Melhoria de Média

JSV

Membro Caloiro
Matrícula
2 Fevereiro 2019
Então eu tou no 11 ano no Curso de Ciências e Tecnologias e percebi-me agora que preciso de melhorar a media, pois no 10 ano fui muito desleixado, não estava atento às aulas e depois deixava os estudos para 1/2 dias antes ao teste, e penso que isso tenha afetado um pouco a minha média. Então agora apercebi-me que preciso de mudar urgentemente e começar a subir a minha media o mais rápido possível também.
Então posto isto o que eu queria era conselhos, o meu maior objetivo é subir a média, portanto não me importo de abdicar de certas coisas como começar a estudar todos os dias ou outro tipo de coisas. Mas como nunca fui um aluno de estuda todos os dias, nem perto disso.Posto isto gostava que me ajudassem com os vossos métodos de estudo ou alguém conselho que me tenham para dar, pois queria mesmo melhorar a minha média para ver se entro no curso que eu pretendo.

nini26

Membro Caloiro
Matrícula
19 Janeiro 2019
Curso
Ciências e Tecnologias
Embora esteja no 10º, espero que as seguintes dicas te ajudem!

1) Estuda um bocadinho todos os dias. Não precisa de ser um estudo em profundidade, mas faz os trabalhos de casa e tenta rever as matérias desse dia.

2) Encontra o método de estudo que funciona para ti, para cada disciplina. Por exemplo, resumos para Português e Filosofia, para mim, funcionam muito bem, mas embora faça resumos a FQ e BG, também resolvo bastantes exercícios tipo os do exame. Matemática, anoto fórmulas e faço todos os exercícios que puder.

3) O estudo é maravilhoso, mas não é tudo. Não adianta estudares cinco horas por dia se te fores deitar às duas da manhã para acordares às sete. Dorme bem, come bem, e faz pausas durante os estudos.

4) Organiza-te o mais cedo possível. Para todas as disciplinas, tenho um caderno com argolas que levo para a escola e uma capa grande em casa para guardar resumos e fichas. Também levo uma capa com micas para a escola para os papéis não ficarem soltos na minha mochila. Não estou a dizer que este método é o certo para ti, mas é importante teres um método de organização que funcione para ti.

5) Não tenhas medo de tirar dúvidas em aula, se já soubessemos tudo, não precisávamos da escola. Os professores estão lá para te ajudar, mas se tu não estiveres disposto a fazer um esforço para melhorar, eles não vão poder ajudar-te.

Espero que estas dicas te ajudem, e que no futuro consigas entrar no teu curso de sonho :D

JSV

Membro Caloiro
Matrícula
2 Fevereiro 2019
Embora esteja no 10º, espero que as seguintes dicas te ajudem!

1) Estuda um bocadinho todos os dias. Não precisa de ser um estudo em profundidade, mas faz os trabalhos de casa e tenta rever as matérias desse dia.

2) Encontra o método de estudo que funciona para ti, para cada disciplina. Por exemplo, resumos para Português e Filosofia, para mim, funcionam muito bem, mas embora faça resumos a FQ e BG, também resolvo bastantes exercícios tipo os do exame. Matemática, anoto fórmulas e faço todos os exercícios que puder.

3) O estudo é maravilhoso, mas não é tudo. Não adianta estudares cinco horas por dia se te fores deitar às duas da manhã para acordares às sete. Dorme bem, come bem, e faz pausas durante os estudos.

4) Organiza-te o mais cedo possível. Para todas as disciplinas, tenho um caderno com argolas que levo para a escola e uma capa grande em casa para guardar resumos e fichas. Também levo uma capa com micas para a escola para os papéis não ficarem soltos na minha mochila. Não estou a dizer que este método é o certo para ti, mas é importante teres um método de organização que funcione para ti.

5) Não tenhas medo de tirar dúvidas em aula, se já soubessemos tudo, não precisávamos da escola. Os professores estão lá para te ajudar, mas se tu não estiveres disposto a fazer um esforço para melhorar, eles não vão poder ajudar-te.

Espero que estas dicas te ajudem, e que no futuro consigas entrar no teu curso de sonho :D
Vou experimentar esse método, até porque não tenho nenhum. E se achar que devo mudar uma coisa ou outra para o meu caso vou mudando.Muito obrigado

true light minju

Membro Caloiro
Matrícula
26 Setembro 2019
Curso
Ciências e Tecnologias
Assim como tu, estou no 11° ano em CT e o que te posso dizer é: estuda todos os dias mas sem exageros
Para as disciplinas gerais, que não requerem tanto estudo como as específicas, se calhar não precisas de estudar todos os dias, 2 ou 3 vezes por semana podem chegar.
Para as específicas, há sempre coisas que podes fazer então tenta pelo menos fazer exercicíos todos os dias.
Podes fazer um horário de estudos que achas que vai resultar. Define o que em cada dia da semana vais estudar.
Outro método (que é o que eu uso) é fazer a lista do que fazer no dia seguinte. No meu caso todas essas listas têm exercícios de Matemática, FQ e BG, junto com o que quero fazer para uma outra disciplina.
A chave é a organização.
Quanto a como estudar para cada disciplina, aí varia de cada um.
Para Português e Filosofia eu faço apontamentos nas aulas e quando chego a casa faço um resumo. Manter sempre os resumos em dia ajuda-me imenso, assim na semana antes do teste já tenho tudo o que tenho de estudar pronto, é so interiorizar a matéria.
Para Inglês eu só faço alguns exercícios de gramática antes do teste, porque acho que não preciso de mais.
Matemática, faço todos os exercicíos do manual, caderno de atividades, fichas que o professor dá e se sentir necessidade, procuro mais fichas. Isto tudo vai sendo feito à medida que a matéria é dada.
Física e Química é praticamente igual a Matemática, mas faço um resumo com alguma teoria que pode ser importante (um resumo bastante pequeno) e faço exercícios de exame, que são mais parecidos com os dos testes.
BG, faço resumos, depois esquemas e muitos exercícios do IAVE. É a disciplina com que perco mais tempo, mas tenho amigos que não perdem tempo com resumos nem nada do tipo e conseguem obter boas notas, então depende de cada um.
No meio disto tudo, convém começar a fazer todos os trabalhos e apresentações muito antes do prazo de entrega, para teres tempo para pesquisar muito sobre os assuntos e obteres uma boa nota.
Não sei mais o que te posso dizer, tenta sempre combater a vontade de procrastinação e para além dos tempos de estudo define tempos para te divertires e fazeres algo que gostes, porque isso também é extremamente importante.
Se precisares de mais alguma ajuda podes pedir.