Melhoria de nota 10º e 11º ano

csilva3000

Membro Caloiro
Matrícula
7 Outubro 2020
Bom dia
Candidatei-me a medicina com média de 18,2 e nao consegui entrar em nenhuma opção que escolhi...
Fui prejudicada com a mudança da formula de calculo das medias deste ano porque nao consegui melhorar as notas do 10º e 11º, onde tive média de 16,9, isto porque a média dos exames finais que fiz este ano foi de 19,5 (mas nao servem para melhorar as notas do 10º e 11º)
Como vai ser impossivel melhorar a nota dos exames finais, resta-me, para tentar voltar a candidatar-me para o ano, melhorar a média do ensino secundário, especialmente do 10º e 11º (isto porque do 12º também não consigo melhorar nada) mas estou a ter dificuldade a perceber quais as minhas opções, e do DGES nao conseguem infomar de nada.
Alguem me pode ajudar e explicar como posso melhorar as notas do 10º e 11º ano, mesmo que seja no ensino especial ou privado, visto que já conclui o ciclo no liceu e nao posso repetir
Obrigado

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Bom dia
Candidatei-me a medicina com média de 18,2 e nao consegui entrar em nenhuma opção que escolhi...
Fui prejudicada com a mudança da formula de calculo das medias deste ano porque nao consegui melhorar as notas do 10º e 11º, onde tive média de 16,9, isto porque a média dos exames finais que fiz este ano foi de 19,5 (mas nao servem para melhorar as notas do 10º e 11º)
Como vai ser impossivel melhorar a nota dos exames finais, resta-me, para tentar voltar a candidatar-me para o ano, melhorar a média do ensino secundário, especialmente do 10º e 11º (isto porque do 12º também não consigo melhorar nada) mas estou a ter dificuldade a perceber quais as minhas opções, e do DGES nao conseguem infomar de nada.
Alguem me pode ajudar e explicar como posso melhorar as notas do 10º e 11º ano, mesmo que seja no ensino especial ou privado, visto que já conclui o ciclo no liceu e nao posso repetir
Obrigado
Podes melhorar, fazendo um curso diferente no ensino recorrente. A média passava a ser a nota dos 4 exames obrigatórios: Português, Trienal e duas bienais específicas (ou uma e Filosofia).
Se as regras voltarem ao "normal", as melhorias por exames nacionais voltam.

Última edição:

csilva3000

Membro Caloiro
Matrícula
7 Outubro 2020
Obrigado pela resposta. que me levantam 2 novas dúvidas:
1 - mesmo recorrente implica “perder” dois anos, acho que não consigo fazer tudo num ano, pois não?
2 - o meu curso foi de ciências para ir para medicina. qual seria a alternativa*

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Obrigado pela resposta. que me levantam 2 novas dúvidas:
1 - mesmo recorrente implica “perder” dois anos, acho que não consigo fazer tudo num ano, pois não?
2 - o meu curso foi de ciências para ir para medicina. qual seria a alternativa*
Olá.
Se escolheres Ciências Socioeconómicas (para o que tu queres, é o que eu considero mais adequado, mas vale o que vale), só terias de fazer as duas bienais e a anual. Diria que dá para fazeres num ano, mas tem de ser uma escola a confirmar-te. E só tinhas de repetir, se quisesses, os exames que são provas de ingresso, já que a Trienal é a mesma, e as bienais, que compõem a média, podem ser de qualquer curso.

Corrigindo o post de cima: A tua classificação do secundário passa a ser a nota dos exame de Português, da Trienal e de duas bienais específicas de qualquer curso científico-humanístico (ou uma e Filosofia). Podes usar exames já feitos.

Isa Magali

Membro Caloiro
Matrícula
30 Março 2021
Olá, estou no 11º ano e queria saber se é possivel fazer melhoria de nota nos exames que vão decorrer neste ano letivo, os exames que necessito para ingressar no ensino superior, ou se só posso fazer melhoria de nota caso ja tenha efetuado um exame anterior a essas disciplinas que pretendo melhorar a nota. Pois tinha percebido que este ano ao realizar, por exemplo, o exame de biologia poderia fazer exame de melhoria e ficaria com a nota que obtivesse na média interna e essa mesma nota seria a minha nota de ingresso, mas estive a ler outras informações que dizem que só posso fazer isso se já tiver feito exames anteriores, alguém me pode ajudar?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá, estou no 11º ano e queria saber se é possivel fazer melhoria de nota nos exames que vão decorrer neste ano letivo, os exames que necessito para ingressar no ensino superior, ou se só posso fazer melhoria de nota caso ja tenha efetuado um exame anterior a essas disciplinas que pretendo melhorar a nota. Pois tinha percebido que este ano ao realizar, por exemplo, o exame de biologia poderia fazer exame de melhoria e ficaria com a nota que obtivesse na média interna e essa mesma nota seria a minha nota de ingresso, mas estive a ler outras informações que dizem que só posso fazer isso se já tiver feito exames anteriores, alguém me pode ajudar?
Olá.
Este ano, apesar de haver projetos-lei para alterar, não é possível fazer melhoria das notas das disciplinas.
Apenas podes fazer os exames como provas de ingresso, realizando exames "novos" ou tentando obter classificações mais altas em exames realizados anteriormente.