Melhoria de nota interna 2021

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018

João Correia5

Membro Caloiro
Matrícula
23 Maio 2017
Curso
Medicina Dentária
Instituição
FMDUL
Olá! Tenho uma questão em concreto acerca das melhorias para quem já acabou o secundário há mais de um ano, e já fez exames há 1 ano. Ou seja: conclui o o secundário em 2018, com média de 17 a BG e MAT, e 16 a FQ. Entretanto o ano passado fiz exames novamente ficando com 19 nos 3. A melhoria vai-me subir também as notas internas?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @João Correia5
Olá! Tenho uma questão em concreto acerca das melhorias para quem já acabou o secundário há mais de um ano, e já fez exames há 1 ano. Ou seja: conclui o o secundário em 2018, com média de 17 a BG e MAT, e 16 a FQ. Entretanto o ano passado fiz exames novamente ficando com 19 nos 3. A melhoria vai-me subir também as notas internas?
Teremos de ver como o texto está redigido, mas diria que não. O que foi aprovado na AR foi a possibilidade de realizar exames de melhoria com os exames deste ano, não a anulação da medida tomada no ano passado relativamente aos exames de 2020.

Lara Faria Fernandes

Membro Caloiro
Matrícula
23 Maio 2021
Boa tarde 🙂
Eu terminei o secundário no ano letivo 2018/2019 e vou agora repetir os exames de BG e Mat em 2021, como aluna externa, para tentar novamente entrar no curso que realmente quero. Se tiver, por exempo, 18 a BG, passo a ter 18 como CFD de BG ou fico com a nota com que acabei o secundário, na mesma?
A minha media interna vai aumentar se isso acontecer? Ou essa nota só contará como prova de ingresso?

Obrigada! ☺️

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Lara Faria Fernandes
Eu terminei o secundário no ano letivo 2018/2019 e vou agora repetir os exames de BG e Mat em 2021, como aluna externa, para tentar novamente entrar no curso que realmente quero. Se tiver, por exempo, 18 a BG, passo a ter 18 como CFD de BG ou fico com a nota com que acabei o secundário, na mesma?
A minha media interna vai aumentar se isso acontecer? Ou essa nota só contará como prova de ingresso?
Podes ficar com a nota do exame como CFD apenas para efeitos de acesso se for superior à tua atual CFD. Sugiro que leias isto:

Lara Faria Fernandes

Membro Caloiro
Matrícula
23 Maio 2021
Olá @Lara Faria Fernandes

Podes ficar com a nota do exame como CFD apenas para efeitos de acesso se for superior à tua atual CFD. Sugiro que leias isto:

obrigada pela resposta !
mas, por ex, eu terminei matemática com 18 , se eu for a exame e tirar 19 , vou ficar com 19 como nota final da disciplina + 19 como prova de ingresso ? Ou continuo na mesma com 18 como nota final da disciplina?
A dúvida é se ainda consigo alterar a minha média interna de secundário, pelo que li no que sugeriu, acho que não, mas ainda estou confusa 😅

obrigada pela atenção ☺️

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
vou ficar com 19 como nota final da disciplina + 19 como prova de ingresso ?
Olá.
Isto.
Aparece as duas, sendo que
A nota do diploma do secundário, se for uma média de 18,5, aparece lá 19 valores?
A nota do diploma do secundário, se for uma média de 18,5, aparece lá 19 valores?
Sim, mas só no diploma. Para efeitos de acesso ao Ensino Superior, na ficha ENES, não arredonda.

• Like
Reactions: Wraak

Lara Faria Fernandes

Membro Caloiro
Matrícula
23 Maio 2021
Olá.
Isto.

Sim, mas só no diploma. Para efeitos de acesso ao Ensino Superior, na ficha ENES, não arredonda.

Olá.
Isto.

Desculpe estar a ser repetitiva, mas então a questão de ter terminado o secundário à 2 anos não interfere ? (Na melhoria de média interna secundário , não de prova de ingresso)
Sendo assim , na ficha de inscrição para os exames , tenho que assinalar sim onde diz melhoria para efeitos de diploma ?
muito obrigada pela atenção!

