhorar a nota dos exames de 11º por isso nem tudo está perdido!
Segundo: não percebo muito disso, mas acho que as equivalências que são dadas podem depender do ano (?), é, é melhor que alguém que perceba disto explique melhor, mas acho que basicamente é isso que disseste.
O processo de candidatura acho que é igual, podes usar os mesmos exames ou então repetir para melhorar notas (o que é mais comum).

Eu estou na mesma situação... vou fazer o exame de matemática e repetir o de fq, mas se as coisas não correm bem também vou arranjar um curso em alternativa para depois voltar a tentar. Mega boa sorte!

• Like

MedDreamer

Membro Dux
Matrícula
24 Julho 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Se entrar em Medicina no ano seguinte posso não fazer algumas cadeiras por já as ter feito em Medicina dentária? E como é que concorro de novo? Uso os mesmos exames?
Olá! :)

De facto medicina dentária é o curso que te permitirá ter mais equivalências para o primeiro ano. Vou tentar responder às tuas perguntas, mas a @Sofia C. é que é a entendida no assunto!

*Se tiveres equivalência a uma cadeira podes optar por não a fazer, sim. Mas imagina que a nota que tiveste em medicina dentária não te agrada: podes sempre refazer a cadeira em medicina! (imo aproveita as equivalências, toda a ajuda é necessária 😅)
*Não há transferência para medicina por isso tens de te inscrever pelo concurso normal.
*Se os teus exames ainda forem válidos podes usá-los.

Boa sogte!

• Like

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
*Se tiveres equivalência a uma cadeira podes optar por não a fazer, sim. Mas imagina que a nota que tiveste em medicina dentária não te agrada: podes sempre refazer a cadeira em medicina! (imo aproveita as equivalências, toda a ajuda é necessária 😅)
*Não há transferência para medicina por isso tens de te inscrever pelo concurso normal.
*Se os teus exames ainda forem válidos podes usá-los.
Basicamente é isso. As equivalências dependem entre que faculdades estamos a falar, mas geralmente Medicina Dentária é um dos cursos, se não, o curso em que trazem mais equivalências para Medicina. Há quem até vem com anatomia feita.. Mas pronto, muita gente também esquiva-se de fazer essas cadeiras mais chatas para repetir exames nacionais, durante esse ano em MD, e depois não acumulam grande coisa de equivalências. Há cadeiras em Medicina que dão equivalência juntando 1 ou mais cadeiras de outros cursos. Por exemplo: BMC em Medicina, consegui equivalência juntando as cadeiras de Biologia Celular e de Biologia Molecular de outro curso. É uma questão de comparar programas e falar com colegas mais velhos que já tenham passado por isto na faculdade em que pretendes entrar, @Inêsfc . Para a FMUL, aqui tens o plano de estudos e do lado direito tens os conteúdos programáticos por ano: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa | Plano Curricular MIM (para efeitos de pedidos de creditações)

Foi de propósito? Não aguengto HAHAHAHA 🤣

Matrícula
7 Dezembro 2016
Curso
Medicina Dentária
Instituição
FMDUL
Obrigada pela atenção!
Olá!
Este ano entrei em Medicina Dentária com o objetivo de continuar a concorrer para Medicina.
Como já te explicaram, caso entres em MD tens de repetir os exames nacionais para aumentar a tua média e, posteriormente, concorrer de novo pelo concurso nacional (outra opção é entrares passado uns anos pelo concurso especial para licenciados).
As equivalências podem variar de ano a ano. Este ano, se não estou em erro, os que estiveram em Medicina Dentária na FMDUL tiveram equivalência na FMUL a BCM, Bioquímica, Anatomia e Histologia e a mais algumas cadeiras menos significantes. Na Nova só deram equivalência ao módulo de TCM (BCM + histologia), 1 opcional e outra cadeira com menos créditos.

Ah! E não te esqueças que os exames só são válidos durante 3 anos a contar com o ano em que os realizaste.