Melhores universidades para cursos na área de humanidades

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Qual das universidades públicas em Lisboa é melhor para cursos na área de humanidades?
Olá, Gonçalo! Fizeste uma pergunta um bocado demasiado abrangente, uma vez que "Humanidades" pode envolver muitas áreas - Letras, Direito, Ciencias Sociais e Humanas, entre outras e isso envolve muitas instituições, dificilmente "comparáveis" de forma justa através de algo tão vago quanto "Humanidades". Talvez seja mais fácil obteres recomendações se tiveres alguma ideia dos teus gostos - tradução, história, filosofia, psicologia...

Matrícula
23 Junho 2021
Olá, Gonçalo! Fizeste uma pergunta um bocado demasiado abrangente, uma vez que "Humanidades" pode envolver muitas áreas - Letras, Direito, Ciencias Sociais e Humanas, entre outras e isso envolve muitas instituições, dificilmente "comparáveis" de forma justa através de algo tão vago quanto "Humanidades". Talvez seja mais fácil obteres recomendações se tiveres alguma ideia dos teus gostos - tradução, história, filosofia, psicologia...
Os meus interesses são direito,filosofia e tradução qual seria a melhor universidade para estes cursos?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Os meus interesses são direito,filosofia e tradução qual seria a melhor universidade para estes cursos?
Depende dos teus interesses em específico, também. Nos cursos que referes tens as duas universidades de Lisboa: a Universidade de Lisboa e a Universidade Nova de Lisboa. Todas elas têm os três cursos que mencionas. Aconselho-te a pesquisares em tópicos como estes para encontrares alguma informação:

Podes sempre pesquisar e encontrar mais tópicos aqui pelo Uniarea. Como te disse, vai depender de gostos e objectivos teus e uma boa ideia de averiguares isso é ires consultar os planos de estudo de cada um desses cursos nas duas universidades. Por exemplo, em Filosofia, se tiveres uma preferência pela Filosofia Continental, então a FCSH enquadra-se mais nos teus gostos. Se preferires Filosofia Analítica, o plano de estudos da FLUL é muito mais focado nessa orientação. Para Tradução, costumam dizer que o curso da FCSH tem cadeiras mais práticas e que o da FLUL é mais teórico, mas sinceramente não acho que isso corresponde a 100% do plano de estudos. Não sei como é na FCSH, mas na FLUL os alunos inclusive fazem estágio curricular no último semestre do curso. Quanto a Direito, não te sei dar grandes informações, mas encontras nesses tópicos de certeza diferenças entre as duas faculdades.