Medicina

Quanto às condições física da prova, é que sem comentários... Em Lisboa terminam a prova mais cedo 4 minutos (sendo que são 120 minutos para 75 questões à justa, parece ridículo queixar-me dos 4 minutos, mas de facto cada minuto faz a diferença). O pior foram as pessoas que não transcreveram as respostas... um belo de um festival.
Claro, 4 minutos fazem a diferença! Para raciocinar é um bocado apertado, mas para transcrever do enunciado para a folha de respostas é tempo valioso... Nem imagino o stress 😢

Agora vai ser uma luta, mas não vai dar em nada. Não vejo nenhuma solução justa para nenhuma das partes.
A situação em Lisboa foi má e injusta e não devia ter acontecido, mas não me parece haver qualquer solução que não seja mais injusta ainda - o quê, os afetados terem mais 4 minutos com este teste? com um novo, para ver em quantas acertavam? dar uns pontinhos às cegas? ou obrigar toda a gente a repetir o exame em data a combinar? Decidiam esta última e eu não me responsabilizava pela agressividade da minha reação 😅

A situação em Lisboa foi má e injusta e não devia ter acontecido, mas não me parece haver qualquer solução que não seja mais injusta ainda - o quê, os afetados terem mais 4 minutos com este teste? com um novo, para ver em quantas acertavam? dar uns pontinhos às cegas? ou obrigar toda a gente a repetir o exame em data a combinar? Decidiam esta última e eu não me responsabilizava pela agressividade da minha reação 😅

Faltavam 14 minutos ainda estava a pensar qual a resposta a colocar em 2 (uma delas nem sequer li o enunciado), quando oiço "faltam 10 minutos nos altifalantes". E passo tudo e pronto. Acaba 4 minutos mais cedo de facto. De facto, errei uma dessas questões (aquela que não li).
E sinto-me prejudicada (poderia errar a pergunta à mesma, é verdade...). Imagino aqueles que não tiveram tempo para passar as respostas.

Concordo absolutamente contigo, não há nenhuma solução viável. Mas os prejudicados continuam prejudicados. E a ACSS continua a fazer aquilo que lhes apetece. Prezamos a incompetência. A única coisa que um delegado disse foi: "não se preocupem que para esta parte já temos os relógios certos"... Quase que lhe agradecia.

Pessoalmente sinto-me prejudicada, mas de todo não me quero meter em confusões. Deixem-me escolher a vaga e ficamos todos amigos xD

Um aparte delicioso, na noite anterior à prova lançaram um exame falso no facebook com toda a aparência da prova a sério. Apregoar que somos todos bons colegas e que a competitividade é q.b. é barato... Ao menos não paguei 15 000€ pelo exame falso.

Ps: vai estudar, olha que repetimos todos a prova... s.q.n.

Última edição:
Não sei se alguém vos enviou ou não, mas se enviaram sem autorização dos autores das sebentas, resumos, ppts, etc. acho muito mal. 😅
Se pesquisarem algures pela Internet conseguem encontrar algumas coisas (muitas delas nem sei se foram partilhadas com ou sem autorização), mas eu pessoalmente não vou mandar materiais que não foram feitos por mim. 😅
Para além de que o link que dá acesso à drive (da FMUP) só consegue ser acedido por pessoas com email institucional. xD

Última edição:
Não sei se alguém vos enviou ou não, mas se enviaram sem autorização dos autores das sebentas, resumos, ppts, etc. acho muito mal. 😅
Se pesquisarem algures pela Internet conseguem encontrar algumas coisas (muitas delas nem sei se foram partilhadas com ou sem autorização), mas eu pessoalmente não vou mandar materiais que não foram feitos por mim. 😅
Para além de que o link que dá acesso à drive só consegue ser acedido por pessoas com email institucional. xD

Igualmente, adoramos não receber copyrights da google e cenas e tal.

Mas é bonito e cheira bem... 😢🤤
Mas sim, apesar de ter comprado, não é algo propriamente essencial. xD
Gostei do argumento! Epah só por isso não vou vender 😂😂
Eu abri o meu este ano para ver buracos do crânio e a diferença do recto anatómico e cirúrgico. Ele é bonitinho, não o deitem fora :'(
Tão sameee, fiz o mesmo no outro dia para isso!! Acho que dá imenso jeito quando tens que estudar cirurgica e a matéria de anatomia do 1º ano já se foi!! 😂
Sim, o Netter é importante, claro. A questão era se valia a pena gastar aquele dinheiro todo para tê-lo em papel, ou se o pdf no computador, por si só, serve. Depende dos gostos de cada um. Até conheço quem goste de colecionar os livros que vai comprando ao longo do curso, independentemente do resto.
Eu até tenho o Netter logo no ambiente de trabalho no computador, pq abro-o imensas vezes. Vou logo pelo índice diretamente à página ou ao tema geral que pretendo, é excelente.
Mas se também tiveres o Thieme dá para fazeres elevações e treinares os biceps! É um investimento melhor do que pagar o ginásio! Há que ver outras utilidades da cena 😂

Olá a todos! Eu ando no 12ºano e estou um pouco indecisa em relação ao curso que pretendo seguir no próximo ano, razão pela qual decidi aproveitar estas férias de natal para pesquisar um pouco sobre os cursos que mais me atraem, nomeadamente medicina.
A partir das pesquisas que fiz surgiram algumas questões:
- Quanto tempo, em média, estuda um estudante de medicina por dia?
- É verdade que "não há vida para além do estudo e tempo livre"?
- Depois dos seis anos de mestrado, qualquer um pode tirar uma especialidade?
- Quanto anos são necessários para tirar uma especialidade?
- A partir de quando é que já se pode trabalhar/ganhar dinheiro?
Será que alguém me as pode responder? Obrigada pela atenção e bom ano!

