Melhoria de nota interna - novas regras para ingresso em 2025

Mlgmc

Membro Caloiro
Matrícula
23 Outubro 2020
Boa tarde. Como são as novas regras para melhoria de nota interna?
Partindo de um exemplo, estando este ano no 11 ano, se fizer exame de FQ na 1ª fase posso usar essa nota como prova de ingresso (para alem de se reflectir com peso de 25% na nota interna da disciplina). E se repetir o exame de FQ na 2ª fase este ano, melhora a nota interna de FQ? A 100% ou contribui apenas com os 25% previstos? Obrigado.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Boa tarde. Como são as novas regras para melhoria de nota interna?
Partindo de um exemplo, estando este ano no 11 ano, se fizer exame de FQ na 1ª fase posso usar essa nota como prova de ingresso (para alem de se reflectir com peso de 25% na nota interna da disciplina). E se repetir o exame de FQ na 2ª fase este ano, melhora a nota interna de FQ? A 100% ou contribui apenas com os 25% previstos? Obrigado.
Olá @Mlgmc
O exame da 2ª fase melhora apenas os 25% nesse caso, dado que se o aluno foi como interno na 1ª fase, continua a ir como interno ao exame na 2ª fase. Só no ano seguinte é que vai como aluno externo e a melhoria passa a contar a 100%.

Mlgmc

Membro Caloiro
Matrícula
23 Outubro 2020
Olá @Mlgmc
O exame da 2ª fase melhora apenas os 25% nesse caso, dado que se o aluno foi como interno na 1ª fase, continua a ir como interno ao exame na 2ª fase. Só no ano seguinte é que vai como aluno externo e a melhoria passa a contar a 100%.
Muito obrigado pelos esclarecimentos. Assim sendo, a melhoria de nota interna fica diferente do sistema atual. Não a podemos fazer em 2ª fase (como externo) no ano de conclusão da disciplina; apenas no ano seguinte. É isso?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Muito obrigado pelos esclarecimentos. Assim sendo, a melhoria de nota interna fica diferente do sistema atual. Não a podemos fazer em 2ª fase (como externo) no ano de conclusão da disciplina; apenas no ano seguinte. É isso?
Certo, porque desde 2020 que ninguém vai como interno aos exames nacionais, que têm apenas contado como prova de ingresso. Voltamos agora ao sistema que funcionou até 2019, com uma percentagem diferente.

É isso mesmo, sim. Para ires como externo ao exame nacional no próprio ano da conclusão terias de anular a disciplina.

ana_silva476

Membro
Matrícula
29 Julho 2023
Olá!! No caso de não ter terminado o secundário este ano por ter ficado com uma disciplina por fazer que regras se irão aplicar quando for realizar o exame para concluir essa disciplina? E também quando for concorrer à faculdade?
Outra questão, posso na mesma realizar outros exames para melhorar a minha média interna?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá!! No caso de não ter terminado o secundário este ano por ter ficado com uma disciplina por fazer que regras se irão aplicar quando for realizar o exame para concluir essa disciplina? E também quando for concorrer à faculdade?
Outra questão, posso na mesma realizar outros exames para melhorar a minha média interna?
Como não terminaste o curso, aplicar-se-ão as novas regras tanto para a conclusão como para o ingresso. Poderás fazer melhorias sim, nas condições explicadas acima.

ana_silva476

Membro
Matrícula
29 Julho 2023
Como não terminaste o curso, aplicar-se-ão as novas regras tanto para a conclusão como para o ingresso. Poderás fazer melhorias sim, nas condições explicadas acima.
Olá! Obrigada pela resposta!
Quais vão ser as novas regras? Não estou 100% informada em relação a isso.
Vi outra resposta num tópico parecido com este e pensei que as regras só se iriam aplicar em 2025, não sei se é só na questão de acesso ao ensino superior ou se também se aplicava aos exames.