Melhoria de nota interna de curso profissional

Anny Batista

Membro Caloiro
Matrícula
9 Maio 2023
Olá malta tudo bem ?
Tenho uma dúvida a qual gostaria imenso de saber uma resposta, já que não consegui encontrar concretamente em lado nenhum.
Começando, meu namorado fez um curso profissional porém não obteve a média final que gostaria de obter no secundário. Com isso, ligou a escola a perguntar se existia algum jeito de melhorar a média interna dele. A informação que lhe foi dita, foi que ele precisaria repetir novamente os 3 anos de curso… Isso é verdade ? Existe outro jeito de fazer uma melhoria ? Porque ele precisa de uma nota maior para entrar na universidade que quer, e mesmo que tivesse 20 no exame nacional não seria o suficiente.
Agradeço se conseguirem ajudar, obrigada.
(Obs: Meu namorado teve 14 em média interna)

sigis

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Maio 2020
A informação que lhe foi dita, foi que ele precisaria repetir novamente os 3 anos de curso… Isso é verdade ?
Não. Ele pode realizar um curso diferente (científico-humanístico) pelo Ensino Recorrente, o que demora 1 ou 2 anos.
Porque ele precisa de uma nota maior para entrar na universidade que quer, e mesmo que tivesse 20 no exame nacional não seria o suficiente.
Há outras formas de entrar no curso que quer sem estar a voltar atrás ao secundário.
Ele pode ingressar num curso diferente do Ensino Superior e, após o 1º ano, utilizar o concurso de mudança de par instituição-curso, ou acabar o curso e utilizar o concurso para licenciados.
Dependendo da idade, pode ainda utilizar o concurso para maiores de 23.
Dependendo da instituição, poderá ainda beneficiar da preferência regional para entrar no curso com a média que tem.
Dependendo das circunstâncias dele, poderá beneficiar de algum contingente do CNAES, o que lhe permitiria entrar no curso que quer com média inferior ao último colocado do contingente geral. Por exemplo, se ele se alistar no Exército e cumprir 1 ano de serviço, poderá utilizar o contingente para militares após terminar o serviço (que praticamente garante a entrada desde que estejam cumpridos os requisitos, visto que este contingente vê muito pouco uso).