Medicina

Inêsfc

Membro Caloiro
Matrícula
10 Fevereiro 2018
Curso
Ciências e Tecnologias -12° ano
77777
Olá!
Este ano entrei em Medicina Dentária com o objetivo de continuar a concorrer para Medicina.
Como já te explicaram, caso entres em MD tens de repetir os exames nacionais para aumentar a tua média e, posteriormente, concorrer de novo pelo concurso nacional (outra opção é entrares passado uns anos pelo concurso especial para licenciados).
As equivalências podem variar de ano a ano. Este ano, se não estou em erro, os que estiveram em Medicina Dentária na FMDUL tiveram equivalência na FMUL a BCM, Bioquímica, Anatomia e Histologia e a mais algumas cadeiras menos significantes. Na Nova só deram equivalência ao módulo de TCM (BCM + histologia), 1 opcional e outra cadeira com menos créditos.

Ah! E não te esqueças que os exames só são válidos durante 3 anos a contar com o ano em que os realizaste.
Obrigada pela resposta! Eu tenho estado a analisar as médias de Medicina nos ultimos anos e pelo que vi estão a diminuir. Caso eu repita os exames e estes não aumentem, posso recorrer aos que fiz no presente ano?

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Caso eu repita os exames e estes não aumentem, posso recorrer aos que fiz no presente ano?
Enquanto forem válidos, os exames que usas para concorrer são sempre aqueles em que tens melhores notas, por isso, se não melhorares ficam as notas anteriores.

• Like
Reactions: Inêsfc

Celaena

Membro Caloiro
Matrícula
29 Agosto 2018
Olá :) Estudo medicina na fmuc e este ano vou acabar o 2º ano. No entanto, estava a pensar em candidatar-me para o porto este ano. Em relação a equivalências alguém sabe como funcionam no ICBAS e na FMUP, se dão ou não muitas equivalências a alguém que venha de outra faculdade de medicina, neste caso da FMUC? Será possível, conseguir inscrever-me no 3º ano, mesmo que não me dêem equivalência em todas as cadeiras do 1º ano ou do 2º? Obrigada

mags92

Membro Veterano
Matrícula
17 Março 2016
Curso
Mestrado Integrado em Medicina
Instituição
ICBAS-UP
Olá :) Estudo medicina na fmuc e este ano vou acabar o 2º ano. No entanto, estava a pensar em candidatar-me para o porto este ano. Em relação a equivalências alguém sabe como funcionam no ICBAS e na FMUP, se dão ou não muitas equivalências a alguém que venha de outra faculdade de medicina, neste caso da FMUC? Será possível, conseguir inscrever-me no 3º ano, mesmo que não me dêem equivalência em todas as cadeiras do 1º ano ou do 2º? Obrigada
No ICBAS eles costumam ser simpáticos com as equivalências, mas como o plano curricular mudou este ano, não te consigo dizer com certeza absoluta que já conseguias fazer cadeiras de 3º ano, mas penso que em princípio sim! :)

Clara Campos

Membro
Matrícula
9 Fevereiro 2017
Curso
Ciências e Tecnologias (12º)
Olá! Pretendo candidatar-me a medicina este ano, no entanto não sei se consigo entrar. Tenho duas opções se não entrar: ou entro num outro curso ou fico um ano a fazer melhorias.
O que vocês acham melhor e mais "sensato"?
Gostava mesmo da vossa opinião, estou um bocadinho perdida 😊

• Like
Reactions: amarga
Matrícula
7 Dezembro 2016
Curso
Medicina Dentária
Instituição
FMDUL
Olá! Pretendo candidatar-me a medicina este ano, no entanto não sei se consigo entrar. Tenho duas opções se não entrar: ou entro num outro curso ou fico um ano a fazer melhorias.
Isso só depende de ti.
Conheço pessoas que ficaram um ano a fazer melhorias e conseguiram, outras que entraram noutro curso e também conseguiram :)
É uma questão de pesares os prós e contras para ti, eu pessoalmente escolhi entrar noutro curso para não me sentir tão perdida e também pelo facto de poder ir fazendo equivalências e, assim, não ter a sensação de ter sido um ano completamente “perdido”.
Se escolheres ir para outro curso reflete bem sobre essa decisão, tenta escolher um no qual até penses que podes vir a gostar (conheço muita gente que queria medicina e acabou por se apaixonar por medicina dentária, por exemplo).

