Medicina

Joana FG

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2017
Curso
Medicina
Instituição
UMa
Boa tarde,
No curso de Medicina existem cadeiras de Matemática (cálculo ou álgebra)?
Até agora o mais parecido com matemática que tive foi bioestatísca, mas ainda só estou no primeiro ano.

Azami

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
6 Outubro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Boa tarde,
Na fmuc tens "bioestatística", biofísica, tens sempre que fazer cálculos em bioquímica, fármaco, terapêutica... mas são coisas mesmo simples.

• Like
Reactions: a fish

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Dantes davam integrais e essas cenas no ICBAS, mas penso que já não dão com o novo plano, estando mais semelhante às restantes faculdades. xD

• Wow
Reactions: MedFCS-UBI

A.Carvalho

Membro
Matrícula
8 Junho 2018
Boa tarde,
Tens bioestatística (abordas numa "cadeira", mas também precisarás dela para muitos trabalhos ao longo do curso) e umas aulas de biofísica dispersas pelos diferentes módulos. Nada de Cálculo nem Álgebra.

Rodrigo Martins

Membro Dux
Matrícula
6 Março 2017
Curso
Medicina
Instituição
FCS-UBI
Boa tarde,
Tens Física Aplicada à Medicina na UBI, mas não tens o que outras faculdades têm como biestatística por exemplo... Só no 3º ano umas bases acho eu. Coisas de cálculos dessas. Mas maldita cadeira esta, foi a minha primeira nega num teste, não aconselho. Foge! Estou a gozar obviamente ahaha não leves o facto de medicina ter cadeiras de cálculos um fator para não a escolheres :)

MedFCS-UBI

Membro Veterano
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Medicina - 5º ano
Instituição
FCS-UBI
Tens Física Aplicada à Medicina na UBI, mas não tens o que outras faculdades têm como biestatística por exemplo... Só no 3º ano umas bases acho eu. Coisas de cálculos dessas. Mas maldita cadeira esta, foi a minha primeira nega num teste, não aconselho. Foge! Estou a gozar obviamente ahaha não leves o facto de medicina ter cadeiras de cálculos um fator para não a escolheres :)
Por acaso FAM foi um bloco que me correu bastante bem 😂 E no meu ano ainda havia bioestatística no módulo de epidemiologia, mas foi o último ano (e correu um bocado mal, 50% da malta chumbou na avaliação contínua, mas depois safaram-se na recuperação). Depois passou para o 5º (penso que como obrigatória, mas not sure), e agora é uma opcional do 5º ano.
Mas sim, a matemática em medicina não é complicada.

Rodrigo Martins

Membro Dux
Matrícula
6 Março 2017
Curso
Medicina
Instituição
FCS-UBI
Por acaso FAM foi um bloco que me correu bastante bem 😂
A mim correu tudo menos bem AHAHAHA Consegui faltar ao único teste diagnóstico em 3 que contou para a nota, porque me enganei na hora. E é por isso que não sei se vou passar, porque disseram que me iam penalizar uns valores :( por faltar a um fucking teste que nem conta para a nota da cadeira. Fiquei mad

MedFCS-UBI

Membro Veterano
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Medicina - 5º ano
Instituição
FCS-UBI
A mim correu tudo menos bem AHAHAHA Consegui faltar ao único teste diagnóstico em 3 que contou para a nota, porque me enganei na hora. E é por isso que não sei se vou passar, porque disseram que me iam penalizar uns valores :( por faltar a um fucking teste que nem conta para a nota da cadeira. Fiquei mad
Mas ficas com menos de 6? Se tiveres menos de 10 mas mais de 6, e depois tiveres mais de 10 no módulo passas.

MedFCS-UBI

Membro Veterano
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Medicina - 5º ano
Instituição
FCS-UBI
Agora precisas de ter pelo menos 9.5 a cada módulo. A CBM até é 10, nem é 9.5 😬
Esqueci-me de referir que era ao bloco quando disse "Se tiveres menos de 10 mas mais de 6". Então isso é bom, aquele típico da FCS é teres de ter 10,0.

srb6

Membro Veterano
Matrícula
29 Agosto 2016
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Dantes davam integrais e essas cenas no ICBAS, mas penso que já não dão com o novo plano, estando mais semelhante às restantes faculdades. xD
Ainda damos ahah estou a ter este semestre, mas são coisas simples 😁

• Haha
Reactions: Blasty

srb6

Membro Veterano
Matrícula
29 Agosto 2016
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Como dantes davam em Métodos Quantitativos e agora não aparece no programa, pensei que tinham tirado. 🤣
Ahh não sabia por acaso.. pelo menos sempre fazia mais jus ao nome 🤣 eu quando cheguei à 1ª aula de IM II fiquei mesmo a pensar que estava na aula errada 😂 principalmente quando tínhamos acabado de vir da cadeira de Introdução à Medicina I no semestre anterior, em que andávamos a passear pelo hospital, centro de saúde, etc, a conhecer as diferentes especialidades e eu a pensar que íamos continuar a conhecer as restantes, mas não, afinal íamos fazer exercícios de matemática 😆

Nerd96

Membro
Matrícula
13 Setembro 2019
A Medicina legal é uma das especialidades da Medicina? Se sim, então eu posso fazer curso de medicina e escolher a especialidade de medicina legal e assim trabalhar na Polícia científica. Ou tenho que seguir outra rota?

