Olá Francisco, eu sei bem o que é isso. Quando entrei para o 10ª em ciências e tecnologias, tinha a ideia que ia ser super fácil como no básico, mas não. Foi um choque, porque a "dificuldade" não tem nada a ver. No básico eu mal estudava e tinha notas muito boas, já no secundário isso não acontecia. Eu lembro-me que no primeiro teste de FQ tive 11 e fiquei muito desapontada, pois sempre tinha sido boa aluna no básico e pensava que ia acabar o 10º com média de 15 e logo vi que isso não ia acontecer. Já para não falar de Matemática que foi mesmo uma das maiores desilusões ao longo do 10º e do 11º. A minha preguiça também não ajudava. Agora olho para trás e vejo que poderia ter feito as coisas de modo diferente. Ao estar desapontada como as coisas estavam a correr, não me esforçava, pois pensava que não valia a pena. Arrependo-me tanto de o fazer.... Mas também foram esses dois anos que me servem de lição hoje. Isto porque, no 12º decidi que não iria voltar a cometer os mesmos erros e que iria lutar por aquilo que queria, entrar em enfermagem e que esse seria o meu objetivo. No verão do ano passado (antes de entrar para o 12ºano), decidi que queria entrar no esel e que iria dar o meu máximo para o conseguir. Então, sabendo também que no primeiro ano iria ter a cadeira de psicologia, decidi escolher essa desciplina e biologia como as minhas opcionais. E quanto à matemática entrei noutra explicação no fim de julho, para ver se conseguia melhorar a minha nota de "caca" tanto à disciplina como à média. Ademito que continuei um pouco preguiçosa, mas dei o meu melhorar e consegui acabar matemática de 12ºano com 14 e tirei 14 no exame, mas fiquei com nota interna 11 e acabei a disciplina com 12. Se eu tivesse feito como fiz no meu último ano de secundário, não desistindo quando algo de mal acontecia, a minha média teria sido mais alta, por ainda por cima eu tinha as skills que era preciso, apenas não as queria utilizar e só me apercebi disso quando já era um pouco tarde.
Agora que entrei na faculdade onde queria, prometi a mim mesma que não iria voltar a fazer os mesmos erros, que me prejudicaram, mas que ao mesmo tempo fizeram com que aprendesse uma grande lição. Agora sou mais organizada e tento utilizar métodos que me ajudam mesmo a aprender. Quando chego a casa, passo a limpo os cadernos e vou aprofundando certas matérias ou alguns tópicos que tenho mais curiosidade.
Talvez alguns conselhos que eu te dava eram: não penses tanto em coisas negativas (é verdade que elas podem acontecer e que seja bom que estejas ciente disso, mas também fazem com que estejas mais nervoso e que "atraias" de certa forma esses mesmos pensamentos e se tornem realidade); tenta fazer um esquema onde coloques o teu objetivo (engenharia informática) e o que tens de fazer para o alcançar; vê os métodos que melhor te auxiliam no teu estudo, por exemplo, apercebi-me que para mim a biologia que melhor funcionava era ler e sublinhar a matéria e tentar compreende-la e depois aplicar o que sabia nos exercicios; já a português era fazer resumos e lê-los; matemática e FQ era compreender a matéria e fazer
muitos exercicios, de todas as tipologias e se errasse, ver o que tinha falhado e continuar.
Aprende com os teus erros. Vê onde erraste e tenta corrigir na próxima vez, não desistas; se acontecer que tenhas uma má nota neste teste, vê onde tiveste mais dificuldade, o que poderias ter feito de outra forma e aplica-o numa próxima vez. Tenta descobrir qual o melhor método de estudo para cada disciplina, aquele que te permite assimilar melhor a matéria.
Acredita no teu potencial e tenta dar o teu melhor.