Mas o meu exame de português já perdeu a validade visto que terminei o secundário em 2016, no site da dges indica que a nota de candidatura serão 50% da média do secundário e os outros 50% das provas de ingresso, que no meu caso, são matemática fisico-química e biologia e geologia. O problema é que mesmo que tire 20 nos 3 exames, com o peso da média de 17,2 do secundário não consigo ter a média do último colocado este ano em medicina pelo contingente geral, por isso, neste caso a minha única esperança seria haver alguma forma de melhorar a média do secundário. Existe alguma forma de fazer essa melhoria de média do secundário?
No teu caso, até que haja informação em contrário, a tua Classificação Final de Curso para Efeitos de Prosseguimento de Estudos (CFCEPE), a "média do secundário" para o acesso, é composta pela média final de curso (70%) e pela média entre o exame de Português e outro (30%). Podes utilizar para esta componente todos os exames, mesmo que não sirvam como prova de ingresso, logo podes usar o Português feito em 2016.
Com a nova portaria, a partir do ano letivo 2018/2019, é possível fazer melhorias por exames nacionais, mas antes, do que li, não era possível. Devido a isto, não te é possível fazer melhoria por exame nacional, mas confirma com a tua escola (e com a DGE) se podes fazer melhoria por exame nacional. Mesmo assim, podes apostar nos 30% dos exames da CFCEPE.
Melhorar doutra forma, só fazendo outro curso do secundário.
Corrigido