Medo dos testes

Francis_Ribss04

Membro Caloiro
Matrícula
13 Outubro 2019
Entrei no 10° recentemente no curso de Ciencias e Tecnologias e ainda não me consegui adaptar, parece tudo muito mais difícil, e é! Tenho teste de fisico-quimica daqui a 3 dias e estou super nervoso enquanto estudo. Tenho medo de chegar ao teste e tirar super má nota e não ter média para Engenharia Informatica que é o meu sonho. Enquanto estudo parece que não me entra a matéria e penso logo em coisas negativas e assim não consigo. Preciso de ajuda...

Entrei no 10° recentemente no curso de Ciencias e Tecnologias e ainda não me consegui adaptar, parece tudo muito mais difícil, e é! Tenho teste de fisico-quimica daqui a 3 dias e estou super nervoso enquanto estudo. Tenho medo de chegar ao teste e tirar super má nota e não ter média para Engenharia Informatica que é o meu sonho. Enquanto estudo parece que não me entra a matéria e penso logo em coisas negativas e assim não consigo. Preciso de ajuda...
Olá Francisco, eu sei bem o que é isso. Quando entrei para o 10ª em ciências e tecnologias, tinha a ideia que ia ser super fácil como no básico, mas não. Foi um choque, porque a "dificuldade" não tem nada a ver. No básico eu mal estudava e tinha notas muito boas, já no secundário isso não acontecia. Eu lembro-me que no primeiro teste de FQ tive 11 e fiquei muito desapontada, pois sempre tinha sido boa aluna no básico e pensava que ia acabar o 10º com média de 15 e logo vi que isso não ia acontecer. Já para não falar de Matemática que foi mesmo uma das maiores desilusões ao longo do 10º e do 11º. A minha preguiça também não ajudava. Agora olho para trás e vejo que poderia ter feito as coisas de modo diferente. Ao estar desapontada como as coisas estavam a correr, não me esforçava, pois pensava que não valia a pena. Arrependo-me tanto de o fazer.... Mas também foram esses dois anos que me servem de lição hoje, isto porque, no 12º decidi que não iria voltar a cometer os mesmos erros e que iria lutar por aquilo que queria, entrar em enfermagem e que esse seria o meu objetivo. No verão do ano passado (antes de entrar para o 12ºano), decidi que queria entrar no esel e que iria dar o meu máximo para o conseguir. Então, sabendo também que no primeiro ano iria ter a cadeira de psicologia, decidi escolher essa desciplina e biologia como as minhas opcionais. E quanto à matemática entrei noutra explicação no fim de julho, para ver se conseguia melhorar a minha nota de "caca" tanto à disciplina como a média geral. Admito que continuei um pouco preguiçosa, mas dei o meu melhor e consegui acabar matemática de 12ºano com 14 e tirei 14 no exame, mas fiquei com nota interna 11 e acabei a disciplina com 12. Se eu tivesse feito como fiz no meu último ano de secundário, não desistindo quando algo de mal acontecia, a minha média teria sido mais alta, ainda por cima eu tinha as skills que era preciso, apenas não as queria utilizar e só me apercebi disso quando já era um pouco tarde.

Agora que entrei na faculdade onde queria, prometi a mim mesma que não iria voltar a fazer os mesmos erros, que me prejudicaram, mas que ao mesmo tempo fizeram com que aprendesse uma grande lição. Agora sou mais organizada e tento utilizar métodos que me ajudam mesmo a aprender. Quando chego a casa, passo a limpo os cadernos e vou aprofundando certas matérias ou alguns tópicos que tenho mais curiosidade.