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Desculpe estar a ser repetitiva, mas então a questão de ter terminado o secundário à 2 anos não interfere ? (Na melhoria de média interna secundário , não de prova de ingresso)
Não interfere na melhoria da media do secundário na ficha ENES (para efeitos de acesso ao Ensino Superior).
Sendo assim , na ficha de inscrição para os exames , tenho que assinalar sim onde diz melhoria para efeitos de diploma ?
Não, porque para diploma já não podes melhorar. São separadas. A melhoria na ficha ENES não tem campo, acontece ao fazeres o exame nacional correspondente à disciplina.

Lara Faria Fernandes

Membro Caloiro
Matrícula
23 Maio 2021
Não interfere na melhoria da media do secundário na ficha ENES (para efeitos de acesso ao Ensino Superior).

Não, porque para diploma já não podes melhorar. São separadas. A melhoria na ficha ENES não tem campo, acontece ao fazeres o exame nacional correspondente à disciplina.

Ok, obrigada !
Sabe se há outra forma de subir a minha média interna? Falaram-me na hipótese de me candidatar à uni com 100% dos exames. Mas não sei se ou como é possível . Isto porque o meu problema não são as notas das provas de ingresso, mas sim a classificação final das disciplinas.

obrigada mais uma vez ☺️

João Correia5

Membro Caloiro
Matrícula
23 Maio 2017
Curso
Medicina Dentária
Instituição
FMDUL
Olá @João Correia5

Teremos de ver como o texto está redigido, mas diria que não. O que foi aprovado na AR foi a possibilidade de realizar exames de melhoria com os exames deste ano, não a anulação da medida tomada no ano passado relativamente aos exames de 2020.
Imaginemos que decidia ir repetir os exames novamente, mas conseguia tirar uma nota a cada um deles melhor do que a CFD, no entanto, inferior às notas que tirei no ano passado. É possível utilizar simultaneamente os exames deste ano para melhorar a CFD, e os do ano passado como prova de ingresso? Obrigado :)

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Imaginemos que decidia ir repetir os exames novamente, mas conseguia tirar uma nota a cada um deles melhor do que a CFD, no entanto, inferior às notas que tirei no ano passado. É possível utilizar simultaneamente os exames deste ano para melhorar a CFD, e os do ano passado como prova de ingresso? Obrigado :)
Olá.
Sim, é.
Post automatically merged:

Ok, obrigada !
Sabe se há outra forma de subir a minha média interna? Falaram-me na hipótese de me candidatar à uni com 100% dos exames. Mas não sei se ou como é possível . Isto porque o meu problema não são as notas das provas de ingresso, mas sim a classificação final das disciplinas.

obrigada mais uma vez ☺
O mais perto disso é fazeres outro curso do secundário no ensino recorrente. A tua média final do secundário é composta pelo exame de Português, da Trienal do "novo" curso e por duas bienais específicas de qualquer curso científico-humanístico (ou uma e Filosofia).

Última edição:

João Correia5

Membro Caloiro
Matrícula
23 Maio 2017
Curso
Medicina Dentária
Instituição
FMDUL
Olá @João Correia5

Segundo o que saiu hoje em Diário da República, o que foi aprovado na AR visa alterar o documento anterior. A alteração seria suspender as limitações do ano passado...digo eu.
De qualquer das formas, limitar as melhorias aos exames deste ano faria com que mais alunos se deslocassem às escolas (nomeadamente os que fizeram exames o ano passado), o que parece contraditório à medida do ano passado.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Segundo o que saiu hoje em Diário da República, o que foi aprovado na AR visa alterar o documento anterior. A alteração seria suspender as limitações do ano passado...digo eu.
O que saiu hoje em Diário da República altera o que foi aprovado no Decreto-Lei n.º 10-B/2021, de 4 fevereiro deste ano, não o que foi aprovado no ano passado com aplicação para quem fez exames em 2020. Mas nada impede que o governo decida que os exames de 2020 também sirvam para efeitos de melhoria, fica agora ao critério do governo, tal como outras tantas questões que ainda estão em aberto. Mas o que foi aprovado não exige implicitamente isso.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

rubensilva_14

Membro Caloiro
Matrícula
27 Maio 2021
Boa tarde
Estou no 11 ano e gostaria de saber se com um 9 a alguma disciplina no final do ano eu reprovo a essa disciplina ou se só reprovo com uma nota inferior a 8
Obrigadoo

sakemonhiha

Membro Caloiro
Matrícula
2 Fevereiro 2021
Olá boa noite,
Se realizar um exame para melhoria de nota, esse também poderá funcionar como prova de ingresso?
Obrigada🙂