Melhoria da nota interna

carvlinx

Membro Caloiro
Matrícula
20 Setembro 2021
Olá!
Acabei o ensino secundário no ano passado e, gostaria de saber se era possível melhorar a nota interna da disciplina, que no caso, é inglês (escolhi no 10º e no 12º). No 11º fui a exame de inglês porém tive o exame anulado e, na escola em que concluí o ensino secundário, não permitem a realização de exames para melhoria, pelo que me foi dito na secretaria, que não poderia realizar exame para melhoria.
Seria possível realizar exame para melhoria da nota interna? Pois o propósito é melhorar a nota de candidatura e não utilizar como prova de ingresso.

Olá!
Acabei o ensino secundário no ano passado e, gostaria de saber se era possível melhorar a nota interna da disciplina, que no caso, é inglês (escolhi no 10º e no 12º). No 11º fui a exame de inglês porém tive o exame anulado e, na escola em que concluí o ensino secundário, não permitem a realização de exames para melhoria, pelo que me foi dito na secretaria, que não poderia realizar exame para melhoria.
Seria possível realizar exame para melhoria da nota interna? Pois o propósito é melhorar a nota de candidatura e não utilizar como prova de ingresso.
Olá.
Já não é possível, à bienal. À anual de 12.º ano, ainda podes.

Entretanto vou fazer o de português também, posso realizar-lo para prova de ingresso e melhoria? Ou posso somente colocar 1 das 2 opções?
Podes fazer ambas.

Boa tarde. Alguém que tenha concluído o secundário há alguns anos, pode autopropor-se a fazer alguns exames de forma a melhorar a média interna do secundário? Ou contariam apenas como provas de ingresso?

Alguém que tenha concluído o secundário há alguns anos, pode autopropor-se a fazer alguns exames de forma a melhorar a média interna do secundário?
Podes fazer melhorias de classificação final desde que a disciplina ainda exista (não só nome, mas códigos e afins).

Olá!
Neste momento estou no final do 11°ano e pretendo, para o 12° ano, fazer a melhoria a 100% a geometria descritiva e a história da cultura e das artes, e queria perguntar se a melhoria a 100% no 12° ano, é feita logo na primeira fase dos exames ou se apenas posso fazer melhoria na segunda fase dos exames?
E para além da melhoria a 100% as provas também podem valer como provas de ingresso e conclusão de secundário? Já que este ano (11°ano) eu fiz o exame de história da cultura e das artes e vou fazer geometria descritiva e marquei ambos para conclusão do secundário e provas de ingresso?
Desde já agradeço!

Neste momento estou no final do 11°ano e pretendo, para o 12° ano, fazer a melhoria a 100% a geometria descritiva e a história da cultura e das artes, e queria perguntar se a melhoria a 100% no 12° ano, é feita logo na primeira fase dos exames ou se apenas posso fazer melhoria na segunda fase dos exames?
Logo na primeira fase.
E para além da melhoria a 100% as provas também podem valer como provas de ingresso e conclusão de secundário?
Como assim "valer para conclusão do secundário"? Para fazer melhoria terás de já ter nota.
Como prova de ingresso sim.

Logo na primeira fase.

Como assim "valer para conclusão do secundário"? Para fazer melhoria terás de já ter nota.
Como prova de ingresso sim.
Obrigada!
Mas a melhoria, como aluna externa, vale a 100% da nota interna certo? Porque pensei que assim servia como exame de conclusão de secundário, já que eu preciso, para concluir o secundário, de 3 exames que neste caso são GD, HCA e PT.
Mas afinal para fazer a inscrição para o exame para o próximo ano (12°ano), entro como externa, coloco o exame de HCA apenas como melhoria a 100% (4.6?) e como prova de ingresso (4.8?), sem marcar a opção de conclusão de secundário?
Porque como eu tinha dito antes, este ano (11°ano) já fiz o exame de HCA e vou fazer o de GD, ambos para conclusão de secundário, então o facto de eu fazer para o ano exames de melhoria a 100% não vai mudar o facto destes exames que fiz este ano, serem de conclusão de secundário?

Última edição:

Mas a melhoria, como aluna externa, vale a 100% da nota interna certo?
Sim.
Mas afinal para fazer a inscrição para o exame para o próximo ano (12°ano), entro como externa, coloco o exame de HCA apenas como melhoria a 100% (4.6?) e como prova de ingresso (4.8?), sem marcar a opção de conclusão de secundário?
Se concluíres a disciplina este ano, sim.
o facto de eu fazer para o ano exames de melhoria a 100% não vai mudar o facto destes exames que fiz este ano, serem de conclusão de secundário?
Acredito que não. Fazer melhorias à CFD havendo exames obrigatórios não é nada de novo, só não houve de 2020 a 2023. Confirma junto da secretaria do teu estabelecimento de ensino.