Talvez alguns conselhos que eu te dava eram: não penses tanto em coisas negativas (é verdade que elas podem acontecer e que seja bom que estejas ciente disso, mas também fazem com que estejas mais nervoso e que "atraias" de certa forma esses mesmos pensamentos e se tornem realidade); tenta fazer um esquema onde coloques o teu objetivo (engenharia informática) e o que tens de fazer para o alcançar; vê os métodos que melhor te auxiliam no teu estudo, por exemplo, apercebi-me que para mim em biologia o que melhor funcionava era ler e sublinhar a matéria e tentar compreende-la e depois aplicar o que sabia nos exercicios; já a português era fazer resumos e lê-los; matemática e FQ era compreender a matéria e fazer muitos exercicios, de todas as tipologias e se errasse, ver o que tinha falhado e continuar.

Aprende com os teus erros. Vê onde erraste e tenta corrigir na próxima vez, não desistas; se acontecer que tenhas uma má nota neste teste, vê onde tiveste mais dificuldade, o que poderias ter feito de outra forma e aplica-o numa próxima vez. Tenta descobrir qual o melhor método de estudo para cada disciplina, aquele que te permite assimilar melhor a matéria.

Acredita no teu potencial e tenta dar o teu melhor.🙂

Última edição:
Olá Francisco, eu sei bem o que é isso. Quando entrei para o 10ª em ciências e tecnologias, tinha a ideia que ia ser super fácil como no básico, mas não. Foi um choque, porque a "dificuldade" não tem nada a ver. No básico eu mal estudava e tinha notas muito boas, já no secundário isso não acontecia. Eu lembro-me que no primeiro teste de FQ tive 11 e fiquei muito desapontada, pois sempre tinha sido boa aluna no básico e pensava que ia acabar o 10º com média de 15 e logo vi que isso não ia acontecer. Já para não falar de Matemática que foi mesmo uma das maiores desilusões ao longo do 10º e do 11º. A minha preguiça também não ajudava. Agora olho para trás e vejo que poderia ter feito as coisas de modo diferente. Ao estar desapontada como as coisas estavam a correr, não me esforçava, pois pensava que não valia a pena. Arrependo-me tanto de o fazer.... Mas também foram esses dois anos que me servem de lição hoje. Isto porque, no 12º decidi que não iria voltar a cometer os mesmos erros e que iria lutar por aquilo que queria, entrar em enfermagem e que esse seria o meu objetivo. No verão do ano passado (antes de entrar para o 12ºano), decidi que queria entrar no esel e que iria dar o meu máximo para o conseguir. Então, sabendo também que no primeiro ano iria ter a cadeira de psicologia, decidi escolher essa desciplina e biologia como as minhas opcionais. E quanto à matemática entrei noutra explicação no fim de julho, para ver se conseguia melhorar a minha nota de "caca" tanto à disciplina como à média. Ademito que continuei um pouco preguiçosa, mas dei o meu melhorar e consegui acabar matemática de 12ºano com 14 e tirei 14 no exame, mas fiquei com nota interna 11 e acabei a disciplina com 12. Se eu tivesse feito como fiz no meu último ano de secundário, não desistindo quando algo de mal acontecia, a minha média teria sido mais alta, por ainda por cima eu tinha as skills que era preciso, apenas não as queria utilizar e só me apercebi disso quando já era um pouco tarde.

Agora que entrei na faculdade onde queria, prometi a mim mesma que não iria voltar a fazer os mesmos erros, que me prejudicaram, mas que ao mesmo tempo fizeram com que aprendesse uma grande lição. Agora sou mais organizada e tento utilizar métodos que me ajudam mesmo a aprender. Quando chego a casa, passo a limpo os cadernos e vou aprofundando certas matérias ou alguns tópicos que tenho mais curiosidade.

Talvez alguns conselhos que eu te dava eram: não penses tanto em coisas negativas (é verdade que elas podem acontecer e que seja bom que estejas ciente disso, mas também fazem com que estejas mais nervoso e que "atraias" de certa forma esses mesmos pensamentos e se tornem realidade); tenta fazer um esquema onde coloques o teu objetivo (engenharia informática) e o que tens de fazer para o alcançar; vê os métodos que melhor te auxiliam no teu estudo, por exemplo, apercebi-me que para mim a biologia que melhor funcionava era ler e sublinhar a matéria e tentar compreende-la e depois aplicar o que sabia nos exercicios; já a português era fazer resumos e lê-los; matemática e FQ era compreender a matéria e fazer muitos exercicios, de todas as tipologias e se errasse, ver o que tinha falhado e continuar.