MedFCS-UBI

Membro Veterano
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Medicina - 5º ano
Instituição
FCS-UBI
A Medicina legal é uma das especialidades da Medicina? Se sim, então eu posso fazer curso de medicina e escolher a especialidade de medicina legal e assim trabalhar na Polícia científica. Ou tenho que seguir outra rota?
Sim, para ser médico legista é necessário tirar o curso de Medicina e fazer o internato de formação específica em Medicina Legal. Não tenho a certeza se é possível trabalhar no Laboratório de Polícia Científica mesmo, ou se se trabalha especificamente no Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, mas em articulação com o Laboratório de Polícia Científica.

Última edição:

Rodrigo Martins

Membro Dux
Matrícula
6 Março 2017
Curso
Medicina
Instituição
FCS-UBI
Olá, alguém pode dizer-me fontes de onde posso retirar imagens de peças cadavéricas legendadas? (anatomia)
Sites ou até livros, que possa encontrar em pdf? Tenho ideia que no Minho usam um livro desses para complementar o estudo da anatomia mas não encontro a referência no site da escola de medicina.
A sebenta da FMUP traz imensas, sabem qual é o livro?

Obrigado

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Olá, alguém pode dizer-me fontes de onde posso retirar imagens de peças cadavéricas legendadas? (anatomia)
Sites ou até livros, que possa encontrar em pdf? Tenho ideia que no Minho usam um livro desses para complementar o estudo da anatomia mas não encontro a referência no site da escola de medicina.
A sebenta da FMUP traz imensas, sabem qual é o livro?

Obrigado
Yokochi 💛

• Love
Reactions: Rodrigo Martins
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
L Não vou conseguir entrar em Medicina Concurso Nacional e Locais - Público 13
B segunda candidatura ao ensino superior medicina Concurso Nacional e Locais - Público 1
Inês Alexandra Medicina Tradicional Chinesa Saúde 4
sergiodanielppinto Medicina Dentária maiores 23 anos Concursos e Regimes Especiais 1
B Curso de Medicina: muitos anos a estudar? Saúde 6
C Como estudar Medicina depois dos 30 Saúde 2
M PNA Medicina Saúde 5
P Equivalências Medicina Concursos e Regimes Especiais 0
É Medicina no estrangeiro Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 4
É Tenho receio de não conseguir entrar em medicina Ensino Secundário 2
M De mestrado a Medicina Veterinária Recursos Naturais 0
M Mudança para Medicina Dentária Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
maria lisboa Maiores de 23 (Medicina Veterinária) Concursos e Regimes Especiais 2
L Equivalências medicina após fazer medicina dentária Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
N Qual a média para estudar MEDICINA no UK e nos EUA? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
J Sou formado em Medicina Dentária mas estou a pensar tirar uma nova licenciatura Ensino Superior 8
S Medicina após Enfermagem Concursos e Regimes Especiais 3
J Tenho chances de entrar em medicina? Candidatos 2020/2021 3
T Prova Ingresso Mat. B Medicina Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
R Estou em Ciências e Tecnologias sem Biologia e Geologia mas quero Medicina Ensino Secundário 6
S Entrar em Medicina Ensino Secundário 5
Q Dúvidas sobre programas para computador exigidos em Medicina Saúde 1
M Média Medicina Coimbra 2020 Candidatos 2020/2021 10
M Ainda há hipóteses de entrar em medicina? Ensino Secundário 1
Teresa_Matos Concurso de medicina/medicina dentária para licenciados ou maiores de 23 Concursos e Regimes Especiais 12
J M23 Acesso Medicina Dentária Egas Moniz Concursos e Regimes Especiais 4
pedroalex02 Sonho de medicina Ensino Secundário 15
J Impossível ir para medicina Ensino Secundário 4
R Concurso especial Medicina Veterinária UTAD Concursos e Regimes Especiais 5
esgueirinhafar2 NOVA Engenharia Química e Bioquímica na FCT e MEDICINA Universidade Nova de Lisboa 2
M Medicina sem média de 18 Ensino Secundário 6
T Ciências Biomédicas dá acesso a Medicina? Saúde 9
I Medicina vs. Veterinária Ciências 1
J Ciências Forenses - Medicina Legal Saúde 2
B Transferências de Medicina Dentária para Medicina Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
Mariacarvalho07 Provas modelo M23 - Medicina Dentária Concursos e Regimes Especiais 0
S [Sou nova no fórum, mas espero que não me ignorem 😅] Não tenho média para medicina e não sei o que seguir Saúde 9
inesvcvaraujo19 Medicina - que universidade escolher? Saúde 5
S Seguir medicina após estudar em humanidades Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
B FMUC Medicina – Vida de estudante na FMUC Universidade de Coimbra 5
SciencesInês Medicina Universidade do Minho ou FMUP? Saúde 1
Sofia122 Possibilidades de acesso a Medicina e equivalências com Enfermagem Saúde 1
Margot Como é a realidade do 1º ano em Medicina? Saúde 15
I Sair de Medicina Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 7
J Tenho um curso superior mas agora pretendo ingressar em medicina Concurso Nacional e Locais - Público 5
S Biomatemática em Medicina Veterinária Recursos Naturais 6
I Medicina Dentária: área a apostar ou uma perda de tempo? Saúde 1
Scorpion9 Medicina vs Engenharia: Estudar no Reino Unido Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 0
M Mais uma com o sonho de Medicina... Saúde 16
S Medicina Veterinária: curso com mais equivalências Recursos Naturais 3