Melhoria da Média

beatrizcr

Membro Caloiro
Matrícula
11 Novembro 2020
Olá! Eu terminei o secundário no ano letivo 2017/2018 com média de 13. Estou a ponderar realizar os exames nacionais em 2021 para tentar acesso à universidade e melhorar a minha média. As provas de ingresso que vou precisar são português e inglês. Dúvida: É possível esses dois exames contarem para melhoria da média e como provas de ingresso?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá! Eu terminei o secundário no ano letivo 2017/2018 com média de 13. Estou a ponderar realizar os exames nacionais em 2021 para tentar acesso à universidade e melhorar a minha média. As provas de ingresso que vou precisar são português e inglês. Dúvida: É possível esses dois exames contarem para melhoria da média e como provas de ingresso?
Olá.
Se as melhorias voltarem, poderás fazer melhoria a Português. Em relação a Inglês, é uma incógnita se vai contar para melhoria da classificação final da disciplina, já que, quando terminaste, a melhoria era feita por Prova de equivalência à frequência.

• Like
Reactions: beatrizcr

ileafeew

Membro Caloiro
Matrícula
31 Dezembro 2020
Olá!
Eu concluí o secundário no ensino artístico especializado em 2016 com média de 17,2 mas pretendo fazer este ano os exames de matemática, biologia e geologia e físico-química para tentar entrar em medicina. A minha questão é se, não tendo feito essas disciplinas no secundário, haverá forma de usar os exames que vou fazer para fazer melhoria da média do secundário visto que esta tem um peso de 50% na candidatura.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá!
Eu concluí o secundário no ensino artístico especializado em 2016 com média de 17,2 mas pretendo fazer este ano os exames de matemática, biologia e geologia e físico-química para tentar entrar em medicina. A minha questão é se, não tendo feito essas disciplinas no secundário, haverá forma de usar os exames que vou fazer para fazer melhoria da média do secundário visto que esta tem um peso de 50% na candidatura.
Olá.
Melhoria, não. Um desses exames (o melhor) é que vai fazer média com o de Português, nos 30% correspondentes à classificação para efeitos de acesso ao ensino superior.

ileafeew

Membro Caloiro
Matrícula
31 Dezembro 2020
Olá.
Melhoria, não. Um desses exames (o melhor) é que vai fazer média com o de Português, nos 30% correspondentes à classificação para efeitos de acesso ao ensino superior.

Mas o meu exame de português já perdeu a validade visto que terminei o secundário em 2016, no site da dges indica que a nota de candidatura serão 50% da média do secundário e os outros 50% das provas de ingresso, que no meu caso, são matemática fisico-química e biologia e geologia. O problema é que mesmo que tire 20 nos 3 exames, com o peso da média de 17,2 do secundário não consigo ter a média do último colocado este ano em medicina pelo contingente geral, por isso, neste caso a minha única esperança seria haver alguma forma de melhorar a média do secundário. Existe alguma forma de fazer essa melhoria de média do secundário?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Mas o meu exame de português já perdeu a validade visto que terminei o secundário em 2016, no site da dges indica que a nota de candidatura serão 50% da média do secundário e os outros 50% das provas de ingresso, que no meu caso, são matemática fisico-química e biologia e geologia. O problema é que mesmo que tire 20 nos 3 exames, com o peso da média de 17,2 do secundário não consigo ter a média do último colocado este ano em medicina pelo contingente geral, por isso, neste caso a minha única esperança seria haver alguma forma de melhorar a média do secundário. Existe alguma forma de fazer essa melhoria de média do secundário?
No teu caso, até que haja informação em contrário, a tua Classificação Final de Curso para Efeitos de Prosseguimento de Estudos (CFCEPE), a "média do secundário" para o acesso, é composta pela média final de curso (70%) e pela média entre o exame de Português e outro (30%). Podes utilizar para esta componente todos os exames, mesmo que não sirvam como prova de ingresso, logo podes usar o Português feito em 2016.

Com a nova portaria, a partir do ano letivo 2018/2019, é possível fazer melhorias por exames nacionais, mas antes, do que li, não era possível. Devido a isto, não te é possível fazer melhoria por exame nacional, mas confirma com a tua escola (e com a DGE) se podes fazer melhoria por exame nacional. Mesmo assim, podes apostar nos 30% dos exames da CFCEPE.

Melhorar doutra forma, só fazendo outro curso do secundário.

Corrigido

Última edição:
  • Like
Reactions: ileafeew

Inezoka

Membro Caloiro
Matrícula
13 Junho 2020
Bom dia.
Estou no 11 ano de ciências socioeconómicas e acabei este ano com uma média de 13,8, gostaria de saber caso acabe o 12º ano com uma média semelhante que alternativas tenho para subir a média.
Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Inezoka
Estou no 11 ano de ciências socioeconómicas e acabei este ano com uma média de 13,8, gostaria de saber caso acabe o 12º ano com uma média semelhante que alternativas tenho para subir a média.
Podes tentar fazer melhorias através dos exames nacionais ou exames de equivalência a frequência.