Olá pessoal ,este ano (estou no 12⁰) vou fazer um exame de 11⁰ ano para melhoria da CIF da disciplina em questão , disseram-me que precisaria de anular a disciplina para melhorar a classificação interna da mesma ,apostando assim tudo no exame, ou seja, se tirar uma nota inferior à CIF ou até mesmo reprovar a nota fica assim .Isso é verdade ou posso só ir ao exame sem anular a disciplina e se tirar uma nota superior no exame fica essa nota e se tirar uma nota menor ou reprovar não acontece nada ? Já que estou a enviar a mensagem vou tentar esclarecer as dúvidas todas .Se for como perguntei e não conseguir subir à disciplina na 1.ª fase e conseguir na 2.ª fase ,a melhoria conta apenas na segunda fase de cadinturas este ano ,certo ?Mas e se tentar candidatar-me para o ano na 1.ª fase a melhoria já conta ou só na 2.ª fase outravez(se for o caso )?
Agradeço imenso desde já !

vou fazer um exame de 11⁰ ano para melhoria da CIF da disciplina em questão , disseram-me que precisaria de anular a disciplina para melhorar a classificação interna da mesma ,apostando assim tudo no exame, ou seja, se tirar uma nota inferior à CIF ou até mesmo reprovar a nota fica assim
Se já acabaste a disciplina, não mexes na CIF, mexes na CFD (normalmente uma média ponderada da CIF e do exame).
Vais a exame para melhorar a CFD. Se tiveres pior nota no exame, fica igual. Se tiveres melhor nota, passa essa a ser a CFD.
melhoria conta apenas na segunda fase de cadinturas este ano ,certo ?
Sim.
se tentar candidatar-me para o ano na 1.ª fase a melhoria já conta
Como nota da disciplina sim, como prova de ingresso não.

Está bem ,muito obrigada,mas no meu caso em que os exames não são obrigatórios (12⁰ ano) a CIF e a CDF não são o mesmo ?É que ano passado nem sequer fiz o exame dessa disciplina ,há algum problema ?No meu caso, a CIF e a CDF não contam o mesmo na média interna e consecutivamente na ponderação desta (os 50 porcento ou mais )da nota de candidatura ?
Peço desculpa pelo mar de perguntas e agradeço imenso pelo apoio !
MIL OBRIGADOS :)

no meu caso em que os exames não são obrigatórios (12⁰ ano) a CIF e a CDF não são o mesmo ?
Sim. A tua CFD foi igual à tua CIF. No entanto, o exame substitui a CFD, a CIF continua igual, só que deixa de importar.
No teu caso, se o exame for pior, CFD = CIF. Se o exame for melhor, CFD = exame.
CIF e a CDF não contam o mesmo na média interna e consecutivamente na ponderação desta (os 50 porcento ou mais )da nota de candidatura ?
A CIF só importa para determinar a CFD. Depois a CFD é que importa para a média do secundário.
Distinguir os dois no caso em que são iguais acaba por ser um preciosismo, mas se calhar foi por causa desse preciosismo que te andaram a falar de anular disciplinas e reprovar a disciplinas às quais já tinhas passado, o que não faz sentido nenhum.

Sim. A tua CFD foi igual à tua CIF. No entanto, o exame substitui a CFD, a CIF continua igual, só que deixa de importar.
No teu caso, se o exame for pior, CFD = CIF. Se o exame for melhor, CFD = exame.

A CIF só importa para determinar a CFD. Depois a CFD é que importa para a média do secundário.
Distinguir os dois no caso em que são iguais acaba por ser um preciosismo, mas se calhar foi por causa desse preciosismo que te andaram a falar de anular disciplinas e reprovar a disciplinas às quais já tinhas passado, o que não faz sentido nenhum.
Muito obrigada, assim fico mais tranquila queria subir a minha nota mas como é óbvio não quero correr o risco de a descer e muito menos de reprovar .O Uniarea é incrível! ♡

• Like
Reactions: sigis

Olá !Precisava de esclarecer outra dúvida ,por favor .Estou no 12⁰ ano e fiz exame de duas disciplinas que terminaram este ano .Penso que se tirar uma nota maior do que a CIF na 1.ª fase não posso substituir por a disciplina ter acabado este ano ,certo ?Mas e se for à 2.ª fase( este ano ) e tirar uma nota superior à CIF ,posso substituir a CIF pela nota do exame ?
Muito obrigada desde já !