Olá! A minha resposta não varia muito do que já foi dito acima pela querida
@unemotionless (arrasai na oral, que os deuses dos notões estejam contigo), aqui vai a minha perspetiva como aluna do 2º ano:
- Quanto tempo, em média, estuda um estudante de medicina por dia?
Varia, mas nada de descabido (ou então sou eu que já estou habituada a este ritmo xD). Estuda-se muito mais na universidade que no secundário, porque os volumes de matéria são exponencialmente maiores. Vais ter que estudar muitas horas na maioria dos cursos.
Durante as aulas, não dá para muito. Se estiver um dia inteiro em casa e/ou durante a época de exames, começando às 9h, pausas pra comer e lanchar, até às 23h/00h (ou mais, se a cabeça permitir), portanto temos aqui cerca de 12 horas.. Por exemplo, hoje estive metade da tarde no shopping, portanto nunca na vida vou chegar perto desse número hoje, é por isso que varia com outros fatores.
- É verdade que "não há vida para além do estudo e tempo livre"?
Maior mito sobre este curso. Falando pela FML, é uma faculdade super hiper mega dinâmica e todos os projetos vão para a frente, porque existem alunos dispostos a dar o seu tempo para que se concretizem; existem carradas de comissões organizadoras para tudo e mais alguma coisa. E depois existem grupos da faculdade de teatro, desenho, a tuna, a orquestra e coro, equipas desportivas, entre outros.
- Depois dos seis anos de mestrado, qualquer um pode tirar uma especialidade?
Depois de fazermos a prova nacional de acesso, era suposto isso acontecer. Agora com as vagas a menos para o número de recém-médicos que existem é que está complicado...
- Quanto anos são necessários para tirar uma especialidade?
Duração dos Programas de Formação das Especialidades do Internato Médico
- A partir de quando é que já se pode trabalhar/ganhar dinheiro?
Curso (6 anos), imaginando de 2020 até 2026. Em meados de novembro de 2026, tens a prova nacional de acesso. Em 2027 começas o ano comum/formação geral e aí já ganhas dinheiro. No ano seguinte, inicias a especialidade que escolheste e passas de médico interno de formação geral para médico interno de formação específica.
Tabela salarial 2019