Aprende com os teus erros. Vê onde erraste e tenta corrigir na próxima vez, não desistas; se acontecer que tenhas uma má nota neste teste, vê onde tiveste mais dificuldade, o que poderias ter feito de outra forma e aplica-o numa próxima vez. Tenta descobrir qual o melhor método de estudo para cada disciplina, aquele que te permite assimilar melhor a matéria.

Acredita no teu potencial e tenta dar o teu melhor.🙂
Nunca pensei que fosse receber uma resposta tao positiva! Quando li a mensagem identifiquei-me bastante e realmente vou fazer como tu dizes! Vou já comecar a estudar a serio e deixar de lado os pensamentos negativos. Obrigado🙂

Nunca pensei que fosse receber uma resposta tao positiva! Quando li a mensagem identifiquei-me bastante e realmente vou fazer como tu dizes! Vou já comecar a estudar a serio e deixar de lado os pensamentos negativos. Obrigado🙂
Ainda bem que a minha experiência pode ajudar alguém, antes que seja um pouco tarde de mais, como no meu caso.

Desejo-te a maior das sortes e se precisares de alguma coisa, apita :)

• Like
Reactions: Francis_Ribss04

Olá, Francisco (suponho ahah) :)
Vi agora este teu post e, mesmo que não leias a minha resposta a tempo (antes do tão temido teste), fica já registada para outros momentos (de avaliação).

"O nervosismo vem da insegurança e a preparação dá-nos confiança" - @ V., Maria et al ahah.

Acreditar - em ti, no teu potencial e/ou, mais especificamente, em todas as horas que passaste à frente daquele livro e em todos os exercícios que te esforçaste para fazer bem - nunca deve ser um fator descartado. É certo que até agora passaste por muitos testes e o mais provável é já te teres sentido assim (ou perto disso) antes; também, com certeza, já passaste por matérias mais difíceis do que outras e até mesmo por disciplinas que não gostaste tanto. Contudo, é de notar que todos estes "pequenos desafios" foram ultrapassados por ti com sucesso. Caso contrário, não estarias onde estás e... deves estar consciente disso.
Instead of "estou nervoso, tenho medo que corra mal", tenta "É normal sentir-me assim nesta fase de adaptação. Vou me acalmar e vai correr bem pq me preparei." E se não correr? Bem, --> não é o fim do mundo <-- e terás outra oportunidade para que corra.

Não coloques tanta pressão em ti e foca-te no agora. Todo o esforço é recompensado, eventualmente. Desta feita, desde que trabalhes para tal, terás um lugar à tua espera em Engenharia Informática (ou em qualquer outro curso, caso venhas a mudar de ideias).

"A sorte é a junção da preparação com a oportunidade" - @ someone. Assim, desejo-te boa sorte para o teste de amanhã e para todos os outros.

