Melhoria de nota interna 2023

jessicaferreira

Membro Caloiro
Matrícula
11 Fevereiro 2020
Terminei o 12º ano no ano letivo 2021/2022 e infelizmente não consegui entrar em medicina como pretendia no concurso de acesso ao ensino superior.
Este ano, pretendia repetir os exames de Biologia e Geologia, Física e Química A, Matemática A e Filosofia.
Pretendo voltar a concorrer a medicina e gostaria de saber se me poderiam ajudar a esclarecer as seguintes dúvidas:
- Terminei a disciplina de Física e Química A com 17 valores, se tirar 185 pontos no exame nacional o valor da nota interna da Física e Química A a considerar altera para 19 valores e o valor como prova de ingresso será 185? O mesmo sucede com Biologia e Geologia e Matemática A que são provas de ingresso para o curso de medicina?
- Filosofia não é necessária como prova de ingresso, mas pretendo realizar o exame com o objetivo de melhorar a nota interna de acesso da disciplina. Terminei a disciplina com 16 valores, se no exame obtiver 175 pontos, o valor a considerar para a minha média interna de acesso ao curso passa a ser 18 valores?
Agradeço o vosso esclarecimento, pois tenho dúvida se os exames que vou fazer podem alterar a minha nota interna de acesso, visto que os serviços administrativos da minha escola disseram-me que não é possível alterar a minha nota interna de acesso.

Muito obrigada,

Jéssica

heyyitsme

Membro Caloiro
Matrícula
19 Abril 2023
Terminei o 12º ano no ano letivo 2021/2022 e infelizmente não consegui entrar em medicina como pretendia no concurso de acesso ao ensino superior.
Este ano, pretendia repetir os exames de Biologia e Geologia, Física e Química A, Matemática A e Filosofia.
Pretendo voltar a concorrer a medicina e gostaria de saber se me poderiam ajudar a esclarecer as seguintes dúvidas:
- Terminei a disciplina de Física e Química A com 17 valores, se tirar 185 pontos no exame nacional o valor da nota interna da Física e Química A a considerar altera para 19 valores e o valor como prova de ingresso será 185? O mesmo sucede com Biologia e Geologia e Matemática A que são provas de ingresso para o curso de medicina?
- Filosofia não é necessária como prova de ingresso, mas pretendo realizar o exame com o objetivo de melhorar a nota interna de acesso da disciplina. Terminei a disciplina com 16 valores, se no exame obtiver 175 pontos, o valor a considerar para a minha média interna de acesso ao curso passa a ser 18 valores?
Agradeço o vosso esclarecimento, pois tenho dúvida se os exames que vou fazer podem alterar a minha nota interna de acesso, visto que os serviços administrativos da minha escola disseram-me que não é possível alterar a minha nota interna de acesso.

Muito obrigada,

Jéssica
Também me dizem isso. Que não é possível alterar a média interna, mas em todos os sites que encontro dizem que podemos. Sinceramente já não sei a quem perguntar mais.

sigis

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Maio 2020
Terminei a disciplina de Física e Química A com 17 valores, se tirar 185 pontos no exame nacional o valor da nota interna da Física e Química A a considerar altera para 19 valores e o valor como prova de ingresso será 185? O mesmo sucede com Biologia e Geologia e Matemática A que são provas de ingresso para o curso de medicina?
Sim.
Filosofia não é necessária como prova de ingresso, mas pretendo realizar o exame com o objetivo de melhorar a nota interna de acesso da disciplina. Terminei a disciplina com 16 valores, se no exame obtiver 175 pontos, o valor a considerar para a minha média interna de acesso ao curso passa a ser 18 valores?
Sim.
Também me dizem isso. Que não é possível alterar a média interna
Desde que ainda exista a disciplina referente ao teu curso, podes realizar a melhoria. Propriamente, não é a nota interna que está a ser alterada, mas sim a nota final (deixando a nota interna de contar para a nota final).

