Resposta simples: É diretor de um serviço.
Resposta complexa:
A carreira médica está estruturada em categorias (assistente, assistente graduado e assistente graduado sénior), mas também em graus (especialista e consultor).
Em termos de graus (atribuídos pelo Ministério da Saúde e reconhecidos pela Ordem dos Médicos), após o exame final da especialidade, o médico é especialista. Para se ser consultor há concursos (baseados no currículo, prova de conhecimentos e anos de trabalho).
Em termos de categorias, após o exame final da especialidade, o médico é assistente. Para mudar de categoria também há concursos. Quanto mais avançada a categoria, mais funções tem o médico. Para se ser diretor de serviço tem de se ser assistente graduado sénior (excecionalmente pode ser um assistente graduado).
Para se ser assistente graduado ou assistente graduado sénior é preciso ser consultor. Ou seja, nem todos os médicos chegam a consultores e a assistentes graduados sénior.
A remuneração é baseada na categoria (tal como está na tabela salarial).
Honestamente não sei muito bem porque é que há graus e categorias, nem exatamente como funcionam. Espero não te ter confundido mais.
P.S. A legislação que encontrei foi esta: Decreto-Lei n.º 177/2009, de 4 de Agosto.