Medicina

Podem ou devem? Será dada escolha?
Boa pergunta, mas acho que não têm escolha...
O "podem" talvez tenha a ver com facto de que, até agora, não tinham condições para terem o 3º ano lá, em termos de docentes, na forma como as cadeiras funcionam, etc, e agora já acertaram/articularam melhor esses pontos entre UL e UMa...

Boa pergunta, mas acho que não têm escolha...
O "podem" talvez tenha a ver com facto de que, até agora, não tinham condições para terem o 3º ano lá, em termos de docentes, na forma como as cadeiras funcionam, etc, e agora já acertaram/articularam melhor esses pontos entre UL e UMa...
Faz sentido.

• Like
Reactions: doctorwhy
Há alguma diferença entre a 6º e 7º edição do Netter?
E sendo da 7º edição, entre o livro normal e a international edition?

Última edição:
Obrigado!!! A diferença não é nada que recorrer a um pdf não resolva eheheh
Pelos vistos, a international edition tem o mesmo conteúdo mas é menor em termos de qualidade (capa mole, folhas baratuchas, etc). Vou comprar a international edition 7th ed. na Wook que são só 23 euros eheheh

Pelos vistos, a international edition tem o mesmo conteúdo mas é menor em termos de qualidade (capa mole, folhas baratuchas, etc). Vou comprar a international edition 7th ed. na Wook que são só 23 euros eheheh
Como só 23€? 🙀 O que é que eu ando a fazer com o meu dinheiro 😅

Como só 23€? 🙀 O que é que eu ando a fazer com o meu dinheiro 😅
São só imagens, gente, poupem esse dinheiro xD
Nós ainda utilizamos o Netter (até ao final do 2º ano) e a @MedDreamer já se livrou do livro dela e vendeu-o. Só não vendo o "meu", porque me emprestaram ahahahah
(Se precisarem do pdf da 7ª edição eu tenho!)

Mas é bonito e cheira bem... 😢🤤
Mas sim, apesar de ter comprado, não é algo propriamente essencial. xD
E pesado... Não gosto nadinha de andar com livros pesados. E mesmo para pegar neles e começar a ler..... uffff
Agora estou a ler o Moore, para anatomia clínica, com cerca de 1000 e tal páginas e só o tenho, porque uma amiga mais velha mo emprestou, se não, era pdf... Isto é tão pesado, que tive que reduzir a quantidade de roupa na mala de viagem, para não ficar super pesada com isto lá dentro....... Oremos pela minha alma que ainda vou na página 28 :)

Ele é bonitinho, não o deitem fora :'(
Sim, o Netter é importante, claro. A questão era se valia a pena gastar aquele dinheiro todo para tê-lo em papel, ou se o pdf no computador, por si só, serve. Depende dos gostos de cada um. Até conheço quem goste de colecionar os livros que vai comprando ao longo do curso, independentemente do resto.
Eu até tenho o Netter logo no ambiente de trabalho no computador, pq abro-o imensas vezes. Vou logo pelo índice diretamente à página ou ao tema geral que pretendo, é excelente.

Sim, o Netter é importante, claro. A questão era se valia a pena gastar aquele dinheiro todo para tê-lo em papel, ou se o pdf no computador, por si só, serve. Depende dos gostos de cada um. Até conheço quem goste de colecionar os livros que vai comprando ao longo do curso, independentemente do resto.
Eu até tenho o Netter logo no ambiente de trabalho no computador, pq abro-o imensas vezes. Vou logo pelo índice diretamente à página ou ao tema geral que pretendo, é excelente.

Eu aprendi a estudar com o Netter ao lado, a sublinhar as legendas das artérias a vermelho, as veias a azul... A passar uma descrição anatómica qualquer para as margens com letra quase à lupa. Sei que plate quero ir ver para a informação que quero.
É literalmente o único livro que não quero vender. Tenho um par deles que não me importaria de me ver livre, mas risquei-os demasiado, assumo xD
A maneira como cada um utiliza as ferramentas que tem ao dispor é muito diferente. Por isso é que se obtém resultados diferentes com iguais recursos... imaginando agora com os potenciais milhares recursos que existem...