Bea99

Membro
Matrícula
22 Setembro 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
O que é "melhor e mais sensato" cabe-te a ti decidir. Eu passei pela mesma situação e ao contrário da outra resposta que já te deram, fiquei o ano 'parada' para repetir exames e como podes ver correu tudo às mil maravilhas 😝 Mas tu é que tens de pensar em qual das hipóteses te ias sentir mais confiante e feliz com a tua decisão. De qualquer das formas, pensa sempre que não vais ser a última pessoa com este 'problema' e há sempre maneira de chegar onde queremos. Qualquer pergunta ou curiosidade que tenhas podes mandar mensagem, terei todo o gosto em tentar ajudar 😘

• Like
Reactions: Clara Campos

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Como foi dito acima, tudo pode acontecer. Não há escolha melhor nem pior. Há prós e contras nos dois lados da moeda, portanto, é refletires contigo própria e chegares a uma conclusão.

Tal como a @Cátia Páscoa , sempre soube que nunca conseguiria aguentar um ano parada, só a preparar-me para um único momento de avaliação. Era uma ansiedade prolongada no tempo, que dificilmente suportaria. No entanto, conheço quem o tenha feito e conseguiu, e also quem o fez e não conseguiu. Há de tudo.

Ir para outro curso permitiu-me habituar ao ritmo exigente da universidade, obter equivalências, que hoje são cadeiras já feitas em Medicina, e como já passava o ano letivo a estudar e a ter momentos de avaliação na universidade, quando chegava a altura dos exames nacionais, não estava assim tão stressada, porque era mais um desafio que tinha de ultrapassar, de preferência, com sucesso ;)

Nunca tive de pensar muito entre ir para a universidade ou ficar parada, nessa situação, porque simplesmente sabia automaticamente qual seria a opção que me deixaria mais confortável psicologicamente.

Daniela Duarte

Membro Caloiro
Matrícula
13 Julho 2018
Boa noite! Sou da FMUL. O semestre passado apesar de ter realizado a avaliação contínua de Bioquímica e de Anatomia, não realizei o exame final de Módulo II. Se eu para o ano quiser voltar a refazer a avaliação contínua apenas de Anatomia para estar melhor preparada para o exame, poderei fazê-lo sem que me desça a nota, ou seja, se me voltar a inscrever a Anatomia e refizer o 1º semestre a esta cadeira e obter pior nota do que a que tive este ano essa será a minha nota definitiva ou ficarei com a melhor nota entre as duas?

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Olá! Acham que uma média de 17.3/17.4 é suficiente para entrar nos Açores no ciclo básico de medicina?
Olá Beatriz,

É muito difícil prever a situação das médias para Medicina, ainda mais, antes de ocorrerem os exames nacionais deste ano, que podem também, dentro de vários fatores, influenciar esses valores. Essa média já foi suficiente para entrar nuns anos, noutros nem por isso. É esperar pra ver.
Boa sorte!!

lmmp

Membro Caloiro
Matrícula
31 Março 2019
Bom dia,

Estou neste momento no 5º ano de Medicina. Adoro o meu curso e quero ser médica, sem qualquer margem para dúvida. No entanto sempre tive uma gama de interesses muito vasta, gostei sempre muito de matemática, física e tecnologias e sempre senti alguma falta disso durante o percurso até agora. Estou a ponderar candidatar-me a Engenharia Biomédica no IST, portanto. A dúvida aqui é, será possível conciliar estes dois cursos ao mesmo tempo (sem prejudicar nenhum)? E mais tarde, durante o internato (IAC e especialidade) que coincidiria ainda com alguns anos do curso de MEBiom? Em termos de frequência das aulas, etc.

Obrigada!

Alice21516

Membro Caloiro
Matrícula
12 Março 2019
Olá! Gostaria de saber se é possível estar em medicina dentária numa privada e depois concorrer para o concurso nacional para medicina numa publica por exemplo a UBI..

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Alice21516
Olá! Gostaria de saber se é possível estar em medicina dentária numa privada e depois concorrer para o concurso nacional para medicina numa publica por exemplo a UBI..
Sim, são candidaturas independentes.

eva09

Membro Caloiro
Matrícula
3 Abril 2019
Olá! Alguém sabe quantos anos um medico pediatra estuda? Se são os 6 anos mais a especialização ou so sao 6 anos?