Melhoria de Nota interna 2021

Carolbb13

Membro
Matrícula
18 Setembro 2019
Olá
Ontem saiu informação sobre as melhorias e pelo percebi já estou automaticamente inscrita e não é necessário fazer mais nada. Mas tenho uma dúvida. Eu completei o secundário o ano passado e este ano vou repetir um exame para tentar subir a nota. A melhoria é caso tenha uma nota no exame superior à nota interna, fico com a do exame como nota final à disciplina, e se tiver mais baixa fico com a nota que já tinha à disciplina, é isso? E mesmo tendo acabado o secundário o ano passado ainda posso ter essa melhoria de nota/média?
E, por último, se eu usar a nota do exame do ano passado, a que obtiver este ano é como se nunca tivesse existido e não interfere com a média final?

Tenho receio de não estar a entender todas estas informações, e depois a minha baixe. Eu não quero que isso aconteça ahahah

Obrigada 😊

Sdalves

Membro
Matrícula
8 Outubro 2018
Assim, quem escolheu melhoria de prova de ingresso à disciplina, tem automaticamente melhoria na classificação da nota final da mesma?

Agradeço uma maior informção. Este print, tirei-o da minha inscrição de exame.

Obrigada

Susana

melhoria.PNG
Post automatically merged:

PROCESSO EXTRAORDINÁRIO DE INSCRIÇÃO - PRAZO LIMITE: 31 DE MAIO 2021

Foi publicado o Despacho Normativo 14-A/2021, de 26 de maio, que regula o processo de inscrição extraordinário para melhoria de nota para efeitos de acesso ao ensino superior e respetivo prazo, que decorre entre 27 e 31 de maio.
Assim:
1. Os alunos que já se inscreveram para melhoria de prova de ingresso em disciplina(s) com aprovação em anos letivos anteriores não precisam de aceder à Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas Exames (PIEPE) para alteração de inscrição nessa(s) disciplina(s), uma vez que a inscrição para melhoria de prova de ingresso é automaticamente considerada para melhoria de classificação final de disciplina.
2. Neste processo extraordinário de inscrição, inscrevem-se para melhoria de classificação final da disciplina, na 1.ª fase, exclusivamente para efeitos de acesso ao ensino superior, os alunos que obtiveram aprovação em anos letivos anteriores em disciplinas terminais do 11.º e do 12.º ano sujeitas a exame final nacional.

3. No processo de inscrição extraordinário é possível aos alunos inscreverem-se para melhoria de classificação final da disciplina nas provas de equivalência à frequência, nas disciplinas sem oferta de exame final nacional, exclusivamente para efeitos de acesso ao ensino superior.

Recomenda-se a leitura atenta dos seguintes documentos:
i. Despacho Normativo 14-A/2021, de 26 de maio
ii. Comunicação Nº1/JNE/2021, de 26 de maio

3. Como é que a melhoria funciona na prática? Muda os 30% do exame ou muda tudo?
Se já tens a disciplina concluída a melhoria contará sempre a 100%. Isto significa que caso a nota do exame nacional seja superior à tua atual classificação final da disciplina, a nova nota do exame substitui totalmente esta classificação. Caso a nota seja inferior não acontece nada e manténs a nota que tinhas.

Informação aqui na Uniárea

Última edição:

Sdalves

Membro
Matrícula
8 Outubro 2018

Olá
Ontem saiu informação sobre as melhorias e pelo percebi já estou automaticamente inscrita e não é necessário fazer mais nada. Mas tenho uma dúvida. Eu completei o secundário o ano passado e este ano vou repetir um exame para tentar subir a nota. A melhoria é caso tenha uma nota no exame superior à nota interna, fico com a do exame como nota final à disciplina, e se tiver mais baixa fico com a nota que já tinha à disciplina, é isso? E mesmo tendo acabado o secundário o ano passado ainda posso ter essa melhoria de nota/média?
E, por último, se eu usar a nota do exame do ano passado, a que obtiver este ano é como se nunca tivesse existido e não interfere com a média final?

Tenho receio de não estar a entender todas estas informações, e depois a minha baixe. Eu não quero que isso aconteça ahahah

Obrigada 😊

Pelo que eu entendi, ficamos automaticamente também para melhoria da nota interna da disciplina. E se for superior à que tens, ficas com ela como nota da disciplina e como nota de aceso ao ensino superior. Mas mais alguém pode opinar eu sabe algo mais?

Obrigda

Susana

Quem já fez a inscrição deve alterar alguma coisa?
Se já fizeste a inscrição nos exames nacionais no anterior prazo, e assinalaste que querias melhorar a prova de ingresso (ponto 4.6), não precisas de fazer nada na tua inscrição. A nota do exame contará não só para melhorar a tua nota da prova de ingresso, como poderá também contar para melhoria da classificação final da disciplina respectiva.

Última edição:

_andresantos_

Membro Caloiro
Matrícula
6 Julho 2020
da posso ter essa m

Pelo que eu entendi, ficamos automaticamente também para melhoria da nota interna da disciplina. E se for superior à que tens, ficas com ela como nota da disciplina e como nota de aceso ao ensino superior. Mas mais alguém pode opinar eu sabe algo mais?

Obrigda

Susana

Quem já fez a inscrição deve alterar alguma coisa?
Se já fizeste a inscrição nos exames nacionais no anterior prazo, e assinalaste que querias melhorar a prova de ingresso (ponto 4.6), não precisas de fazer nada na tua inscrição. A nota do exame contará não só para melhorar a tua nota da prova de ingresso, como poderá também contar para melhoria da classificação final da disciplina respectiva.

essa melhoria é exclusiva deste ano em situação de pandemia ou também será possível fazer para o próximo ano?