Melhoria da média de acesso ao ensino superior vs. novos programas

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Luís V

Membro
Matrícula
19 Agosto 2017
Boas, acabei o ensino secundário no ano letivo 2016/17, tendo feito o exame de F.Q. no ano letivo 2015/16 e o de Matemática A no ano letivo 2016/17, se repetir os exames este ano posso melhorar as notas das duas disciplinas, apesar dos programas de ambas mudarem?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Luís V,
Boas, acabei o ensino secundário no ano letivo 2016/17, tendo feito o exame de F.Q. no ano letivo 2015/16 e o de Matemática A no ano letivo 2016/17, se repetir os exames este ano posso melhorar as notas das duas disciplinas, apesar dos programas de ambas mudarem?
Este ano os exames apenas irão avaliar a matéria comum aos 2 programas, pelo ainda podes melhorar as classificações finais das disciplinas.

• Like
Reactions: Luís V

Joaomb

Membro Caloiro
Matrícula
4 Abril 2018
Boa noite,
Terminei o Secundário no ano lectivo de 06/07, o curso 060 de Ciências e Tecnologias e gostaria de saber quais os códigos de prova que ainda são iguais a esse ano lectivo para poder realizar melhoria da classificação interna.

Obrigado.

• Like
Reactions: Dannyfc94

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Joaomb
Terminei o Secundário no ano lectivo de 06/07, o curso 060 de Ciências e Tecnologias e gostaria de saber quais os códigos de prova que ainda são iguais a esse ano lectivo para poder realizar melhoria da classificação interna.
Fizeste que exames nacionais quando concluíste o secundário?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Fiz os exames de Português, Matemática, Biologia e Geologia e Física e Quimica A...
Nesse caso ainda deves poder melhorar todas as disciplinas em que o exame nacional exista. FQ será o último ano que o poderás fazer, já que será o último ano em que o exame avaliará a matéria comum ao antigo e ao novo programa

Joaomb

Membro Caloiro
Matrícula
4 Abril 2018
Pois, o problema é que eu preciso de ter a certeza para não ir fazer os exames e depois não me servirem para melhoria...
Primeiro fui à escola Secundária onde terminei o 12ºano e disseram-me que não era possível.
Dirigi-me então ao GAES e lá foi-me dito que não sabiam e nem era da sua compêtencia mas disseram-me para colocar a questão à DGES.
A DGES respondeu-me que isso era responsabilidade das Escolas Secundárias. Pensando eu que podia ser problema da minha escola, fui então a três escolas secundárias diferentes e em todas recebi a mesma resposta, a de que já não podia fazer melhoria da nota interna para me candidatar ao Ensino Superior.
Enviei então, novamente, um e-mail à DGES para lhes dizer que as escolas secundárias me tinham dito que não era possível, a DGES respondeu-me mais uma vez a dizer que não era da sua compêtencia responder a esse tipo de questões e para tentar contactar a DSJNE.
Entretanto já tentei contactar a DSJNE por telefone múltiplas vezes sem sucesso e já enviei também um e-mail a expor toda a situação e ainda não obtive qualquer resposta.

• Like

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
A DGES respondeu-me que isso era responsabilidade das Escolas Secundárias. Pensando eu que podia ser problema da minha escola, fui então a três escolas secundárias diferentes e em todas recebi a mesma resposta, a de que já não podia fazer melhoria da nota interna para me candidatar ao Ensino Superior.
Só não podes fazer melhoria se o programa em avaliação não for o mesmo:
Como fazer melhorias com os Exames Nacionais? | Uniarea

Joaomb

Membro Caloiro
Matrícula
4 Abril 2018
Só não podes fazer melhoria se o programa em avaliação não for o mesmo:
No site da DGES pode ler-se:
"Os exames finais nacionais para melhoria de classificação do ensino secundário, exclusivamente para efeito de acesso ao ensino superior, podem realizar-se depois de ultrapassados os prazos estabelecidos anteriormente, sem limitação, desde que a oferta de exames de âmbito nacional contemple as disciplinas e códigos de prova correspondentes. Estas classificações só são consideradas no cálculo da média do ensino secundário que contará para acesso ao ensino superior (ficha ENES 2018)."

A questão que eu coloco é:
como é que eu sei se os códigos das provas ainda correspodem aos mesmo do ano lectivo 2006/2007? E por exemplo, mesmo nunca tendo feito exame nacional de Inglês, posso melhorar essa nota interna para Acesso ao Ensiono Superior se o código for o mesmo?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
A questão que eu coloco é:
como é que eu sei se os códigos das provas ainda correspodem aos mesmo do ano lectivo 2006/2007?
Os exames atuais foram criados no ano lectivo anterior ao teu, daí ter-te perguntado que exames realizaste para confirmar que já tinhas realizado estes. Para confirmar até bastas que peças a informação à tua escola, eles têm o registo de que exames realizaste e qual o seu código.
E por exemplo, mesmo nunca tendo feito exame nacional de Inglês, posso melhorar essa nota interna para Acesso ao Ensiono Superior se o código for o mesmo?
Não podes, porque inglês era da tua formação geral e a melhoria é realizada via o exame de equivalência a frequência e não via o exame nacional. Os exames de equivalência a frequência só podem ser realizados no ano de conclusão da disciplina e no seguinte.