Beatriz Abreu Santos

Membro Caloiro
Matrícula
26 Janeiro 2021
Olá, boa noite,
Concluí o secundário este ano e não tive média para entrar na Universidade, a minha média secundária e o resultado do meu exame nacional foram baixos. Sendo assim, queria fazer melhoria de nota para o ano, a uma disciplina. O exame nacional que farei em 2024 será de acesso ao ensino superior, portanto como prova de ingresso, mas também para melhoria de nota interna a uma disciplina, será possível igualar as notas?, isto é, caso tenha 16 valores - subir para 16 valores a classificação final da disciplina e em simultâneo subir a prova de ingresso para 16? A propósito desta questão, poderei alterar a classificação da disciplina nos três anos do secundário (10º,11º e 12º), por exemplo - 10º(16 valores), 11º(16 valores) e 12º(16 valores)?
Outra questão - As normas de melhoria de notas e provas de ingresso manter-se-ão até ao próximo ano?
Última questão - Como funcionam as provas de equivalência à frequência?
Fico aguardar resposta,
Agradeço,
Com os melhores cumprimentos,
Beatriz

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
mas também para melhoria de nota interna a uma disciplina, será possível igualar as notas?, isto é, caso tenha 16 valores - subir para 16 valores a classificação final da disciplina e em simultâneo subir a prova de ingresso para 16? A propósito desta questão, poderei alterar a classificação da disciplina nos três anos do secundário (10º,11º e 12º), por exemplo - 10º(16 valores), 11º(16 valores) e 12º(16 valores)?
Olá.
Sim, às três questões.
As normas de melhoria de notas e provas de ingresso manter-se-ão até ao próximo ano?
À partida, sim.
Como funcionam as provas de equivalência à frequência?
Às disciplinas sem exame nacional, em que a melhoria é realizada através dessas Provas, só podes fazer melhoria na 2.ª fase do ano em que concluís a disciplina e nas duas fases do ano letivo seguinte.

Cláudia Mendes

Membro Caloiro
Matrícula
15 Fevereiro 2021
Boa noite,
No que diz respeito a melhoria de nota de exames para provas de ingresso, garantidamente poderá ser feito no próximo ano, como sempre foi.

Quanto à possibilidade de fazer melhoria de nota interna por exame nacional, coloquei esta questão por mail à Presidência do Júri Nacional de Exames e obtive a seguinte resposta:

"No que concerne ao ano letivo de 2023/2024, para aprovação do 12° ano e melhorias de notas internas, e sabendo a legislação que norteia a avaliação externa é de publicação anual, deverá aguardar pela publicação dessa legislação e de mais normativos no próximo ano escolar de 2023/2024."

Pelo que entendo da resposta, de momento não se sabe se no ano lectivo 2023/2024 se pode fazer melhoria de notas internas por exame nacional. Teremos de aguardar pela publicação da legislação do próximo ano escolar.

sigis

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Maio 2020
Pelo que entendo da resposta, de momento não se sabe se no ano lectivo 2023/2024 se pode fazer melhoria de notas internas por exame nacional. Teremos de aguardar pela publicação da legislação do próximo ano escolar.
Nunca se "sabe", porque, em teoria, eles podem mudar as regras no ano seguinte, mas, na prática, costuma ser igual aos anos anteriores.

• Like
Reactions: Edgar H

Cláudia Mendes

Membro Caloiro
Matrícula
15 Fevereiro 2021
Nunca se "sabe", porque, em teoria, eles podem mudar as regras no ano seguinte, mas, na prática, costuma ser igual aos anos anteriores.
[/QUOTE

Não esquecendo que fazer melhoria de nota interna através de exames nacionais, é um anexo à lei por causa do covid-19. Portanto, o mais provável é mais ano menos ano deixar de ser possível... Não esquecendo que no próximo ano letivo as regras dos exames nacionais para os exames de 11 ano também já voltam ao que era em pré - covid. É aguardar pela lei do próximo ano 🤷‍♀️
Post automatically merged:

Não esquecendo que fazer melhoria de nota interna através de exames nacionais, é um anexo à lei por causa do covid-19. Portanto, o mais provável é mais ano menos ano deixar de ser possível... Não esquecendo que no próximo ano letivo as regras dos exames nacionais para os exames de 11 ano também já voltam ao que era em pré - covid. É aguardar pela lei do próximo ano 🤷‍♀️

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Post automatically merged:

Isso não é verdade. O "anexo" à lei da época do COVID é a impossibilidade de fazer melhoria para efeitos de Diploma do Secundário. O que é provável é que essa melhoria também volte, não o contrário.
E as regras para o ano são totalmente novas, não são as pré-COVID.
A resposta que te deram do JNE é o que eles tinham de responder. Não haveria outra resposta possível. Se o Decreto-Lei é anual, eles não vão projetar informações antes do documento ser publicado.

• Like
Reactions: sigis and davis