Melhores livros de preparação para o Exame de História A?

Que livro usaram? O que aconselham, ou que não aconselham de todo?
Obrigada!
Olá! Não sei se te ainda é útil a informação, mas respondo à mesma, até mesmo para que outros que estejam com a mesma dúvida possam ler esta mensagem. De referir que estou no 12ºano atualmente e ainda não fiz exame (vou falar apenas sobre a minha experiência até ao momento).

Primeiramente, vou falar um pouco se vale a pena ou não comprar manual de exame de História A:
Como sabemos, a matéria de História A é gigante e, mesmo que digam quais são os módulos que saem, ainda é muita coisa e são muitos detalhes... Horas, dias e meses de estudo que são necessárias se queremos ir realmente bem preparados! Para isso, não dá para vermos TODOS os detalhes da matéria, é impossível, embora possamos sim rever as coisas mais importantes que constam nas aprendizagens essenciais. Para uma revisão mais eficaz e mais rápida, aconselho sim a ter um manual de exame que tenha tudo mais em resumo e sem muita enrolação (como sabemos, os manuais de história têm sempre coisas a mais que não são necessárias para o exame), ao invés de termos de analisar os manuais dos anos anteriores. Óbvio que não é propriamente barato um manual de exame, mas acho que é um bom investimento (se o fizeres mesmo com intenções de teres uma alta nota, recomendo muito mesmo).

Segundamente, qual o melhor manual (e que recomendo vivamente):
De facto, no mercado apenas existem 3 manuais de preparação para exame (pelo menos que eu saiba): o da Porto Editora (atualizado todos os anos, já há o de 2023), o da LEYA (que nunca foi atualizado) e o da Areal (que tbm se já foi atualizado, já foi há muito tempo). O melhor muito de longe é o da Porto Editora relativamente aos outros dois, porque os outros dois não têm a matéria atualizada (são confusos, despejam muita matéria, ignorando completamente as aprendizagens essenciais), embora esteja até muito bem explicada. Assim, o melhor para mim é o da Porto Editora, que tem tanta coisa útil para o exame:
- tem as aprendizagens essenciais no manual muito boas lá em tópicos;
- a matéria está muito bem organizada e bem explicada;
- tem muitas informações relativas ao exame, e os tipos de questões avaliadas;
- tem algumas questões (mas não muitas), algo que se calhar não é tão bom, e mesmo se pesquisarmos nunca se encontra nada;
- tem muitos esquemas de toda a matéria do 12º;
- tem provas modelo e o exame do ano passado;
- e algo que adoro é os recursos da Escola Virtual (entras na EV e colocas o código): tem vídeos de todas as partes da matéria, tem testes interativos de cada unidade, tem a listagem de todos os exames anteriores;
- etc...

Dicas de estudo para o exame de História A (é começar a estudar o mais cedo possível!):
Para finalizar o meu "testamento", recomendo começar-se a estudar para este exame o mais cedo possível, porque a quantidade de matéria é surreal... O que aconselho é ir revendo as matérias do 10º e do 11º a cada semana (por exemplo, esta semana vejo o modelo ateniense, semana que vem vejo o modelo romano, para a outra semana vejo o Antigo Regime, etc), mas não é apenas rever uma vez e nunca mais pegar - é ir revendo e revendo de novo.
Em questão do estudo em si, recomendo fazer apontamentos (podem não ser resumos, apenas alguns post-its ou súmula das matérias mais importantes), ler o essencial no manual e explorar em tudo o manual de exames, fazer esquemas visuais da matéria, nuvens de palavras,... Também devemos fazer exercícios, algo que é raro encontrar (se tens CA deves fazer tudo, os do manual de exame são para fazer, alguns do manual que se referem aos documentos também são importantes para ver alguns detalhes que podem ser explorados no exame - já aconteceu a um amigo meu ter um documento que analisou em casa no exame de história e deu-lhe um jeito). Também recomendo fazer exames dos anos anteriores, mas atenção! Algumas das matérias dos anos passados (como do ano passado) não sairão neste ano (por ex, ano passado saiu os módulos 2 e 6 (10º e 11º), enquanto que neste ano não sairão - saem os módulos 1, 4 e 5; fora as matérias do 12º ano que saem sempre todas).

De resto, acho que não tenho mais nada a acrescentar... História é uma disciplina muito teórica que requer imenso estudo para não nos perdermos no meio do tempo! Espero ter ajudado! 😉😁😎

• Like
Reactions: DuarteSaraiva