Última edição:
Olá a todos! Eu ando no 12ºano e estou um pouco indecisa em relação ao curso que pretendo seguir no próximo ano, razão pela qual decidi aproveitar estas férias de natal para pesquisar um pouco sobre os cursos que mais me atraem, nomeadamente medicina.

Olá! Apesar de ainda estar no primeiro ano acho que te consigo responder a algumas dúvidas.
1 - O estudo ao longo do semestre deve ser contínuo. Fui tentando manter a matéria em dia, para além de que tinha de preparar algumas aulas, nomeadamente teórico-práticas e práticas, para as quais tinha de saber a matéria e responder a algumas perguntas. Mas sempre tive tempo para fazer outras atividades extracurriculares. É mesmo uma questão de organização.
2 - Acho que o momento em que o tempo livre começa a escassear é na época de exames. A matéria é mesmo muita e acabas por estudar muitas horas por dia, mas acho que isso é transversal a qualquer curso superior.
3- Ao fim dos 6 anos de curso tens de fazer um exame de acesso à especialidade, atualmente a PNA. Na altura em que entrares a nota para acederes à especialidade vai ser 20% a tua média de curso + 80% da nota que tiraste no exame de acesso. Atualmente tem existido mais pessoas a candidatar-se para especialidade do que vagas propriamente ditas, por isso têm existido situações de médicos que acabam o curso e não têm acesso a especialidade.
4- Depende das especialidades, mas rondam entre os 4-6 anos.
5- Assim que acabas o curso começas o ano comum, e nessa altura já estás a receber um salário.

Espero que te tenha ajudado, caso necessites de mais alguma informação podes enviar-me mensagem que tenho todo o gosto em responder. Bom ano!

Última edição:
Olá! A minha resposta não varia muito do que já foi dito acima pela querida @unemotionless (arrasai na oral, que os deuses dos notões estejam contigo), aqui vai a minha perspetiva como aluna do 2º ano:
Varia, mas nada de descabido (ou então sou eu que já estou habituada a este ritmo xD). Estuda-se muito mais na universidade que no secundário, porque os volumes de matéria são exponencialmente maiores. Vais ter que estudar muitas horas na maioria dos cursos.
Durante as aulas, não dá para muito. Se estiver um dia inteiro em casa e/ou durante a época de exames, começando às 9h, pausas pra comer e lanchar, até às 23h/00h (ou mais, se a cabeça permitir), portanto temos aqui cerca de 12 horas.. Por exemplo, hoje estive metade da tarde no shopping, portanto nunca na vida vou chegar perto desse número hoje, é por isso que varia com outros fatores.
Maior mito sobre este curso. Falando pela FML, é uma faculdade super hiper mega dinâmica e todos os projetos vão para a frente, porque existem alunos dispostos a dar o seu tempo para que se concretizem; existem carradas de comissões organizadoras para tudo e mais alguma coisa. E depois existem grupos da faculdade de teatro, desenho, a tuna, a orquestra e coro, equipas desportivas, entre outros.
Depois de fazermos a prova nacional de acesso, era suposto isso acontecer. Agora com as vagas a menos para o número de recém-médicos que existem é que está complicado...
Duração dos Programas de Formação das Especialidades do Internato Médico
Curso (6 anos), imaginando de 2020 até 2026. Em meados de novembro de 2026, tens a prova nacional de acesso. Em 2027 começas o ano comum/formação geral e aí já ganhas dinheiro. No ano seguinte, inicias a especialidade que escolheste e passas de médico interno de formação geral para médico interno de formação específica. Tabela salarial 2019

Última edição:

Olá :) Vou-te só responder às perguntas iniciais para ficares com mais ideias. Toma nota que esta resposta vem de alguém que esta a estudar para a PNA e passa o dia com vontade de falecer ahah

Podes não estudar todos os dias, especialmente no início do curso. Na verdade eu quase não estudava durante o semestre, ia apenas estudando para mini-testes ou para preparação de trabalhos e depois estudava o dia todo na época de exames.

Quanto ao tempo livre, ou tempo para coisas que não o curso há muito, eu estive em atividades fora da faculdade que me ocupavam bastantes horas do dia e muitos dias fora de casa. Desde que tenhas noção de que depois em época de exames vais compensar o tempo, tudo se faz.

arrasai na oral, que os deuses dos notões estejam contigo),

Que esses deuses estejam comigo dia 6 ao final da tarde porque sinto que já só eles me salvam, que stress!!! E que os deuses dos notões te protejam no decorrer do horror que se diz ser o 2º ano 😘

• Like
Reactions: doctorwhy
Ai, que ansiedade só de pensar. Se assim já é o que é... 😂😂😂

depende muito de cada um, no início estudava mais regularmente depois deixei de o fazer. Era só mesmo quando sabia que ia ter de apresentar alguma coisa ou ia ver doentes e queria perceber o que se estava a passar a minha volta xD

• Like
Reactions: Blasty