Não quero de todo o modo dizer que a minha maneira é a melhor e é bom ter feedback de várias pessoas. Ir para a filinha da livraria logo no 1º dia não será a melhor opção de todo. Uma semaninha com o pdf e com o livro na biblioteca para o testar decidem muita coisa. Se gostares dessa estratégia, bem bom :D (e tenho inveja xD)

São só imagens, gente, poupem esse dinheiro xD
Nós ainda utilizamos o Netter (até ao final do 2º ano) e a @MedDreamer já se livrou do livro dela e vendeu-o. Só não vendo o "meu", porque me emprestaram ahahahah
(Se precisarem do pdf da 7ª edição eu tenho!)
Eu também tenho o PDF, mas confesso que em papel é bem mais prático para mim, apesar do peso do livro 😥
Eu já apontei algumas coisas nele, por isso vender deixa de ser uma opção, aliás eu quero guarda lo como memória 💛

Eu aprendi a estudar com o Netter ao lado, a sublinhar as legendas das artérias a vermelho, as veias a azul... A passar uma descrição anatómica qualquer para as margens com letra quase à lupa. Sei que plate quero ir ver para a informação que quero.
É literalmente o único livro que não quero vender. Tenho um par deles que não me importaria de me ver livre, mas risquei-os demasiado, assumo xD
A maneira como cada um utiliza as ferramentas que tem ao dispor é muito diferente. Por isso é que se obtém resultados diferentes com iguais recursos... imaginando agora com os potenciais milhares recursos que existem...

Não quero de todo o modo dizer que a minha maneira é a melhor e é bom ter feedback de várias pessoas. Ir para a filinha da livraria logo no 1º dia não será a melhor opção de todo. Uma semaninha com o pdf e com o livro na biblioteca para o testar decidem muita coisa. Se gostares dessa estratégia, bem bom :D (e tenho inveja xD)
Eu também tenho o PDF, mas confesso que em papel é bem mais prático para mim, apesar do peso do livro 😥
Eu já apontei algumas coisas nele, por isso vender deixa de ser uma opção, aliás eu quero guarda lo como memória 💛
O meu livro foi emprestado por uma amiga do 11-17, portanto também já não é a edição mais recente, faltam ainda umas quantas imagens que eles acrescentaram entretanto e que estão muito boas :) talvez seja também por aí que não tenho tanta tendência a abrir o livro.
Ela também fez uns quantos apontamentos no livro assim como tu @lckk 🤗 E a PNA? Como correu / o que achaste?

O meu livro foi emprestado por uma amiga do 11-17, portanto também já não é a edição mais recente, faltam ainda umas quantas imagens que eles acrescentaram entretanto e que estão muito boas :) talvez seja também por aí que não tenho tanta tendência a abrir o livro.
Ela também fez uns quantos apontamentos no livro assim como tu @lckk 🤗 E a PNA? Como correu / o que achaste?

Acho que está feita! sempre é incerto porque como é o primeiro ano, não se sabe muito bem o que esperar das notas dos outros candidatos.
Quanto ao que achei, cumpriram o modelo de prova da piloto e muito semelhante aos exames clínicos de acesso à especialidade dos USA.
Foi muito melhor escrita e notou-se que tiveram bastante mais cuidado. Há ali umas perguntinhas que me ficam atravessadas porque não concordo de todo que seja a resposta mais correcta, mas pronto, aguardo que me chamem de ignorante nas repostas às reclamações.
Ao menos não perguntaram claramente diferenças de bibliografia e coisas que tal, foram mesmo perguntados factos gerais, bem estabelecidos.

O conteúdo das questões até era bastante generalista e acessível. É mais limitativo o tempo e a tua rapidez em encontrar a informação-chave do que propriamente o conhecimento se estudaste durante os anos clínicos e agora este ano.

Quanto às condições física da prova, é que sem comentários... Em Lisboa terminam a prova mais cedo 4 minutos (sendo que são 120 minutos para 75 questões à justa, parece ridículo queixar-me dos 4 minutos, mas de facto cada minuto faz a diferença). O pior foram as pessoas que não transcreveram as respostas... um belo de um festival.

Quanto a servir para seriação, well... já se nota que vai haver uma centena de candidatos em cada nota, tal como no Harrison. E de facto um exame subjectivo a valer 100% nunca poderá ser justo.