Medicinas alternativas

alexandracf

Membro
Matrícula
19 Maio 2015
Boa Tarde :) Estou a pensar em inscrever-me em Medicina Tradicional Chinesa, também no IPN, e como vi que frequentas o curso, gostaria, se possível, que me tirasses algumas dúvidas à cerca do instituto e do curso. Como nao é um curso acreditado pelo Estado, é realmente muito diferente duma universidade? Ou há similaridade entre aquilo que conheces das universidades e o que se passa de facto no IPN?

Obrigada ;)
Olá! Não é muito diferente de uma universidade (mas tens menos carga horária), tens também várias cadeiras por semestre tal como numa universidade. Está em fase de acreditação como podes ler neste comunicado (tem também um protocolo com a universidade fernando pessoa) Estou apenas no 1.ºano, mas se fizeres perguntas mais especificas posso tentar ajudar :smile:.

Se fores da zona do porto e quiseres ir, o ipn estará no qualifica na exponor nos dias 14,15,16,17 de abril onde irão fazer demonstrações ao público e dão informações (i guess) .

O IMT também tem MTC, e tem uma escola no Porto :) ! Eu no inicio estava interesada em MTC mas os horários são basicamente ao fim de semana ou vespera da fim de semana, são hórarios mais reduzidos e mais direcionados para fins de semana. Daí ter perdido o interesse porque estava, tal como tu, à procura de algo mais direcionado para a vertente e vida universitária (não falando em saídas e assim, mas na vida académica dos horários etc). Por isso vou optar por osteopatia que é uma área que também gosto muito, em que o hórario já é considerado "normal" :)
Só para esclarecer , tanto o ipn do porto como de lisboa tem horários de manhã/tarde só o de coimbra é que não abre por falta de alunos (segundo a secretária)

• Like
Reactions: Susy

Silvalosk

Membro
Matrícula
22 Setembro 2015
Olá, estou a acabar o 12º no curso de ciências e tecnologias e também fiquei bastante interessado no curso de osteopatia no IMT, como osteopatia ainda não é considerada uma licenciatura e as propinas são bastante altas fiquei receoso. Gostava de saber se há garantias de emprego depois de acabar o curso

LadyStark

Membro
Matrícula
3 Setembro 2015
Olá, estou a acabar o 12º no curso de ciências e tecnologias e também fiquei bastante interessado no curso de osteopatia no IMT, como osteopatia ainda não é considerada uma licenciatura e as propinas são bastante altas fiquei receoso. Gostava de saber se há garantias de emprego depois de acabar o curso
Este ano abriu licenciatura na Escola Superior da Tecnologia e da Saúde do Porto! :)
Em relação às garantias de emprego depois de acabar o curso não sei.

Neuza.fls

Membro
Matrícula
6 Janeiro 2016
Olá :) as abriram cursos universitários em osteopatia, mas em universidades privadas. O que são ainda mais caras que no IMT :/

Quanto ao emprego, acredito muito bem que haja. Pois é uma área nova e com resultados rápidos e eficazes. Se fores um bom profissional terás sempre emprego :)

deltabit

Membro Veterano
Matrícula
31 Janeiro 2016
Quanto ao emprego, acredito muito bem que haja. Pois é uma área nova e com resultados rápidos e eficazes. Se fores um bom profissional terás sempre emprego:)
Bullshit! Apresenta provas de tal e diz-me porque é que há tantos bons no desemprego ou a trabalhar noutras áreas que não na sua área?

Recomendação para quem anda aqui há algum tempo: vejam as terapias alternativas como complemento a um curso, nomeadamente fisioterapia. Tirem o curso de fisioterapia e depois invistam na osteopatia e na acupunctura, não façam o inverso!

Quanto a empregos: emigrar é a solução.

Última edição:

Adérito

Membro Caloiro
Matrícula
26 Junho 2019
Boa noite, neste próximo ano letivo quero seguir um curso relacionado com medicinas alternativas (mais especificamente acupuntura ou osteopatia). Sei que ainda não há nada em concreto para o governo colocar estes cursos em universidades para o próximo ano.
Gostaria de saber se acham correto seguir o curso que quero mesmo que o governo não decida colocar estes cursos nas universidades ou se espero até o governo decidir...
Olá, não sei se entretanto já resolveste o teu dilema... Eu estudei Medicina Chinesa no ICBAS, na altura em que eles tinham uma pós graduação e Mestrado e não estou nada arrependido. Neste momento a legislação está praticamente finalizada, faltando ainda alguns ciclos de estudo para toda a Matéria relacionada com as Terapias Não convencionais ficar "fechada".
Se ainda assim tens dúvidas sobre o que fazer, o melhor conselho que posso dar é falares com alguém com experiência no assunto - tenho dois amigos a trabalhar na Clínica Médica do Porto - uma faz acupuntura e outro osteopatia - (deixo os links caso te interesse saber quem são) - São super competentes e pessoas muito acessíveis. A Tatiana, que faz Acupuntura e Medicina Chinesa tem três cursos de instituições /escolas distintas - ESMTC, ICBAS e Choy- se calhar pode ser uma boa referência para ti. Acho que se quiseres enviar uma mensagem para eles e agendar um "café" eles poderão partilhar contigo a sua experiência a este nível.