Melhoria de Nota - Exames 2025

Bmlopes

Membro Caloiro
Matrícula
17 Fevereiro 2025
Olá,

Eu terminei o secundário em 2021 e entrei em engenharia, não tendo conseguido entrar no curso que realmente queria, Medicina. Terminei a licenciatura no ano passado e decidi passar este ano a estudar para repetir os exames nacionais e fazer melhoria de nota.

Posto isto, depois de sairem as novas regras dos exames para 2025, fiquei com as seguintes dúvidas:

- Como já terminei o secundário, este ano teria de fazer o exame obrigatório de português (penso que não mas gostaria de confirmar)?
- As notas que tiver nos exames substituem as notas do secundário na média interna? Por exemplo, se acabei Matemática com média de 17 nos três anos e chegar ao exame e tirar 20, a nota fica 20 e altera a média interna?

Agradeço desde já a quem puder responder!

Última edição:
Solução
Olá,
- Como já terminei o secundário, este ano teria de fazer o exame obrigatório de português (penso que não mas gostaria de confirmar)?
Não.

- As notas que tiver nos exames substituem as notas do secundário na média interna? Por exemplo, se acabei Matemática com média de 17 nos três anos e chegar ao exame e tirar 20, a nota fica 20 e altera a média interna?
Sim se a nota do exame for superior à nota do secundário.
Olá,
Não.

Sim se a nota do exame for superior à nota do secundário.

• Like
Reactions: Bmlopes
Solução
olá boa noite tenho uma dúvida
no 11 em 2023 fui a exame de bg como prova de ingresso e tive 9
este ano - tenho o secundário incompleto porque falta fq para fazer e vou a exame - vou fazer o exame mas quero fazer como melhoria da nota interna como forma de acesso ao ensino superior
tenho q ir logo na primeira fase ou na segunda fase - tendo em conta q em 2023 tive 9 no exame

olá boa noite tenho uma dúvida
no 11 em 2023 fui a exame de bg como prova de ingresso e tive 9
este ano - tenho o secundário incompleto porque falta fq para fazer e vou a exame - vou fazer o exame mas quero fazer como melhoria da nota interna como forma de acesso ao ensino superior
tenho q ir logo na primeira fase ou na segunda fase - tendo em conta q em 2023 tive 9 no exame
Olá @ruben004
A primeira fase de exames é obrigatória, tens de fazer o exame na 1ª fase de exames.

sim mas o problema é que quando eu fiz o exame - no qual tive 9 - eu não fui á segunda fase e por isso que estou a perguntar se este ano tenho que ir á primeira ou á segunda, tendo em conta que desta vez eu quero fazer a melhoria.
Tens de fazer na primeira fase no exame, podendo depois também repetir na segunda fase. Mas a primeira fase é obrigatória neste caso.

Tens de fazer na primeira fase no exame, podendo depois também repetir na segunda fase. Mas a primeira fase é obrigatória neste caso.
ok obrigado.
e quanto a fq - basicamente eu terminei fq com 8 e tive que ir a exame para ter aprovação na disciplina e tive 8 no exame da 1a fase, porém não fui á 2a fase

ok obrigado.
e quanto a fq - basicamente eu terminei fq com 8 e tive que ir a exame para ter aprovação na disciplina e tive 8 no exame da 1a fase, porém não fui á 2a fase
Nesse caso ou fazes a disciplina como interno + exame ou apenas via o exame nacional a contar 100% também na 1ª fase de candidaturas.

Bom dia,

Acredito que com o esclarecimento da duvida do Bmlopes já sei a resposta da minha mas queria confirmar,
Fui aluno do secundário no ano 2019/2020 e gostaria de realizar novamente os exames de Físico Química A e Matemática A para ingressar no ensino superior porem foi me dito que não poderia realizar os exames de forma a melhorar a nota antiga que tinha no final do secundário, mas sou obrigado a ir como aluno externo, então a nota das disciplinas em questão não será anulada e fica efetiva a nota que tirei no final do secundário ? E a nota que tirar no exame fica só para a nota de ingresso ao ensino superior?

Obrigado

Bom dia,

Acredito que com o esclarecimento da duvida do Bmlopes já sei a resposta da minha mas queria confirmar,
Fui aluno do secundário no ano 2019/2020 e gostaria de realizar novamente os exames de Físico Química A e Matemática A para ingressar no ensino superior porem foi me dito que não poderia realizar os exames de forma a melhorar a nota antiga que tinha no final do secundário, mas sou obrigado a ir como aluno externo, então a nota das disciplinas em questão não será anulada e fica efetiva a nota que tirei no final do secundário ? E a nota que tirar no exame fica só para a nota de ingresso ao ensino superior?

Obrigado
Olá @DavidLima
Não podes fazer melhorias do diploma, mas podes, sim, fazer melhorias para efeitos de acesso ao ensino superior, que é o que te interessa. Podes saber as diferenças neste nosso artigo: