Melhoria da nota interna através dos exames na ficha ENES

Renato483

Membro Caloiro
Matrícula
24 Junho 2020
Boas,
Terminei o secundário no ano letivo 2020/2021. Fiz uma licenciatura e este ano repeti exames para voltar a entrar na universidade.
Hoje fui levantar a minha ficha ENES à escola e verifiquei que as notas do exame não se refletiram na média interna, ou seja, não foi realizada a melhoria a classificação da disciplina para efeitos de acesso ao ensino superior. Após questionar na secretaria, as funcionárias afirmavam que a melhoria da classificação final da disciplina para acesso ao ensino superior só vigorava no ano de término da disciplina e no ano seguinte, uma vez que tinham mudado as regras. Contudo, isto é distinto do que esta publicado no artigo sobre melhoria por exames. Será que alguém me pode ajudar?

Podes ver que o tema tem sido debatido aqui.
Consulta o último post da uniarea nas redes sociais porque dá resposta ao teu problema.
Mas podes sim fazer melhorias, simplesmente não apareceram porque havia um erro de cálculo que alegadamente já foi corrigido.
Post automatically merged:

Boas,
Terminei o secundário no ano letivo 2020/2021. Fiz uma licenciatura e este ano repeti exames para voltar a entrar na universidade.
Hoje fui levantar a minha ficha ENES à escola e verifiquei que as notas do exame não se refletiram na média interna, ou seja, não foi realizada a melhoria a classificação da disciplina para efeitos de acesso ao ensino superior. Após questionar na secretaria, as funcionárias afirmavam que a melhoria da classificação final da disciplina para acesso ao ensino superior só vigorava no ano de término da disciplina e no ano seguinte, uma vez que tinham mudado as regras. Contudo, isto é distinto do que esta publicado no artigo sobre melhoria por exames. Será que alguém me pode ajudar?
Mas é surreal a maior parte das escolas desconhecerem algo que já está previsto há pelo menos 10 anos.

• Like
Reactions: davis and sigis
Olá.
melhoria da classificação final da disciplina para acesso ao ensino superior só vigorava no ano de término da disciplina e no ano seguinte
Isto aplica-se às melhorias no diploma. Melhorias para efeitos de acesso ao ensino superior são possíveis, pelo que a informação que te deram está incompleta, e, no contexto, errada.

• Like
Reactions: davis and Renato483
Obrigado pelas respostas! Amanhã irei à escola e pedir a correção das notas e consequente correção da média interna para acesso ao ensino superior.
No entanto, temo ser contrariado e obter uma resposta negativa. Caso isso aconteça, existe alguém superior à escola com quem eu possa entrar em contacto?

• Like
Reactions: sigis
Obrigado pelas respostas! Amanhã irei à escola e pedir a correção das notas e consequente correção da média interna para acesso ao ensino superior.
No entanto, temo ser contrariado e obter uma resposta negativa. Caso isso aconteça, existe alguém superior à escola com quem eu possa entrar em contacto?
Depois podes dizer como correu, por favor?

Caso isso aconteça, existe alguém superior à escola com quem eu possa entrar em contacto?
Se se trata da ficha ENES, creio que poderias reclamar à DGES.

• Like
Reactions: Renato483
Depois podes dizer como correu, por favor?
Olá!
Fui lá à escola e o programa não estava a deixar e não apresentava as notas. Depois de as funcionárias procurarem repararam que o meu histórico de exames estava em branco (não me perguntem como) e então corrigiram esse aspeto e atualizou autmáticamente o meu extrato de classificações e, consequentemente, as média de acesso ao ensino superior.
Obrigado a todos pela ajuda!