Melhoria da média interna no 12 ano

carolss

Membro Caloiro
Matrícula
2 Março 2026
Bom dia!! Tinha uma dúvida quanto a melhoria de notas...Fiz exame de FQA no 11° ano...a minha nota por pouco que não foi suficiente para manter a minha média interna, e, na altura, foi-me dito que no 12° ano poderia voltar a repetir para aumentar a minha nota da disciplina...hoje no entanto uma pessoa disse que não era assim que funcionava e que só poderia servir para aumentar a nota de exame para a faculdade, ou seja, como externa...dizem-me uma coisa e depois outra...e eu já tinha tudo planeado a cantar que dava para melhorar a nota interna este ano...
Obrigada.

Solução
Bom dia!! Tinha uma dúvida quanto a melhoria de notas...Fiz exame de FQA no 11° ano...a minha nota por pouco que não foi suficiente para manter a minha média interna, e, na altura, foi-me dito que no 12° ano poderia voltar a repetir para aumentar a minha nota da disciplina...hoje no entanto uma pessoa disse que não era assim que funcionava e que só poderia servir para aumentar a nota de exame para a faculdade, ou seja, como externa...dizem-me uma coisa e depois outra...e eu já tinha tudo planeado a cantar que dava para melhorar a nota interna este ano...
Obrigada.
E dá para melhorares a tua nota, sim. Basta teres uma classificação superior à que tens e essa nota passa a ser a tua nota final da disciplina, tanto para efeitos de...
Obrigada.
E dá para melhorares a tua nota, sim. Basta teres uma classificação superior à que tens e essa nota passa a ser a tua nota final da disciplina, tanto para efeitos de acesso ao Ensino Superior, como na nota final (se quiseres que essa nota conste no teu diploma, tens de assinalar ambas as melhorias no boletim; é um pouco caro e não recomendo fazer melhoria de diploma porque é um bocadinho gastar dinheiro para apenas aparecer uma nota diferente no diploma, que não serve para nada...). Obviamente que simultaneamente, se ocorrer uma melhoria, podes usar esse exame como prova de ingresso.

Por vezes não devemos fiar-nos em tudo o que nos dizem, às vezes a informação não está correcta 😅

• Like
Reactions: davis
Solução
Olá.
Tinha uma dúvida quanto a melhoria de notas...Fiz exame de FQA no 11° ano...a minha nota por pouco que não foi suficiente para manter a minha média interna (...) foi-me dito que no 12° ano poderia voltar a repetir para aumentar a minha nota da disciplina...hoje no entanto uma pessoa disse que não era assim que funcionava e que só poderia servir para aumentar a nota de exame para a faculdade
Podes repetir o exame para melhoria, mas apenas melhora se tiveres melhor nota no exame do que tiveste na CFD, ou seja, só se melhorares os 100%, não podes melhorar apenas os 25% (assumindo que não é introduzida este ano nenhuma regra que o permita).
Podes melhorar quer a nota da disciplina para o efeito do cálculo da nota de candidatura, quer a nota da prova de ingresso.
tens de assinalar ambas as melhorias no boletim (...) é um pouco caro
No ano passado, o PIEPE teve uma só coluna "4.6 Melhorias", em vez de as distinguir. Deixando de fazer a diferenciação entre os tipos de melhoria na inscrição, o Guia Geral de Exames 2025 previu apenas a cobrança dos 3€ para alunos que realizem melhorias. Falta saber como será este ano, claro.

Última edição:
  • Like
Reactions: davis and Ariana_