Melhor universidade de biologia

(dani)

Membro
Matrícula
7 Maio 2018
Boa tarde, será que me poderiam indicar a melhor universidade de biologia em portugal? Peço pff que "não puxem a brasa à vossa sardinha" e me digam a vossa opinião sincera. Se souberem de algum ranking de interesse podem postar aqui o link? Obrigado

achadden21

Membro
Matrícula
17 Abril 2016
Curso
Biologia Aplicada
Instituição
Universidade de Aveiro
Boa tarde, será que me poderiam indicar a melhor universidade de biologia em portugal? Peço pff que "não puxem a brasa à vossa sardinha" e me digam a vossa opinião sincera. Se souberem de algum ranking de interesse podem postar aqui o link? Obrigado

Olá! 🙂

Depende muito da área que queiras seguir/do que pretendes... Porto, Coimbra, Lisboa e Aveiro são boas universidades. Em Aveiro, que é onde estudo, tens uma licenciatura mais prática, com mais saídas de campo e aulas práticas em si.
Aveiro e Algarve são boas universidades no caso de quereres estar mais ligada à biologia marinha. No Minho tens a licenciatura em biologia aplicada, no caso de gostares mais da área do laboratório. Penso que em Évora e Lisboa as áreas da conservação são bastante mais exploradas e na UTAD tens a parte mais estatística ligada a modulação de populações muito bem desenvolvida.
Sei que há universidades, como é o caso de Aveiro, que te preparam mais para trabalhar em investigação (tanto no campo como em laboratório) e para publicar artigos (muitos dos trabalhos que fazemos têm de estar em formato artigo ou relatório científico, por exemplo), e outras que se focam mais num ensino mais teórico.

No fundo, aconselho-te a veres o plano curricular de cada uma das licenciaturas e tentares perceber quais/qual é que te desperta um maior interesse.

Espero ter ajudado!
Boa sorte ☺😚

(dani)

Membro
Matrícula
7 Maio 2018
Olá! 🙂

Depende muito da área que queiras seguir/do que pretendes... Porto, Coimbra, Lisboa e Aveiro são boas universidades. Em Aveiro, que é onde estudo, tens uma licenciatura mais prática, com mais saídas de campo e aulas práticas em si.
Aveiro e Algarve são boas universidades no caso de quereres estar mais ligada à biologia marinha. No Minho tens a licenciatura em biologia aplicada, no caso de gostares mais da área do laboratório. Penso que em Évora e Lisboa as áreas da conservação são bastante mais exploradas e na UTAD tens a parte mais estatística ligada a modulação de populações muito bem desenvolvida.
Sei que há universidades, como é o caso de Aveiro, que te preparam mais para trabalhar em investigação (tanto no campo como em laboratório) e para publicar artigos (muitos dos trabalhos que fazemos têm de estar em formato artigo ou relatório científico, por exemplo), e outras que se focam mais num ensino mais teórico.

No fundo, aconselho-te a veres o plano curricular de cada uma das licenciaturas e tentares perceber quais/qual é que te desperta um maior interesse.

Espero ter ajudado!
Boa sorte ☺😚
Muito obg pela resposta!! Foi bastante esclarecedora. Eu estou é bastante preocupada em relação à empregabilidade uma vez que não me têm dito coisas muito agradáveis nesse aspeto :\ estive a ver e a taxa de recém desempregados é mais baixa na Fcul ou no ISA. No entanto, já me falaram bastante bem da fcup ou da universidade de aveiro. Estou um pouco indecisa...

North

Membro
Matrícula
14 Março 2019
Muito obg pela resposta!! Foi bastante esclarecedora. Eu estou é bastante preocupada em relação à empregabilidade uma vez que não me têm dito coisas muito agradáveis nesse aspeto :\ estive a ver e a taxa de recém desempregados é mais baixa na Fcul ou no ISA. No entanto, já me falaram bastante bem da fcup ou da universidade de aveiro. Estou um pouco indecisa...

Em Biologia tens sempre de pensar em mestrado e num mestrado certo. E depois quiçá num doutoramento. Apenas com a licenciatura a probabilidade de te safares é bastante (mesmo muito) reduzida.
Podes sempre te candidatar a bolsas de investigação mas para um licenciado serve como experiência na área no currículo para mais tarde, depois do mestrado.

• Like
Reactions: achadden21

achadden21

Membro
Matrícula
17 Abril 2016
Curso
Biologia Aplicada
Instituição
Universidade de Aveiro

Pois, relativamente à falta de empregabilidade acaba por nos tocar a todos...... 😂 Mas, lá está, depende muito da área da Biologia em pretendas enveredar e dos contactos que vás estabelecendo ao longo do teu ciclo de estudos.
Dá uma olhada nos planos curriculares (Universidade de Aveiro › Curso, FCUP - Licenciatura em Biologia) e fala com alunos do curso nessas universidades e tenta esclarecer algumas dúvidas mais concretas. 🙂

Bia Domingues

Membro
Matrícula
10 Abril 2017

Acho que não existe nenhuma universidade que se destaque mais relativamente às outras, pois cada uma tem o curso estruturado de uma forma diferente, com cadeiras mais/menos teóricas, etc etc, pelo que o melhor é pensares que área é do teu interesse (por exemplo num mestrado ou profissão) e qual das universidades te dá melhor formação para seguires essa área.
Em relação à empregabilidade, a esmagadora maioria dos alunos segue para mestrado, e desses uma boa parte segue doutoramento. Só depois disso é que as pessoas "arranjam emprego", logo não há grandes dados acerca de emprego.

Lara Sofia Ribeiro

Membro Caloiro
Matrícula
19 Março 2023
Olá! 🙂

Espero ter ajudado!
Boa sorte ☺😚
Olá! :)

Eu estava a pensar em ir para biologia, mas tenho receio que o curso gire muito em torno de animais e plantas por não ser isso que pretendo...por acaso sabes me dizer qual ou quais as universidades que têm o melhor plano de estudos para alguém como eu?

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Olá! :)

Eu estava a pensar em ir para biologia, mas tenho receio que o curso gire muito em torno de animais e plantas por não ser isso que pretendo...por acaso sabes me dizer qual ou quais as universidades que têm o melhor plano de estudos para alguém como eu?

Não conheço muito da área, mas o quê que pretendes com biologia tendo em conta não quereres nada com animais e plantas?

Lara Sofia Ribeiro

Membro Caloiro
Matrícula
19 Março 2023
Não conheço muito da área, mas o quê que pretendes com biologia tendo em conta não quereres nada com animais e plantas?
Biologia humana é o que mais me interessa, só que não sei se o curso de Biologia seria o mais indicado para mim, visto que tenho andado a ver os planos de estudo do curso em várias faculdades e todos me parecem mais centrados na parte animal e vegetal...

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Biologia humana é o que mais me interessa, só que não sei se o curso de Biologia seria o mais indicado para mim, visto que tenho andado a ver os planos de estudo do curso em várias faculdades e todos me parecem mais centrados na parte animal e vegetal...
E, pensando assim talvez um bocado fora da caixa, não tens outros cursos, talvez na área da saúde, que te interessem?

Miguel2004

Membro Dux
Matrícula
14 Junho 2020
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Também me interessei por Ciências Biomédicas, mas meio que pus essa opção de lado pelo facto de não haver esse curso em Lisboa (a minha área de residência) e não me dar jeito ir estudar para longe.
Também tens o curso de Biologia Celular e Molecular, na FCT-NOVA. Pelo que sei tem um plano de estudos muito menos virado para a macro biologia do que, por exemplo, Biologia na FCUL.

• Like
Reactions: Lara Sofia Ribeiro