Francisco
para ser sincera quando entrei no 10º ano sentia-me confiante e curiosamente no 10º ano, nem me saí mal. Todos me diziam tens uma média excelente, dá para qualquer curso(tinha 17,3).Mentira. Num curso de ciências no 10º ano esta média dá para muitos cursos, mas não para o que eu queria.Tirava grandes notas, mas a biologia não passava do 15 (e era das melhores da turma) na fq tinha 17, percebia bem a matéria e estava preparada, mas a filosofia dos testes do secundário é totalmente diferente do básico, até os profs mudam de atitude no secundário.O 11º foi um desastre e os exames um desconsolo. Resolvi repetir o 11º para fazer os exames, foi um erro. Fiz o 12º e consegui entrar em Gestão na Nova, fiquei 2 semanas e na segunda fase em ciencias biomédicas na UBI. Fiquei até Novembro, queria ir para a medicina e a gestão e as ciências biomédicas apesar de todos acharem que era excelente, eu não me identificava.O ano passado entre explicações, trabalho a full-time e alguma preguiça tentei os exames outra vez. A matemática tenho 19,2, a fq 18,6 e a biologia 12,2.A média está muito perto, mas falta a nota mínima para a biologia, todos os profs acham esquisito como eu tenho esta nota a biologia, pq eu sei a matéria toda, mas no exame escolho sp a opção errada e as questões de desenvolvimento, escrevo imenso e sp ao lado. Sei q o meu exemplo não é grande coisa, mas o que te aconselho é manteres o foco e perceberes que o jogo só acaba no fim, eu acho que se no 11º tivesse ido às duas fases dos exames, tentado a filosofia e não me tivesse deixado levar por aquela coisa bem portuguesa, de certeza que consegues, com as tuas notas???Foca-te naquilo que idealizaste, não baixes os braços, não desças as expetativas. Este ano, não quero explicações, pq a maior parte vai para explicações para perceber a matéria e em biologia o maior treino é teu, se fizeres os exames uma vez, a interpretação daquele exercício já é conhecida, logo não vale a pena repetir, pq em exame não vai sair a mesma situação, mas deves começar a fazer os exames logo no 10º.Depois além do teu livro, segue outros recursos, faz os teus resumos e reflete sobre a matéria(eu percebi q esse tb era um dos meus maiores erros, era querer saber tudo, mas não relacionar).Este ano estou a trabalhar a part-time e vou fazer o exame de biologia, o único conselho q te posso dar é mantém o foco, não permites que te chamem do nervosinho, e prepara-te pq o secundário vai dar muito trabalho.
Boa sorte

• Like
Reactions: Francis_Ribss04
Olá Francisco,

No meu caso, tenho um explicador espetacular que me ajudou imenso.

Ele é do Porto, se fores da zona aconselho-te mesmo.

Se quiseres o número diz.

Abraço e boa sorte.

Vi agora este teu post e, mesmo que não leias a minha resposta a tempo (antes do tão temido teste), fica já registada para outros momentos (de avaliação).

"O nervosismo vem da insegurança e a preparação dá-nos confiança" - @ V., Maria et al ahah.

Acreditar - em ti, no teu potencial e/ou, mais especificamente, em todas as horas que passaste à frente daquele livro e em todos os exercícios que te esforçaste para fazer bem - nunca deve ser um fator descartado. É certo que até agora passaste por muitos testes e o mais provável é já te teres sentido assim (ou perto disso) antes; também, com certeza, já passaste por matérias mais difíceis do que outras e até mesmo por disciplinas que não gostaste tanto. Contudo, é de notar que todos estes "pequenos desafios" foram ultrapassados por ti com sucesso. Caso contrário, não estarias onde estás e... deves estar consciente disso.
Instead of "estou nervoso, tenho medo que corra mal", tenta "É normal sentir-me assim nesta fase de adaptação. Vou me acalmar e vai correr bem pq me preparei." E se não correr? Bem, --> não é o fim do mundo <-- e terás outra oportunidade para que corra.

Não coloques tanta pressão em ti e foca-te no agora. Todo o esforço é recompensado, eventualmente. Desta feita, desde que trabalhes para tal, terás um lugar à tua espera em Engenharia Informática (ou em qualquer outro curso, caso venhas a mudar de ideias).

