Melhoria de nota interna 2021

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @rubensilva_14
Estou no 11 ano e gostaria de saber se com um 9 a alguma disciplina no final do ano eu reprovo a essa disciplina ou se só reprovo com uma nota inferior a 8
Tens de acabar com todas as disciplinas com positiva para concluir o secundário. Podes ter nalgum dos anos 8 ou 9, desde que a média com os outros anos dê positiva.

Olá @sakemonhiha
Se realizar um exame para melhoria de nota, esse também poderá funcionar como prova de ingresso?
Sim.

João Correia5

Membro Caloiro
Matrícula
23 Maio 2017
Curso
Medicina Dentária
Instituição
FMDUL
O que saiu hoje em Diário da República altera o que foi aprovado no Decreto-Lei n.º 10-B/2021, de 4 fevereiro deste ano, não o que foi aprovado no ano passado com aplicação para quem fez exames em 2020. Mas nada impede que o governo decida que os exames de 2020 também sirvam para efeitos de melhoria, fica agora ao critério do governo, tal como outras tantas questões que ainda estão em aberto. Mas o que foi aprovado não exige implicitamente isso.
Olá de novo :) então e relativamente ao que saiu hoje? O que é que vem dizer acerca da minha questão anterior? Eu que fiz exames o ano passadp, também fico abrangido pelas melhorias?

João___Silva

Membro
Matrícula
11 Janeiro 2021
Segundo o Despacho Normativo n.º 14-A/2021, de 26 de maio: um aluno do 12º pode fazer melhorias de CFD Às suas 2trienais, na 2a fase, e usar essas melhorias ainda nessa mesma 2a fase de candidaturas, ao contrário do que acontecia antes em que apenas se podia usar essas melhorias a partir da 1a fase de candidaturas do ano seguinte, certo?

"Artigo 2.º Condições de admissão
1 — Podem requerer a realização de exames finais nacionais para melhoria da classificação final da disciplina apenas para efeitos de acesso ao ensino superior: a) Na 2.ª fase, os alunos que obtenham aprovação, no presente ano letivo, em disciplinas terminais do 11.º ano ou do 12.º ano sujeitas a exame final nacional; b) Na 1.ª e 2.ª fases, os alunos que obtiveram aprovação, em anos letivos anteriores, em disciplinas terminais do 11.º ano ou do 12.º ano sujeitas a exame final nacional.
2 — A classificação obtida nos termos do disposto no número anterior apenas releva desde que superior à classificação final de disciplina anteriormente obtida, passando a constituir a classificação final de disciplina para efeitos de acesso ao ensino superior."

Última edição:

Lara Faria Fernandes

Membro Caloiro
Matrícula
23 Maio 2021
Bom dia ,
Com o que ficou decidido ontem/hoje, alunos que tenham terminado o secundário à 2 anos podem melhorar a média interna secundário ( Classificações finais das disciplinas) ou só podem melhorar a nível de prova de ingresso ?
obrigada ! 🙂

Joana1307

Membro Caloiro
Matrícula
9 Fevereiro 2019
Curso
CT- 12ºano
olá estou com esta dúvida: quero repetir os exames de FQ e Matemática. Estou a acabar o 12Ano e devo acabar a disciplina de matemática com 14. Se tirar 16 no exame consigo melhoria da nota da disciplina para 16? Posso também usar esse 16 como prova de ingresso? No fundo, a minha dúvida é se a melhoria é feita a 100% na nota final de disciplina ou se é a 30% como já vi alguns referirem.

Matrícula
20 Junho 2020
Boa tarde, liguei para a minha escola para perguntar se me podia inscrever no exame de inglês para média de nota interna e eles disseram-me que não haviam exames para melhor a nota interna do secundário porque se tivesse um 16 no final do ano e um 17 no exame o 16 contava como interna e o 17 contava como nota de prova de ingresso.
Ou seja só posso melhorar a prova de ingresso, ou a minha escola está a dar-me as informações erradas?

joaoDourado

Membro
Matrícula
29 Março 2021
Curso
Ciências e Tecnologia
Boa Tarde,
No ano passado acabei o ano com12 a Inglês e 9 a Filosofia, mas ao fazer os exames consegui terminar a disciplina de Filosofia, na segunda fase tirar 16,4 para a prova de ingresso da disciplina. Este ano, caso selecione a melhoria da de Nota Interna e tiver a estas duas disciplinas, por exemplo, e tire 15 a ambas. Em vez de ter ficado com 12 nas duas (suponhamos) ficaria com 15 nelas para a média ou estas melhorias são apenas para as provas de ingresso?
Obrigado!

joaoDourado

Membro
Matrícula
29 Março 2021
Curso
Ciências e Tecnologia
Boa Tarde,
No ano passado acabei o ano com12 a Inglês e 9 a Filosofia, mas ao fazer os exames consegui terminar a disciplina de Filosofia, na segunda fase tirar 16,4 para a prova de ingresso da disciplina. Este ano, caso selecione a melhoria da de Nota Interna e tiver a estas duas disciplinas, por exemplo, e tire 15 a ambas. Em vez de ter ficado com 12 nas duas (suponhamos) ficaria com 15 nelas para a média ou estas melhorias são apenas para as provas de ingresso?
Obrigado!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @João Correia5
Olá de novo :) então e relativamente ao que saiu hoje? O que é que vem dizer acerca da minha questão anterior? Eu que fiz exames o ano passadp, também fico abrangido pelas melhorias?
Tens o que precisas de saber aqui, que só se aplica aos exames deste ano:

Olá @João___Silva
Segundo o Despacho Normativo n.º 14-A/2021, de 26 de maio: um aluno do 12º pode fazer melhorias de CFD Às suas 2trienais, na 2a fase, e usar essas melhorias ainda nessa mesma 2a fase de candidaturas, ao contrário do que acontecia antes em que apenas se podia usar essas melhorias a partir da 1a fase de candidaturas do ano seguinte, certo?

