Medo de não conseguir ir para a faculdade

momonna_

Membro Caloiro
Matrícula
5 Outubro 2022
Olá,eu sou a Mariana,uma jovem preste a acabar o secundário ( linguas e humanidades 12 ano) ,estou neste momento a pensar em ir para educação básica,mas estou a beira de um ataque de nervos, por causa dos exames,no ano passado fiz o exame de macs,no qual pensava que ia ter um 12 ,mas tive 6 na 1 fase e 8 na 2 fase,este ano vou fazer os 2 exames que é macs e português,só que eu tenho receio de não conseguir ter uma boa nota e não saber o que fazer a seguir.

Olá,eu sou a Mariana,uma jovem preste a acabar o secundário ( linguas e humanidades 12 ano) ,estou neste momento a pensar em ir para educação básica,mas estou a beira de um ataque de nervos, por causa dos exames,no ano passado fiz o exame de macs,no qual pensava que ia ter um 12 ,mas tive 6 na 1 fase e 8 na 2 fase,este ano vou fazer os 2 exames que é macs e português,só que eu tenho receio de não conseguir ter uma boa nota e não saber o que fazer a seguir.
Olá, Mariana! Nada está perdido, ainda, de todo. Este ano vais poder repetir o exame e tens algumas alternativas em mente:

1) Fazer o exame de MACS, 1ª fase no mínimo em que consigas no mínimo 95 pontos. Se achares que na 2ª fase tens melhores hipóteses, faz exame também na 2ª fase para o caso de ser vantajoso. Se não for, lembra-te que a prova de ingresso que Português também ajuda a equilibrar a nota de candidatura (além da tua média interna), então acho que o foco aqui é conseguires o mínimo para teres uma prova válida.
2) Se conseguires as notas mínimas, concorre a Educação Básica. Se achas que é muito improvável conseguires entrar em qualquer lado, mesmo tendo provas válidas, lembra-te que tens 6 opções e podes colocar na 5ª/6ª opção cursos nos quais aches que tens maior probabilidade de entrar, mesmo que em 2ª fase voltes a concorrer para Educação Básica. O meu conselho é ires ao índice de curso de DGES e procurares info sobre outros cursos que possam ser do teu interesse, mesmo que estejas só lá temporariamente.
3) Se não conseguires as notas mínimas vai ser inevitável olhares para outros cursos. Por escolha pessoal, eu não recomendaria ficares um ano inteiro em casa só para repetires exames; às vezes a experiência, mesmo que noutro curso, torna-se muito importante e se tiveres uma instituição do teu interesse perto de ti, diria para veres se têm cursos que te agradem, mesmo que menos que Educação Básica. Depois podes sempre tirar o 2º semestre para focares-te em repetir exames nacionais, etc.
4) Se tiveres provas válidas mas não entrares em Educação Básica, podes tentar entrar num outro curso e no final do ano lectivo (caso não tenhas conseguido entrar nem em 2ª nem em 3ª fase) fazes a mudança par instituição/curso, um concurso institucional pago, com menos vagas mas com muito menos candidatos e em que é relativamente comum pessoas com nota inferior à do último colocado consigam entrar por este concurso.

Estas são as opções que me parecem estar mais ao teu alcance. Como podes ver tens 1ª, 2ª e 3ª fase do concurso para tentares entrar em Educação Básica e tens outras alternativas de chegares a esse curso, como através da mudança par instituição/curso. Todas estas opções envolvem apenas teres a prova de ingresso válida para concorrer e acho que é nisso que deves focar-te de momento: a preparares o exames de MACS e de Português. Boa sorte!

• Like
Reactions: momonna_