Joaomb

Membro Caloiro
Matrícula
4 Abril 2018
Os exames atuais foram criados no ano lectivo anterior ao teu, daí ter-te perguntado que exames realizaste para confirmar que já tinhas realizado estes. Para confirmar até bastas que peças a informação à tua escola, eles têm o registo de que exames realizaste e qual o seu código.
Pois, mas por exemplo no meu extrato de classificações eu tenho aqui que o código da disciplina de Matemática A que conluí no ano 06/07 é N162. Esse código não têm nada a ver com o código do exame? Pois o código do exame actual é 635.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Pois, mas por exemplo no meu extrato de classificações eu tenho aqui que o código da disciplina de Matemática A que conluí no ano 06/07 é N162. Esse código não têm nada a ver com o código do exame? Pois o código do exame actual é 635.
Não. Antes do exame de matemática ser o 635 era o 435. Podes encontrar os exames antigos aqui:
GAVE : Banco de Itens

Joaomb

Membro Caloiro
Matrícula
4 Abril 2018
Pelo que vejo no site que disponibilizas-te o exame de Português que realizei no ano 2007 parece ter sido o 138 e o actual em vigor ser o 639...

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Pelo que vejo no site que disponibilizas-te o exame de Português que realizei no ano 2007 parece ter sido o 138 e o actual em vigor ser o 639...
Não me parece, já que esse exame não é o equivalente ao 639. Português A era uma disciplina do curso de humanidades.

Duarte FM

Membro Caloiro
Matrícula
23 Abril 2018
Bom dia.

Terminei o secundário no ano letivo 2013/14 (ano relativo ao qual tenho o meu diploma). Entretanto já frequentei o ensino superior mas pretendo mudar de curso. Inscrevi-me no exame relativo à prova de ingresso do curso para o qual pretendo entrar (MAT A), e inscrevi-me também nos exames de FIL e PT com a ideia de melhorar as classificações de modo a subir a minha média para entrar na faculdade. Quando me inscrevi disseram-me que as melhorias só podiam ser realizadas nos dois anos seguintes à realização da disciplina em causa, e que portanto só faria sentido inscrever-me a MAT A (por ser PI). No entanto inscrevi-me na mesma às outras duas (que não irão funcionar como PI) pois tinha ideia que não era bem assim que funcionava. Gostava de saber, agora que vou realizar os exames se realmente é assim que funciona e se não vale a pena realizar os dois exames (PT e FIL) ou se afinal poderão servir para melhorar a minha nota de acesso ao ensino superior.

Obrigada desde já!

Luís Todo Bom

Membro Catedrático
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Engenharia dos juros
Instituição
ISEG
Bom dia.

Terminei o secundário no ano letivo 2013/14 (ano relativo ao qual tenho o meu diploma). Entretanto já frequentei o ensino superior mas pretendo mudar de curso. Inscrevi-me no exame relativo à prova de ingresso do curso para o qual pretendo entrar (MAT A), e inscrevi-me também nos exames de FIL e PT com a ideia de melhorar as classificações de modo a subir a minha média para entrar na faculdade. Quando me inscrevi disseram-me que as melhorias só podiam ser realizadas nos dois anos seguintes à realização da disciplina em causa, e que portanto só faria sentido inscrever-me a MAT A (por ser PI). No entanto inscrevi-me na mesma às outras duas (que não irão funcionar como PI) pois tinha ideia que não era bem assim que funcionava. Gostava de saber, agora que vou realizar os exames se realmente é assim que funciona e se não vale a pena realizar os dois exames (PT e FIL) ou se afinal poderão servir para melhorar a minha nota de acesso ao ensino superior.

Obrigada desde já!
A mim disseram me o mesmo que tu na escola mas na DGES disseram que valia a pena fazer se o codigo fosse igual e que se a nota fosse melhor ficava essa nota para a media da disciplina tambem mas apenas para efeitos de acesso.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Duarte FM
Bom dia.

Obrigada desde já!
Sugiro que leias isto, essa deve ser o tópico mais mal esclarecido pelas escolas deste país:

• Like

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Já agora, quando preencho o ingresso para me inscrever nos exames, que alíneas tenho de assinalar em relação a cada exame? Naquelas opções de interno, prosseguimento de estudos, diploma, etc?
  • Interno: não.
  • Aprovação do ensino secundário: não:
  • Melhoria do ensino secundário (diploma): não (explicado no artigo).
  • Prosseguimento de estudos: não preenche.
  • Prova de Ingresso: sim (é indiferente o que colocares).

D

Deleted member 7156

Guest
Só para esclarecer no ano letivo 2018-2019 Fisica e Química já não terá o códico atual 715?
Biologia e Matemática manterão-se com o mesmo código?