"A sorte é a junção da preparação com a oportunidade" - @ someone. Assim, desejo-te boa sorte para o teste de amanhã e para todos os outros.
Muito obrigado
Post automatically merged:

O teste correu pessimo mas ja tenho estudado mais e tenho conseguido! Espero que o pfoximo teste nao seja igual! Obrigado
Post automatically merged:

Francisco
para ser sincera quando entrei no 10º ano sentia-me confiante e curiosamente no 10º ano, nem me saí mal. Todos me diziam tens uma média excelente, dá para qualquer curso(tinha 17,3).Mentira. Num curso de ciências no 10º ano esta média dá para muitos cursos, mas não para o que eu queria.Tirava grandes notas, mas a biologia não passava do 15 (e era das melhores da turma) na fq tinha 17, percebia bem a matéria e estava preparada, mas a filosofia dos testes do secundário é totalmente diferente do básico, até os profs mudam de atitude no secundário.O 11º foi um desastre e os exames um desconsolo. Resolvi repetir o 11º para fazer os exames, foi um erro. Fiz o 12º e consegui entrar em Gestão na Nova, fiquei 2 semanas e na segunda fase em ciencias biomédicas na UBI. Fiquei até Novembro, queria ir para a medicina e a gestão e as ciências biomédicas apesar de todos acharem que era excelente, eu não me identificava.O ano passado entre explicações, trabalho a full-time e alguma preguiça tentei os exames outra vez. A matemática tenho 19,2, a fq 18,6 e a biologia 12,2.A média está muito perto, mas falta a nota mínima para a biologia, todos os profs acham esquisito como eu tenho esta nota a biologia, pq eu sei a matéria toda, mas no exame escolho sp a opção errada e as questões de desenvolvimento, escrevo imenso e sp ao lado. Sei q o meu exemplo não é grande coisa, mas o que te aconselho é manteres o foco e perceberes que o jogo só acaba no fim, eu acho que se no 11º tivesse ido às duas fases dos exames, tentado a filosofia e não me tivesse deixado levar por aquela coisa bem portuguesa, de certeza que consegues, com as tuas notas???Foca-te naquilo que idealizaste, não baixes os braços, não desças as expetativas. Este ano, não quero explicações, pq a maior parte vai para explicações para perceber a matéria e em biologia o maior treino é teu, se fizeres os exames uma vez, a interpretação daquele exercício já é conhecida, logo não vale a pena repetir, pq em exame não vai sair a mesma situação, mas deves começar a fazer os exames logo no 10º.Depois além do teu livro, segue outros recursos, faz os teus resumos e reflete sobre a matéria(eu percebi q esse tb era um dos meus maiores erros, era querer saber tudo, mas não relacionar).Este ano estou a trabalhar a part-time e vou fazer o exame de biologia, o único conselho q te posso dar é mantém o foco, não permites que te chamem do nervosinho, e prepara-te pq o secundário vai dar muito trabalho.
Boa sorte
Muito obrigado!

• Like
Reactions: Sofia_R
Acredita que o secundário são os melhores anod da tua vida. Eu também comecei mal o secundário, principalmente a matemática! Tirei 8.8 no primeiro teste. Ao longo do ano fui apanhando o ritmo e gostando do secundário. O 11o ano foi mais fácil mas sei que trabalhei mais do que no 10o. E depois no 12o foi o paraíso. Tinha mt tempo livre e dediquei me a sério. Acabei o 12o consegui tirar 20 a aplicações, biologia e matemática 😅 sei que foi pq me esforcei mas é um incentivo para n desanimares já, pq acredita que mesmo que o 10o ano te corra mal, os outros 2 anos vão ser muito melhores. E se tu te dedicares um pouco à disciplina que menos gostas vais acabar por gostar ( aconteceu comigo e cm a matemática, se me dissessem que eu ia estudar matemática no ensino superior qnd eu estava no 10o ano, eu teria achado a pessoa idiota) 😅 mas bom espero que te sirva de incentivo e que tenhas mt sorte em obter a média que precisas.

Vê o site do aspira ciência, eu tenho dado uma vista de olhos e tem-me ajudado. Falei com uma professora de biologia para saber se era credível e ela disse que era muito bom.