Medicina

Desde há uns anos que a FMUL quer o curso em Inglês ou pelo menos uma percentagem. E não é para propina de 10 000€ internacional, mas mais de topo do topo de Angola e Macau...
Aulas em inglês no ensino superior português devia ser um não assunto nesta altura do campeonato. Obviamente garantindo que os alunos dominam o português se frequentarem anos em que tenham contacto com doentes, como acontece em faculdades estrangeiras com aulas em inglês e em que é usada na língua local em ambiente hospitalar. Com a dimensão do curso de medicina na maioria das faculdades até se podem dar ao luxo de criar turmas em português e turmas em inglês.

Alguém me arranja o livro de Biologia Celular e Molecular do Carlos Azevedo em pdf? Não arranjei na net e dava imenso jeito.

Alguém me arranja o livro de Biologia Celular e Molecular do Carlos Azevedo em pdf? Não arranjei na net e dava imenso jeito.
Nunca vi esse livro em PDF, não deve haver ou então é difícil de arranjar. xD Tenta ver algumas cenas no Alberts, pessoalmente acho que explica bem ahah.

Nunca vi esse livro em PDF, não deve haver ou então é difícil de arranjar. xD Tenta ver algumas cenas no Alberts, pessoalmente acho que explica bem ahah.

O Alberts era a nossa bibliografia no meu 1º ano, suponho que continue a ser 😝

Bom dia, eu sou aluna do segundo ano da UBI, e sei que normalmente, não permitem a transferencia entre faculdades de medicina.
Mas tenho procurado o decreto de lei onde indique o motivo pelo qual nao abrem, ou quais as exceções para permitirem mas não encontro, alguém tem?

Olá @Joana_Campos
Bom dia, eu sou aluna do segundo ano da UBI, e sei que normalmente, não permitem a transferencia entre faculdades de medicina.
Mas tenho procurado o decreto de lei onde indique o motivo pelo qual nao abrem, ou quais as exceções para permitirem mas não encontro, alguém tem?
As faculdades são responsáveis por definir quantas vagas abrem para mudança de curso e as condições de acesso. A maioria das faculdades de medicina simplesmente decidiram não abrir vagas. No entanto, podem ser abertas excepções "a título excecional, por motivos especialmente atendíveis". Os únicos casos que conheço que conseguiram encaixar nisto foram estudantes grávidas ou com filhos pequenos.

O Alberts era a nossa bibliografia no meu 1º ano, suponho que continue a ser 😝
Ainda é, mas tem coisas que queria ver em maior pormenor!
Eu tenho esse ahahah obg!

• Like
Reactions: MedFCS-UBI
Olá, a média é ponderada de acordo com a universidade em que andamos apenas para a nota na PNS? O que quero mesmo saber é se para a escolha do hospital no ano comum a média não é ponderada.

Como funciona a ponderação de média? Alguém me sabe explicar concretamente?
Obrigado!

Olá. Então eu ando no 12 ° ano e ando um pouco confuso em relação à minha escolha para o ano. Eu sempre quis seguir a parte da investigação médica só que a parte da anatomia humana sempre me fascinou bastante. Digamos que estou então bastante indeciso em escolher ou não o curso de medicina isto porque a parte da prática clínica assusta me um pouco pois não é algo com que me sinta muito confortável. Talvez deva seguir o curso de bioquimica mas acredito que medicina poderia me dar um campo muito mais abrangente de conteúdos que iriam ser bastante interessantes. Alguem me pode ajudar por favor?

Como gostaria de ter tido acesso a uma coisa destas a escolher a universidade, meto aqui para futuras considerações.
Consegue ver a média de saída de cada faculdade (está a ser elaborado ainda, daqui a uns dias já há resultados), mas só lá para março é que teremos dados confiáveis da média de cada faculdade no exame,
De notar que a FML tem uma média muito fixe, portanto, muito menos hipóteses de chumbarem às cadeiras! xD

Onde posso encontrar informação estatística acerca de um serviço cirúrgico, e de preferência em x hospital? Já vasculhei a net toda e não encontro nada assim tão específico.

Informação estatística sobre x procedimento cirúrgico realizado em x hospital, para comparar diferentes hospitais por exemplo. Não há nada assim tão específico pois não? De alguma forma, informação acerca da eficácia de determinado hospital em um determinado procedimento.

Informação estatística sobre x procedimento cirúrgico realizado em x hospital, para comparar diferentes hospitais por exemplo. Não há nada assim tão específico pois não? De alguma forma, informação acerca da eficácia de determinado hospital em um determinado procedimento.
O máximo que conheço com esse tipo de informação: Explore — Transparência
No entanto, não te vai dar a eficácia e duvido que consigas encontrar esses números em algum lado (sem ser diretamente com os hospitais) e contanto que eles tenham esses registo. De hospital para hospital podes ter diversas "definições" de eficácia, ou seja, é simplesmente teres uma cirurgia sem intercorrências? É fazer uma cirurgia em X horas? É conseguir resolver as queixas do doente?

• Fabulous
Reactions: Rodrigo Martins