Melhoria de nota interna na segunda fase, no ano de candidatura. Serve só para a segunda ou também para a primeira?

Rafaela António

Membro Caloiro
Matrícula
21 Março 2023
Olá malta, estou com uma dúvida acerca das melhorias. Eu estou no 12 ano e vou fazer exame obrigatório de português e posteriormente candidatar-me ao ensino superior (e não preciso do exame de português como prova de ingresso). Vamos imaginar, a minha nota sem exame é 17 e eu na primeira fase do exame tenho 15, a minha nota da disciplina baixa para 16. E vou à segunda fase, para melhorar a nota interna, e tenho 18 no exame. A minha nota da disciplina é substituída para 18 para o acesso do ensino superior da 1a fase ou apenas da 2a?
Obrigada!

Olá.
vou à segunda fase, para melhorar a nota interna, e tenho 18 no exame.
Atenção que tanto dá para melhorar só a parte do exame como toda a nota da disciplina, e depende do que escolheres ao fazer a tua inscrição.
A minha nota da disciplina é substituída para 18 para o acesso do ensino superior da 1a fase ou apenas da 2a?
Para um exame feito este ano, só a partir da 2ª fase. Em anos posteriores, na 1ª fase também.

Qualquer questão, dispõe.

Olá.

Atenção que tanto dá para melhorar só a parte do exame como toda a nota da disciplina, e depende do que escolheres ao fazer a tua inscrição.

Para um exame feito este ano, só a partir da 2ª fase. Em anos posteriores, na 1ª fase também.

Desde já, obrigada pela resposta!
Olá!
Então, pelo o que eu entendi, a nota melhorada na segunda fase só conta na segunda fase se eu me candidatar este ano, e se eu me candidatar no próximo já conta na primeira? Tendo em conta que eu só preciso de melhorar a nota interna e não como prova de ingresso. É isto ?

Obrigada!

Então, pelo o que eu entendi, a nota melhorada na segunda fase só conta na segunda fase se eu me candidatar este ano, e se eu me candidatar no próximo já conta na primeira? Tendo em conta que eu só preciso de melhorar a nota interna e não como prova de ingresso. É isto ?
É isso mesmo.

É isso mesmo.
Olá! Tenho uma dúvida. Se eu for à segunda fase dos exames, mas não chegar a utilizá-los para candidatura ao ensino superior, no ano seguinte posso usá-los para candidatar-me à primeira fase, ou eles só têm validade para a segunda? Obrigada desde já!

Olá.
Olá! Tenho uma dúvida. Se eu for à segunda fase dos exames, mas não chegar a utilizá-los para candidatura ao ensino superior, no ano seguinte posso usá-los para candidatar-me à primeira fase, ou eles só têm validade para a segunda? Obrigada desde já!
Como prova de ingresso, só na 2ª.
Como melhoria da nota da disciplina, na podes na 1ª do ano seguinte.

• Like
Reactions: marianafaustao
Olá.

Boa tarde, pode esclarecer como é feita essa diferenciação na inscrição? e se é possível a inscrição abranger as duas situações ou temos que escolher uma?

Boa tarde, pode esclarecer como é feita essa diferenciação na inscrição? e se é possível a inscrição abranger as duas situações ou temos que escolher uma?
Olá.
A inscrição na 2ª fase como aluno interno (igual à 1ª fase) leva à melhoria apenas dos 25%.
A inscrição como aluno autoproposto para melhoria de nota leva à melhoria dos 100%.

Como não é possível fazer duas inscrições no mesmo exame para a mesma pessoa, concluo que é preciso escolher uma, e que, no caso de aluno interno, mesmo tendo melhor nota que toda a CFD, melhora apenas a parte do exame, e, no caso do aluno autoproposto, se tiver uma nota melhor que a do exame mas pior que a CFD, não altera nada, mas podes questionar a secretaria para confirmar.