"Artigo 2.º Condições de admissão
1 — Podem requerer a realização de exames finais nacionais para melhoria da classificação final da disciplina apenas para efeitos de acesso ao ensino superior: a) Na 2.ª fase, os alunos que obtenham aprovação, no presente ano letivo, em disciplinas terminais do 11.º ano ou do 12.º ano sujeitas a exame final nacional; b) Na 1.ª e 2.ª fases, os alunos que obtiveram aprovação, em anos letivos anteriores, em disciplinas terminais do 11.º ano ou do 12.º ano sujeitas a exame final nacional.
2 — A classificação obtida nos termos do disposto no número anterior apenas releva desde que superior à classificação final de disciplina anteriormente obtida, passando a constituir a classificação final de disciplina para efeitos de acesso ao ensino superior."
Antes já era possível usar essas melhorias na 2ª e 3ª fases de candidatura também.

Olá @Lara Faria Fernandes
Bom dia ,
Com o que ficou decidido ontem/hoje, alunos que tenham terminado o secundário à 2 anos podem melhorar a média interna secundário ( Classificações finais das disciplinas) ou só podem melhorar a nível de prova de ingresso ?
obrigada ! 🙂
Podes fazer melhorias para efeitos de acesso, sim:

Olá @Joana1307
olá estou com esta dúvida: quero repetir os exames de FQ e Matemática. Estou a acabar o 12Ano e devo acabar a disciplina de matemática com 14. Se tirar 16 no exame consigo melhoria da nota da disciplina para 16? Posso também usar esse 16 como prova de ingresso? No fundo, a minha dúvida é se a melhoria é feita a 100% na nota final de disciplina ou se é a 30% como já vi alguns referirem.
Sim e sim. É a 100%.

Olá @Ritagonçalvesss
Boa tarde, liguei para a minha escola para perguntar se me podia inscrever no exame de inglês para média de nota interna e eles disseram-me que não haviam exames para melhor a nota interna do secundário porque se tivesse um 16 no final do ano e um 17 no exame o 16 contava como interna e o 17 contava como nota de prova de ingresso.
Ou seja só posso melhorar a prova de ingresso, ou a minha escola está a dar-me as informações erradas?
A tua escola está provavelmente desatualizada. Tens a informação aqui:

Olá @joaoDourado
Boa Tarde,
Obrigado!
Ficavas com 15 na duas como notas da disciplina também.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

joaoDourado

Membro
Matrícula
29 Março 2021
Curso
Ciências e Tecnologia
então, por exemplo...

No ano passado tive 12 na 1ª fase e 16 na 2ª em Filosofia e terminei o ano com 11 ou 12 acho.
Se tivesse 15 na 1ª fase seria Nota da disciplina 15 e prova de ingresso também, na 2ª fase caso tirar 12 nota disciplina é 15 (da primeira fase) e a prova de ingresso é o 16 do ano passado, certo?
Obrigado @davis

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
então, por exemplo...

No ano passado tive 12 na 1ª fase e 16 na 2ª em Filosofia e terminei o ano com 11 ou 12 acho.
Se tivesse 15 na 1ª fase seria Nota da disciplina 15 e prova de ingresso também, na 2ª fase caso tirar 12 nota disciplina é 15 (da primeira fase) e a prova de ingresso é o 16 do ano passado, certo?
Obrigado @davis
Certo.

• Like
Reactions: joaoDourado

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018

AnaS03

Membro
Matrícula
12 Julho 2020
A minha escola disse-me que como estou no 12° ano e matemática é uma disciplina que só acabo este ano, só posso melhorar a nota na segunda fase de exames, é mesmo assim que funciona?

João___Silva

Membro
Matrícula
11 Janeiro 2021
Olá.
Sim, já anteriormente era assim. Podias sempre usar a partir da 2ª fase de candidatura do mesmo ano.
Onde está escrito isso?

Disseram-me aqui que era possível usar a apartir da 1a fase da candidatura do ano seguinte; nunca disseram que era possível usar a partir da 2a fase da candidatura do mesmo ano.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
A minha escola disse-me que como estou no 12° ano e matemática é uma disciplina que só acabo este ano, só posso melhorar a nota na segunda fase de exames, é mesmo assim que funciona?
Olá.
Correto.
Post automatically merged:

Onde está escrito isso?

Disseram-me aqui que era possível usar a apartir da 1a fase da candidatura do ano seguinte; nunca disseram que era possível usar a partir da 2a fase da candidatura do mesmo ano.
só são considerados no cálculo da classificação final do ensino secundário na candidatura à 2.ª fase dos concursos de acesso ao ensino superior do mesmo ano escolar. Na candidatura em anos subsequentes, estes exames podem ser considerados no cálculo da classificação final do ensino secundário para candidatura a qualquer das fases de acesso ao ensino superior.
Guia Geral de Exames 2020, página 17- https://www.dges.gov.pt/guias/pdfs/GuiaGeralExames2020.pdf .

Última edição:

henrique03

Membro
Matrícula
24 Novembro 2019
Olá. Estou no 12º ano e vou repetir o exame de BG. Acabei BG com 16 e, supondo que agora tenho um 18, fico com 18 na nota final da disciplina? Obrigado.