Melhorar notas depois do secundário

GonçaloFernandes00

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2021
Boas, acabei agora o secundário e vou fazer a minha candidatura ao ensino superior, mas há uma grande probabilidade de acabar por não entrar. Caso isso aconteça, o meu plano é ficar o ano seguinte a estudar para melhorar notas internas mas tenho dúvidas sobre como se pode fazer (nos termos da lei)... Eu gostava de subir as minhas notas a Geografia (13), Filosofia (14), Inglês (16) e Direito (13). A minha dúvida é, tendo eu acabado o secundário, posso anular as disciplinas que já "acabei" (isto na perspetiva do próximo ano) e fazer exame a 100%? Disciplinas como Direito que é uma opcional de 12º que não tem exame, como posso fazer melhoria?
Obrigado

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
A minha dúvida é, tendo eu acabado o secundário, posso anular as disciplinas que já "acabei" (isto na perspetiva do próximo ano) e fazer exame a 100%? Disciplinas como Direito que é uma opcional de 12º que não tem exame, como posso fazer melhoria?
Olá @GonçaloFernandes00

Podes fazer melhoria das disciplinas a 100% sem precisar de anulada nada, até porque não podes anular.

As disciplinas que não têm exame nacional podem ser melhoradas com exames de equivalência a frequência que podem ser realizados no ano de conclusão da disciplina e no seguinte.

GonçaloFernandes00

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2021
Olá, muito obrigado pela resposta!
Perdoa-me a ignorância mas podes me explicar como funcionam essas melhorias sem anulamento? Fiquei confuso, quais são os processos formais que tenho que fazer?
Obrigado

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Perdoa-me a ignorância mas podes me explicar como funcionam essas melhorias sem anulamento? Fiquei confuso, quais são os processos formais que tenho que fazer?
Basta ires aos exames nacionais respectivos como externo. Nas que não tens exame nacional fazes os exames de equivalência a frequência respeitando a regra que referi.

Sugiro que leias isto sobre a primeira parte:

GonçaloFernandes00

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2021
Obrigado pela ajuda! É possível eu entrar num curso (Filosofia, que entro de certeza) e, na altura da matrícula, inscrever-me nas disciplinas por exemplo de Línguas Aplicadas e no 2º ano inscrever-me de facto nesse curso? Como funciona isso? Obrigado

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Obrigado pela ajuda! É possível eu entrar num curso (Filosofia, que entro de certeza) e, na altura da matrícula, inscrever-me nas disciplinas por exemplo de Línguas Aplicadas e no 2º ano inscrever-me de facto nesse curso? Como funciona isso? Obrigado
Depende do plano de estudos do curso de Filosofia. Se tiveres opcionais em que possas inscrever-te no 1º ano e que possas escolher dentro das disciplinas do plano de LA, então poderás fazer algumas cadeiras e depois pedires mudança de curso no final do ano lectivo e depois poderás entrar efectivamente em LA. Caso não consigas inscrever-te em disciplinas do plano de estudos, a alternativa seria inscreveres-te através das unidades curriculares isoadas, mas geralmente não compensa o preço (farias as cadeiras como se fosses um aluno externo, mas o valor costuma ser um bocado caro). Sem outras alternativas no primeiro caso, farias o ano normal de Filosofia, transferias para LA e regressas ao 1º ano do curso, no fundo.