Melhoria Das Notas internas

inesmartinss

Membro Caloiro
Matrícula
30 Abril 2020
Olá então eu tenho uma dúvida e espero que me consigam ajudar.
Então eu estou no 11 ano e vou fazer exame a físico química e biologia que vai contar só como prova de ingresso devido agora ás novas regras, contudo no próximo ano se eu verificar que a minha media está a baixo do que eu pretendia eu estou a pensar fazer exame como autoproposta (se as regras voltarem ao normal claro) para melhorar a nota interna de biologia.
A minha pergunta é se alguém me pode explicar bem como é que funciona esses exames de melhoria de nota interna.
Pode-se fazer esses exames a todas as disciplinas que pretendermos ter melhores notas internas?
Se no exame tivermos uma nota inferior á nota que temos interna ficamos com a nota interna ou com a nota do exame?
Imagina-mos agora por ex. que no exame de biologia eu tivesse um 18 e para o ano ia fazer exame para melhorar nota interna, contudo nesse exame tinha uma nota inferior á nota do exame que fiz este ano, por ex. um 17, iria ficar com um 17 como nota interna mas a nota da prova de ingresso iria manter-se o 18 certo?
E se a situação fosse ao contrario, eu se para o ano tivesse uma melhor nota no exame de melhoria de nota, essa nota ia contar como nota de prova de ingresso por termos melhor classificação ou iria só mesmo contar para melhoria?
Eu sei que foram muitas perguntas, mas tenho estado bastante confusa e espero que alguém me possa ajudar. Obrigada!

Olá.
Pode-se fazer esses exames a todas as disciplinas que pretendermos ter melhores notas internas?
Sim, podes.
Se no exame tivermos uma nota inferior á nota que temos interna ficamos com a nota interna ou com a nota do exame?
Ficas com a nota que tinhas.
Imagina-mos agora por ex. que no exame de biologia eu tivesse um 18 e para o ano ia fazer exame para melhorar nota interna, contudo nesse exame tinha uma nota inferior á nota do exame que fiz este ano, por ex. um 17, iria ficar com um 17 como nota interna mas a nota da prova de ingresso iria manter-se o 18 certo?
Mantinhas o 18 para prova de ingresso.
E se a situação fosse ao contrario, eu se para o ano tivesse uma melhor nota no exame de melhoria de nota, essa nota ia contar como nota de prova de ingresso por termos melhor classificação ou iria só mesmo contar para melhoria?
Contaria para ambos.

Boa Tarde, eu estou no 11 e acabei a disciplina de fisica e quimica com 8. é possivel este ano fazer o exame para melhorar a nota interna e nao ter que fazer a disciplina no 12? tenho de fazer a 1º fase para fazer a 2º fase?

Boa Tarde, eu estou no 11 e acabei a disciplina de fisica e quimica com 8. é possivel este ano fazer o exame para melhorar a nota interna e nao ter que fazer a disciplina no 12? tenho de fazer a 1º fase para fazer a 2º fase?
Olá.
Queres dizer para concluíres a disciplina, certo? Sim, podes, tens dois dias úteis, após a afixação das notas do 3º período para alterar a inscrição.
Sim, tens de ir à 1ª fase.

Olá. Eu já terminei o secundário ano passado mas vou repetir o exame de português. Acabei a disciplina com 17. Se tirar 17,5 no exame fico com nota final de 18?

Olá. Eu já terminei o secundário ano passado mas vou repetir o exame de português. Acabei a disciplina com 17. Se tirar 17,5 no exame fico com nota final de 18?
Olá.
Se assinalaste na inscrição Sim para melhoria, sim, altera.

Olá.
Tenho que começar por vos dar os PARABÉNS e um OBRIGADO pelo excelente trabalho que fazem neste fórum (tinha que dizer isto...).

Um aluno, 17 anos, no corrente ano (20/21) termina o 11.ºAno do curso Científico-Humanístico (Ciências e Tecnologias).

Teve 15 valores a Físico-Química A (11.ºAno) como nota de final do ano à disciplina e teve 13 valores a Fìsico-Química A no 10.º Ano .
Inscreveu-se nos exames do secundário deste ano (20/21) assim:
1624210110673.png
Dùvidas:
1) Pode melhorar a nota interna da disciplina de Fìsico-Química (i.e. a nota que vai constar no diploma para por exemplo candidatar-se a uma universidade estrangeira) ? Se sim, pode fazê-lo já este ano na 2.ª Fase ou em que outros momentos ou de que formas pode fazê-lo?
2) Caso possa fazer melhoria da nota interna na 2.ª fase (já em SET/21) através do Exame, o que acontece às suas notas:
a) Caso tenha na 2.ª Fase (AGO/21) 18 no exame de FQ, qual a nota final interna (diploma) com que fica a FQ (10.º e 11.º Ano)?
b) Caso tenha na 2.ª Fase (AGO/21) 10 no exame de FQ, qual a nota final interna (diploma) com que fica a FQ (10.º e 11.º Ano)?
3) Em algum cenário, a nota interna à disciplina pode descer? Caso seja não, então significa que o aluno nunca perde nada em ir fazer esta melhoria na 2.ª fase, certo?
4) Caso melhore a nota na 2,ª Fase e tenha 20 valores, esta nota só conta para melhorar a nota interna e não condiciona em nada para o ano (após concluir o 12.º Ano) candidatar-se ao Ensino Superior na 1.ª Fase?

Desculpem tantas perguntas mas queria orientar o meu filho e preciso da vossa ajuda, porque na escola não conseguem esclarecer de forma cabal.

Obrigado.

Última edição:
  • Like
Reactions: inesmartinss
1)podes melhorar nota interna para efeitos de ensino superior,não sei se era isso que queria saber.
Obrigado. O que pretendo saber é melhorar a nota interna (a nota do diploma do secundário), e não para efeitos de acesso ao ensino superior (imagina que o aluno quer ir estudar para uma Universidade em Inglaterra e a seleção é feita com base na média do secundário e o aluno tece mas notas ao longo do ano e quer melhorar a nota).