Melhores cursos para equivalência com Engenharia Informática

Francisco Moniz

Membro Caloiro
Matrícula
23 Julho 2024
Alô (denovo). Tenho duas perguntas:
1 - Quais são os melhores cursos em que haja mais probabilidade de conseguir transferência (em termos de equivalência) para Engenharia Informática? É melhor outras Engenharias ou outros cursos a haver com computadores, mesmo que não sejam engenharias? Só consigo ir para o Porto ou Coimbra e vou pôr (por ordem de candidatura):

- Engenharia Informática no ISEP (Politécnico do Porto) - Não quero a FEUP porque não tenho exame de FQ só de Matemática A
- Engenharia Informática no ISEC (Politécnico de Coimbra)
- Engenharia Informática na FCTUC (Universidade de Coimbra)
- ? sugiram cursos com equivalência ou no ISEP ou no ISEC / Guarda (ver segunda pergunta)
- ? sugiram cursos com equivalência ou no ISEP ou no ISEC
- ? sugiram cursos com equivalência ou no ISEP ou no ISEC / Guarda (ver segunda pergunta)

2 - Há a possibilidade de eu ir para a Guarda porque tenho casa lá, mas acho que o curso de Engenharia Informática, lá, não seja tão bom e, também, não acho que a vida social/académica seja tão boa (isto de pessoas que estiveram lá e já me disseram isto). Mesmo assim entro garantidamente lá em Engenharia Informática. Eu já estou ciente de que é esse o curso que quero e que é isso que quero seguir. Sabendo isso, acham que deva assegurar o curso (caso não entre nas minhas 3 primeiras opções) e ponho em quarto lugar e as duas últimas duas opções para cursos que façam equivalência ou no Porto ou em Coimbra ou acham que devia pôr em último lugar, depois de colocar as equivalências? Ou ponho 3 equivalências e esqueço a Guarda?
Obrigado!

Eu acabei agora a Licenciatura em Engenharia Informática no ISEP, por isso, qualquer coisa, podes perguntar. Sobre equivalências, pelo menos no ISEP, imensa gente opta por Eletrotécnica e Computadores (tive 3 na minha turma que fizeram isso).

Eu colocaria os cursos para pedir equivalência antes de considerares a opção de Guarda, mas podes sempre tentar entrar lá e pedir transferência no final do 1º ano.

Eu acabei agora a Licenciatura em Engenharia Informática no ISEP, por isso, qualquer coisa, podes perguntar. Sobre equivalências, pelo menos no ISEP, imensa gente opta por Eletrotécnica e Computadores (tive 3 na minha turma que fizeram isso).

Eu colocaria os cursos para pedir equivalência antes de considerares a opção de Guarda, mas podes sempre tentar entrar lá e pedir transferência no final do 1º ano.
Tive a ver no site da DGES e é preciso exame de físico-química para Engenharia Eletrotécnica e Computadores :(
PS: A minha área foi economia exatamente para fugir da físico-química
Mais sugestões de cursos para fazer equivalência só com o exame de Matemática A?

Tive a ver no site da DGES e é preciso exame de físico-química para Engenharia Eletrotécnica e Computadores :(
PS: A minha área foi economia exatamente para fugir da físico-química
Mais sugestões de cursos para fazer equivalência só com o exame de Matemática A?
Pois, não vi a parte que não tens o exame, falhou-me. Sendo assim, duvido que tenhas algum curso, acho que Informática é mesmo o único no ISEP que só pede um exame (sem ser Eletro, o que mais tem semelhanças era Telecomunicação e Informática, mas acredito que esse também pede FQA).

Já consideraste Engenharia Informática na ESTG, também no Porto, como opção? Só pede Matemática A e também conheço casos de transferência para o ISEP.

Eu tinha visto essa opção, mas a ESTG é no "Porto" (porque tá la a dizer) mas é verdadeiramente a 45km do Porto. Fica mais em Braga do que no Porto lmaooo. É simplesmente por não ser viável. Maybe oq vou fazer vai ser:
E.I ISEP
E.I ISEC
E.I FCTUC (Universidade de Coimbra)
Equivalência nº1 (vou procurar)
Equivalência nº2
Equivalência nº3 (+ provavel) / E.I na Guarda

De qualquer das formas vou falando :)
Obrigado pela ajuda!

Pois, não vi a parte que não tens o exame, falhou-me. Sendo assim, duvido que tenhas algum curso, acho que Informática é mesmo o único no ISEP que só pede um exame (sem ser Eletro, o que mais tem semelhanças era Telecomunicação e Informática, mas acredito que esse também pede FQA).

Já consideraste Engenharia Informática na ESTG, também no Porto, como opção? Só pede Matemática A e também conheço casos de transferência para o ISEP.
Update: Tive a ver todos os cursos um por um e cheguei à conclusão de que vou pôr:

Engenharia Informática - ISEP
Engenharia Informática - Universidade de Coimbra
Engenharia Informática - ISEC
Engenharia Informática (Curso Europeu) - ISEC
Engenharia e Ciência de Dados - Universidade de Coimbra (para pedir transferência para Engenharia Informática)
Engenharia Informática - Guarda

Assim entro definitivamente numa (Guarda).
Engenharia e Ciência de Dados tem o primeiro ano mt parecido a E.I ent ya.
Obrigado d qqer das formas

Update: Tive a ver todos os cursos um por um e cheguei à conclusão de que vou pôr:

Engenharia Informática - ISEP
Engenharia Informática - Universidade de Coimbra
Engenharia Informática - ISEC
Engenharia Informática (Curso Europeu) - ISEC
Engenharia e Ciência de Dados - Universidade de Coimbra (para pedir transferência para Engenharia Informática)
Engenharia Informática - Guarda

Assim entro definitivamente numa (Guarda).
Engenharia e Ciência de Dados tem o primeiro ano mt parecido a E.I ent ya.
Obrigado d qqer das formas
Boa sorte! Espero que entres no ISEP :)